Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2024

1 João 2:24, 25; 4:4

O aviso para todos é se permanecermos em CRISTO, ELE estará conosco.


1 João 2:24, 25; 4:4

"Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. Vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo."

JESUS, em seus ensinos, dizia que devemos PERSEVERAR - PERMANECER - e conecta a VERDADE, a PALAVRA, o PAI e ELE mesmo.

Estar NELE, é ultrapassar a mera existência nesta vida – é dar-se em crédito pela GRAÇA, a fim de obter em Jesus a VIDA ETERNA.

Muitos acham isso coisa de religião, mas ao apagar das luzes da vida, a única coisa que vem a mente é a ESPERANÇA da ETERNIDADE, se pressupor que o falecido esteja com DEUS.

Mas sem JESUS aqui, sem DEUS após a MORTE.

 

(a) Leia-se o EVANGELHO: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3);

(b) “Ficar” ou “permanecer” ou “manter-se” – condição de dupla mão – eu permaneço e ELE permanece – a condição de herança da VIDA está nisso, manter-se firme no FILHO para o PAI;

(c) A expressão “ao vencedor” em Apocalipse nos mostra o cuidado que devemos ter com a ETERNIDADE e com a permanência em CRISTO.

 

Retenha o que tem: "Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Apocalipse 3:11) - se estamos em CRISTO, vencemos o maligno e os falsos profetas; isto é apenas para os filhos de DEUS, pois DEUS é MAIOR e fez sua PROMESSA.

Marcos 4:36-41

Pulando e já voltando após para 1 João:


Marcos 4:36-41 "Mestre, não te importas que morramos?"

 

Aquietai-vos e sabei que sou DEUS” - Ligado ao “não andeis ansiosos” - E que “o tempo de DEUS se liga ao seu propósito determinado”: é isso!

Logo, precisamos aprender, mesmo debaixo de dor e tensão, a confiar NELE, pois "ELE tem cuidado de nós".

Vemos em afirmações de fé que acreditamos em DEUS, mas quando estamos mergulhados em um mar revolto, sob ventos e tempestade, tendemos a olhar para as circunstâncias, e deixarmos que estas ditem as normas.

E como servos, filhos, amigos de DEUS, precisamos tomar consciência de que ELE está no barco, e nos prova com seu próprio descanso, como que repetindo que tudo que fez é “MUITO BOM”, mas que na hora de cessar, é para cessar - tudo - inclusive a nossa agitação.

Somos agitados, somos ativos, imediatistas: tudo para ontem.

Soluções divinas passam por silêncio e dor, lembrando as gotas de sangue que nosso CRISTO amado derramou, ou seu lamento em dor, como se DEUS de fato não o percebesse mais em sua dor mais profunda: "porque me desamparaste?"

Não podemos nos deixar envolver pelo fogo de nosso coração, que nos deixa a mercê de afundarmos nestas águas agitadas.

Olharmos para CRISTO é sabermos que nosso SENHOR não pestaneja quando DELE precisamos.

Clame a DEUS, invoque-o enquanto está perto, busque-o pois ainda o pode encontrar”.

No dia da angústia de JESUS o PAI encaminhou seu anjo para o fortalecer, ainda que não impedindo a cruz - compreende isto?

Este socorro tem a ver com o Salmo 91, um ensino sobre QUEM é de fato nosso SENHOR.

Mais do que acreditarmos em DEUS, precisamos crer de todo coração, confiar de todo coração, entregar todo nosso coração - nada poderemos fazer sem a presença do ESPÍRITO SANTO - Então, vamos à luta...                                

Pastor Carlos Puck


----------------------

Psalm 62:1  Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. 

Psalm 62:5-6  5 Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.  6 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. 

Psalm 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Psalm 46:10  Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus

----------------------

Eclesiastes 3:1 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu"


1 João 3:10-11, 14

Nossos atos devem ser direcionados ao próximo, neles está a expressão divina.


1 João 3:10-11, 14

Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros... aquele que não ama permanece na morte"


A BÍBLIA está direcionada toda para JESUS.

Lidamos num mundo teológico que plana em voos sobre a tal "cristocentricidade", ainda arrogando para si púlpitos que sejam exploradores da tal "exposição" - Algo errado nisto? - De modo algum.

Mas em que tais afirmações têm afetado nosso comportamento quanto ao MANDAMENTO do AMOR?


(a) Justiça e amor são fundamentos de um mesmo caminho, e consideremos esta ter sido a razão do VERBO se fazer carne e habitar entre nós.

(b) Justiça e amor apontam para definir quem de fato é de DEUS e do diabo - uma peneira.

(c) O amor ao próximo, segundo o Apóstolo João define nossas trevas e nossa LUZ.


Pouco falamos do que Pedro também soma como verso: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:10).

O AMOR é ação entre vivos, especificamente aos que vivem para DEUS em JESUS CRISTO.

Somos frequentadores de igreja, cantamos e oramos ali, mas isto tem alcançado nosso próximo?