Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2022

E eu com isso? (Mateus 13:11-12)

E eu com isso?

 

Mateus 13:9 "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"

Mateus 13:11-12 "Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.  12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado"

Luke 8:10 "Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam"

Mateus 13:15 "Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados"

Mateus 13:16 "Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem"

Somos chamados de solos, onde a semente da VIDA cairá. Ainda queremos saber se temos alguma coisa com isto? Dependendo de como regamos ou tratamos a terra, certamente colheremos os resultados. Ler a Bíblia, orar e jejuar. Ir à igreja, manter comunhão com irmãos e nos sacramentos. Ouvir a pregação e estudos para desenvolver a salvação. Tudo responsabilidade humana. DEUS faz a sua parte, quando nos rendemos a ELE, nos sujeitamos a ELE e o buscamos, em AMOR pleno. Logo, precisamos tomar a decisão pelo REINO ou pelo inferno, pelo largo caminho ou pelo caminho estreito. Está lançada a semente – REAJA! 

Mateus 13:3 "eis que o semeador saiu a semear"

Mateus 13:4 "uma parte caiu à beira do caminho"

Mateus 13:5 "outra parte caiu em solo rochoso"

Mateus 13:7 "outra caiu entre os espinhos"

Mateus 13:8 "outra, enfim, caiu em boa terra"

 

Mateus 13:4 "as aves, a comeram"

Mateus 13:5 "a terra era pouca"

Mateus 13:6 "o sol a queimou"

Mateus 13:7 "os espinhos cresceram e a sufocaram"

Mateus 13:8 "caiu em boa terra e deu fruto"

O SEMEADOR



Matthew 13:9 "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"

Matthew 13:11-12 "Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.  12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado"

Luke 8:10 "Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam"

Matthew 13:15 "Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" 

Matthew 13:16 "Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem"

----------------------

----------------------

Matthew 13:1-9 

1 Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar;  2 e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.  3 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.  4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.  5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.  6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.  7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.  8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.  9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Mark 4:3-9 

3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.  4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.  5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.  6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.  7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto.  8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.  9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Luke 8:4-8 

4 Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:  5 Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.  6 Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade.  7 Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram.  8 Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

----------------------

O sentido da parábola, pelo SENHOR JESUS

Matthew 13:18-23

18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador.  19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.  20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;  21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.  22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.  23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. 

Mark 4:14-20

14 O semeador semeia a palavra.  15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.  16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.  17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.  18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra,  19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.  20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um. 

Luke 8:11-15

11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.  12 A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.  13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.  14 A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.  15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança. 

----------------------

Matthew 13:3 "eis que o semeador saiu a semear"

Matthew 13:4 "uma parte caiu à beira do caminho"

Matthew 13:5 "outra parte caiu em solo rochoso"

Matthew 13:7 "outra caiu entre os espinhos"

Matthew 13:8 "outra, enfim, caiu em boa terra"


Matthew 13:4 "as aves, a comeram"

Matthew 13:5 "a terra era pouca"

Matthew 13:6 "o sol a queimou"

Matthew 13:7 "os espinhos cresceram e a sufocaram"

Matthew 13:8 "caiu em boa terra e deu fruto"

-----------------

Matthew 13:19  "vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração"

Matthew 13:21  "a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza"

Matthew 13:22  "os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera"

Matthew 13:23  "ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz"


A semente é boa.

A semente é a mesma.

A semente tem a finalidade de gerar fruto.

JESUS lança a PALAVRA e ela deve gerar aquilo para que foi criada.


Imagem:

https://www.google.com.br/search?q=parabola+do+semeador&sxsrf=ALiCzsbkfErJut-z_LHFgLoYin3w9UBGPw:1653062434494&tbm=isch&source=iu&ictx=1&vet=1&fir=01TwmL6rtOcogM%252CrRZii57x6CC4TM%252C_%253BXlM-TRZgEatm1M%252C47eqTgINwauLXM%252C_&usg=AI4_-kS511Y8IsgWIivl5WjoXNk468Pj5Q&sa=X&ved=2ahUKEwiN_8u5ue73AhW4BrkGHd5oDz4Q_h16BAgYEAE#imgrc=_NTsyglEonK6KM&imgdii=rjdFMTyvs2llwM