Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Romanos 1:16-17

Romanos 1:16-17 "Pois não me envergonho do EVANGELHO, porque é o PODER DE DEUS para a salvação de todo aquele que crê ...; visto que a JUSTIÇA DE DEUS se revela no EVANGELHO..."

O que é não se envergonhar do EVANGELHO, como trata Paulo, neste início de sua Epístola aos Romanos?

Eis que no mesmo pedacinho da SAGRADA LETRA aparecem – EVANGELHO, PODER DE DEUS, JUSTIÇA DE DEUS e de novo EVANGELHO.

Passamos pela ideia complementar de “desonrar a DEUS” através de ações que não produzam nos seres humanos o ato de obedecer ao CRIADOR.

Perceba que logo após mencionar tal VERDADE, ele dará um recado de forma direta a todos os que andam de forma a corromper a CRIAÇÃO, tal qual fora elaborada pelo SENHOR:

Romanos 1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça

Romanos 1:20-21 Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato

Romanos 1:22-23 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível

Romanos 1:24-25 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira

Romanos 1:26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames

Romanos 1:28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes

Romanos 1:32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem

Romanos 2:2-3 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?

Romanos 2:5-8 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.

Logo, temos a certeza de que não se envergonhar é apontar sem medo todas as dimensões humanas em suas depravações.

É mostrar os lados propostos: (1) que DEUS os entregou a uma disposição mental reprovável, (2) que a opção foi mudar a glória de DEUS em devassidão humana, (3) que mudar a forma natural das relações trará consequências eternas, (4) que homem é feito para deitar-se com mulher e o contrário disso é nocivo àquele que pratica.

Entender isso, nos mostrará que não podemos nos envergonhar do EVANGELHO diante de uma sociedade caída, entregue às suas relações depravadas, mesmo que digam que agora tudo é livre.

Não importa, o EVANGELHO é o PODER DE Deus para SALVAR e não tem outro método.

Quer entrar no REINO ETERNO com CRISTO, negue-se a si mesmo, confesse-o diante dos homens e venha para DEUS.

Do contrário vamos entender que este PODER DO EVANGELHO também exala JUÍZO ETERNO, de uma separação que após ocorrida, jamais apresentará nova oportunidade.

O ser humano e suas vaidades, incluindo sua soberba em dizer que não há DEUS, mostra que a QUEDA afetou até mesmo as capacidades mentais de discernir o perigo do INFERNO.

Outra coisa que devemos levar a sério é o fato de que JESUS veio trazer a ESPADA, sobre toda sorte de pecado, seja qual for a área.

Em Romanos 1, vemos o tratado sobre a homossexualidade.

Porém, assim como Paulo ratifica as questões da LEI sobre tais práticas, não durmamos de modelo que todos os demais pecados também passam pelo mesmo crivo.

Mas temos uma solução que envolve OBEDIÊNCIA, QUEBRANTAMENTO, CONFISSÃO DE PECADOS, ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO, NAASCER DE NOVO, SER REGENERADO...

E a regra única é passar pela GRAÇA DE DEUS expressa em JESUS CRISTO.

Pense: alguns criam igrejas inclusivas, que permitem estas práticas, e não importa se estes falsos pastores e pastoras falam com tons de aprovação - a PALAVRA DE DEUS é tão imutável quanto o seu AUTOR.

Portanto, se deseja ser recebido pelo SENHOR no DIA DO JUÍZO sem ouvir "aparte-se de mim, maldito", então mude hoje, agora...

Posto que esta leitura poderá ser a última que fará.

Li Romanos, aprendi, apresentei a DEUS meu corpo em culto racional, dedicando a minha vida aqui ao seu chamado para a VIDA.

Faça o mesmo, não seja tolo, pois afirmo, que assim como Paulo, o DIA DO GRANDE JULGAMENTO se aproxima...

E terrível coisa é cair nas mãos do ALTÍSSIMO.

Saia deste marasmo e engano, pois DEUS te chama hoje.