Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Atos 9:7

Atos 9:7 "Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém"

Sem palavras!

Assim ficaram os perseguidores de cristãos ao ver Saulo na terra, uma VOZ audível, e uma LUZ que deixava todos mudos e ainda assim, não se converteram, à luz do texto de Atos 9.

Mas o que importa?

Bem, se levarmos em conta o que DEUS diz a Ananias sobre Saulo, entenderemos o alcance de sua conversão: autoridades, gentios e judeus.

Agostinho ousa dizer que “sem a oração de Estevão, não haveria um Paulo”, referindo-se ao perdão que ele pede aos que os apedrejavam.

Num certo sentido, vemos o testemunho eficaz.

Mas seria inapto furtar o PODER exclusivo de DEUS que chama Saulo numa estrada, e sob sua VOZ “despedaça os cedros do Líbano”... (Salmo 29).

O chamado divino é eficaz e sua graça irresistível.

Portanto, usando incialmente o testemunho do mártir Estevão, para mostrar a Saulo o que era ser perseguido por amor a JESUS, agora Ananias atestará, em seu coração, a preciosa medida de dor que Saulo sentirá na pele ao testemunhar do PODER de DEUS.

Ali, se DEUS quisesse, estaria uma turma toda convertida, pelo mesmo chamado que Saulo teve, mas entendemos com clareza: aquele diz era o dia de Saulo.

Cada um de nós teremos nosso encontro com JESUS, nesta vida, numa das estradas pelas quais passaremos.

Se ouvirmos a VOZ do SENHOR, quem não venhamos a endurecer nosso coração”, assim o autor aos Hebreus fala (3:7-19), numa alusão ao Salmo 95.

E aí, já ouviu? Acha que resistirá se for um eleito de DEUS?

Se não ouviu se preocupe.

Se ouviu e não recebeu, se preocupe ainda mais.

Pense nisso!

 


Atos 9:1-3

Atos 9:1-3 "Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco...”

Uma nova história de uma história interrompida no meio da estrada.

Saulo, mesmo cheio de sua ira contra os cristãos, por ecoarem os sons dos céus em sua mente perturbada, e numa tentativa de mostrar serviços de fidelidade à LEI, recorre aos soberanos sacerdotes de seus dias para, enfim, dar cabo daqueles que lhe tiravam a “paz”.

E envolto de ira e desejos vingativos, tendo visto Estevão cair ao solo, abatido por pedras demoníacas, ainda assim persistia em não ter um coração entendido das questões do REINO.

E aqui aprendemos que não é quando queremos ou pelo que acreditamos, mas pelo PODER de DEUS é que vemos pessoas rendidas aos SEUS PÉS.

De nada adiantou o sangue inocente de Estevão correr próximo aos seus pés, em sua desnuda face ensanguentada e corpo exposto, ferido por ter sido testemunho fiel ao SENHOR DA LEI.

Sim, Estevão vendo a GLÓRIA DO CÉU e Saulo ainda respirando a raiva da incompreensão.

Mas afinal, a quem de fato perseguia este tal Saulo de Tarso?

Sob a VOZ do SENHOR, de sua identificação, vemos que a LUZ em seu redor, que o cegara, ainda fala, e diz: “SOU JESUS”.

Posto em terra, como Estevão, agora humilhado diante de seus companheiros de viagem que o assistem e o encaminham a Damasco, está ali o súdito da LEI convertido ao SENHOR JESUS CRISTO, que posteriormente passará pelo BATISMO recuperação da visão, por mãos de Ananias, um cristão a quem Saulo certamente prenderia.

Mas o milagre, após três dias – um homem cruel e sem discernimento agora é tomado pelo SENHOR, que o enche de seu ESPÍRITO SANTO, e o faz um vaso que seria sofredor pelas mesmas razões às quais perseguia.

Que nada de raiva - toda a natureza raivosa deste homem era nada perto do PODER DE DEUS, que está no EVANGELHO transformador.

E que transformação, e que mudanças necessárias.

CONVERSÃO!

Jesus jamais deixa um ELEITO caído na terra - ELE o levanta para o SEU exclusivo propósito.

E você, já caiu por terra, reconheceu JESUS, morreu para esta natureza caída e se entregou ao SENHOR JESUS, confessando-O diante dos homens?

Ou espera uma oportunidade singular?

Prefere levar um solavanco desses?


Atos 8:30-31

Atos 8:30-31 "Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele."

* Filipe (um evangelista e um dos sete diáconos da igreja de Jerusalém).

(1) Ouvir a VOZ de DEUS e obedecer – foi o primeiro ato de Filipe ao ouvir a voz do anjo do Senhor, indicando um local para ir (contato sobrenatural 1);

(2) Obedecer sem questionar ou lamentar, afinal tratava-se de uma voz sobrenatural, que estava endereçando a salvação (os imperativos divinos são para obediência imediata);

(3) Um etíope, que segundo o profeta Isaías, seria abençoado mais do que ter filho, considerando sua castração (Isaías 56);

(4)  Não era um comum do povo, pois atendia ao tesouro de sua rainha;

(5) Entendia o que era ir a Jerusalém a fim de prestar adoração ao DEUS de Israel, pressupondo um conhecimento prévio de cultura e religião;

(6) Intimidade com o SENHOR, ouvindo agora o ESPÍRITO SANTO lhe dizer para que se aproximasse do etíope e de sua comitiva (contato sobrenatural 2);

(7) Leitura daquele homem etíope estava sendo sobre o profeta Isaías em seu caráter messiânico, uma das conexões preciosas do Antigo com o Novo Testamento, mostrando JESUS revelado e cumprido;

Mas a chave maravilhosa é: “você está entendendo a leitura?

E a repostas ainda mais intensa: “como entenderei se ninguém me explicar?”

Lições preciosas são retiradas deste breve diálogo:

(a) Houve tempo gasto num rápido discipulado entre os dois e a retirada de dúvidas que fariam toda diferença na vida daquele viajante;

(b) Filipe não perde tempo em promover ritos complexos, pois talvez nunca mais o encontrasse;

(c) Sentou-se ao lado, o que repercute interesse em ensinar alguém que lia, porém sem a clara compreensão do texto;

(d) Filipe conectou Isaías a JESUS, num ato de sabedoria e poder;

O que houve é mais impressionante pela simplicidade do encontro, porém a tamanha profundidade do alcance:

- Viram água, surge a pergunta: “o que impede que eu seja batizado?”

Eis a CONCLUSÃO: um homem é batizado, quando no meio da viagem, sem estar no templo, em Jerusalém, ou em qualquer lugar especial.

A alegria tomou conta do coração daquele etíope, mesmo depois de Filipe ser tomado pelo ESPÍRITO SANTO, e seguiu viagem para sua terra.

Pergunto: você tem entendido o que lê na Bíblia? Se não, tem buscado ajuda? Se tem recebido ajuda, por que tanta demora na decisão em comprometer-se com JESUS?

 


Atos 8:24

 

Atos 8:24 "Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim"

 

SEMPRE dará tempo, se houver um coração contrito e cônscio de seu erro.

O que homens falarem, deve esperar a autenticação DIVINA.

Não temos poder ou autoridade para lançar no inferno qualquer ser humano, pois devemos crer que DEUS apenas exerce este PODER por conhecer os SEUS filhos (Mateus 10:28, Lucas 12:5).

Isto não deve inibir atos corretivos, exortativos, disciplinar, seja num sistema religioso, seja numa família, em cujo ambiente encontram-se pessoas que não desejem seguir o padrão daquele.

Podemos emitir palavra que deem cabo de má conduta diante de doutrinas ou da Bíblia, porém sempre levando em conta a oportunidade de arrependimento, se houver.

JESUS, os apóstolos, profetas, proferiram palavras de JUÍZO sobre nações, povos e indivíduos.

E em todos os casos, havia uma intervenção divina, uma condução dos atos de exortação e ação.

Por isso, num determinado dia, o mal-intencionado Simão pede que os Apóstolos retirem as palavras de maldição que deram contra ele, por querer usar o poder de DEUS e assim lucrar com ele.

A BÍBLIA é a razão pela qual cremos em DEUS, posto que “a fé vem pelo ouvir a PALAVRA DE DEUS” (Romanos 10:17).

A BÍBLIA, para quem não sabe, ao confessar JESUS CRISTO como senhor e salvador, se torna a REGRA DE FÉ E PRÁTICA, será o instrumento de ensino e aprendizado sobre tudo que é a VONTADE DE DEUS para os seus filhos.

Portanto, ao olharmos para as vidas, devemos levar em conta isto, posto que ela dirá como deve ser o comportamento de um crente em JESUS e ainda quais as normativas para que se aplique disciplina numa igreja.

Ela não foi editada para incrédulos, pois é inspirada pela trindade santíssima, quando da ação do ESPÍRITO SANTO sobre homens que ELE mesmo escolheu.

Ao chamar a atenção de alguém, apenas veja se o chamado ao arrependimento não deve compor sua exortação: Pedro a Simão – “arrependa-se do mal e ore ao SENHOR. (v.22).

 

Atos 8:12

 

Atos 8:12 "Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres”

 

PENSE: não precisamos inventar sermões impressionantes para a transformação de vidas, bastando apresentar a RAZÃO da FÉ, que é JESUS CRISTO e sua obra.

Este é o EVANGELHO que se faz PODER DE DEUS para todo o que crê.

Saibamos também discernir que a OBRA de CRISTO tem começo, meio e fim.

Se mostrarmos CRISTO a partir do Antigo Testamento, se apontarmos as sombras que para ELE se direcionavam, como fez Felipe e Estevão, e tantos outros, chegaremos ao ápice de sua OBRA – a RESSURREIÇÃO!

Tudo aponta também para nosso futuro e estado glorioso na presença do SENHOR, quando se SUA VINDA, a fim de tomar para SI o rebanho pelo qual deus SUA vida.

Os sermões tomam PODER DE DEUS quando tratam da VERDADE que transforma a vida de pessoas, que leva pessoas ao arrependimento, que tem suas vidas lavadas pelo SANGUE DO CORDEIRO e que tem seus pecados cancelados.

Esta é a realidade mais pura do REINO DE DEUS, sem invenção ou misticismos.

O pó foi o lugar em que o décimo leproso curado foi, assim como profetas e homens que tiveram um encontro com JESUS, seja quando e onde for.

Portanto, altares e lugares latos pertencem ao REI DA GLÓRIA, não a criaturas, por bondosas que sejam ou por mais que sejam usadas por DEUS.

Quem entende isso não brinca com o tempo e a forma, mas prega a PALAVRA e tão somente ELA.

Atos 8:9-10

 

Atos 8:9-10 "Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto, ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder"

 

PENSE: não se trata do que admiramos ou sequer achamos que é certo, mas para um cristão trata-se do que a BÍBLIA diz ser o correto, tanto na forma quanto na função.

Beirando os dias dos Apóstolos, após a morte do que chamamos “primeiro mártir da cristandade, Estevão”, aparece um cidadão, intencionando em seu coração o aplauso e lucro em cima das crenças que permeavam os dias iniciais da igreja cristã.

Não obstante haver sinais da parte dele, ele queria mesmo, além da audiência, o reconhecimento de ser o “grande”, quem sabe, pelo universo que cercava o mundo daquele tempo, “um deus”.

Quando vemos o misticismo entrando na vida das pessoas, iludindo-as com palavras e aparições, veremos o quanto isto dista da VONTADE DE DEUS, como um culto racional e pensado, que venha agradá-LO e glorificá-LO.

Não importa se as aparências são de bem – se não passa pelo critério bíblico, deve ser desprezado, ousando dizer que seja anátema.

Pense em Saul, que por um gesto ou atitude, vai à médium e ali é condenado por DEUS e pela própria LEI, trazendo sobre si a ira de DEUS.

O desespero de quem vai atrás destas coisas deve ser como o de Saul, e deve, urgente sair para bem longe de tais práticas.

Somente quem passou por estas “terras do ocultismo - milagrismo satânico, sinalizações do diabo” como estas mágicas de Simão ou de obras realizadas até hoje por esotéricos e místicos, além da frequência e busca por “revelações” originárias nas trevas, como há no candomblé, umbanda e espiritismo, e muitas vezes no encontro de sincretismos de “santos” que emulam homens de DEUS, que operaram sinais, mas a origem era o PODER de DEUS, como Estevão e Felipe – terá condições de mostrar o quanto isto está muito longe do que DEUS requer se seu povo.

Então, aquele Simão, almejando o “poder”, acabava sendo repreendido pelos Apóstolos, pois a intenção deles era fazer o NOME de JESUS conhecido e não o seu próprio nome.

Portanto, afaste-se destes absurdos, digam o que disserem, pois o que não agrada a DEUS tem grandes chances de atrair a sua ira e por que não dizer, o diabo para sua vida.