Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Jó 19:25-27

Jó 19:25-27 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.  Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.

 

Repercute em nossos ouvidos os dizeres de Jó, num instante em que nos ensina sobre a mais profunda dor, de perdas imensuráveis, mas que são superáveis se nossos olhos estiverem no SENHOR.

Ele declara que o seu REDENTOR vive, e numa tensão de ter falado Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma (1:20-22).

Estes versos escolhidos terão força quando em sua restauração, numa demonstração divina de que vale a pena crer, esperar e suportar a provação.

O diabo estava desmontando as bases terrenas, mas foi derrotado por Jó, porque suas bases estavam acima do firmamento, no TRONO do glorioso REDENTOR.

Então, respondeu Jó ao SENHOR:  Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (42:1-6).

Pense no seguinte: seus filhos foram mortos – mas Jó ousava ensinar e sacrificar a DEUS em favor deles: “decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente” (1:5) – este era um sacerdote diante do SENHOR, cumpria seu papel de homem de DEUS.

Não fazer isto é deixar os filhos, a família à mercê do diabo - imagine seus filhos morrendo sem DEUS.

Por que ele agia assim?

DEUS o conhecia, em todo seu caráter: “perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (1:8).

Aprendemos que é possível ser fiel diante de tribulações, de um mundo vil, de propostas indecorosas, de gente má e de ataques do diabo.

Guardemos nossa certeza e confissão de que nosso REDENTOR vive, pois ressuscitou, e voltará para suprir-nos em todas as coisas e de forma eterna.

Lembre-se: “a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito” (Genesis 3:1) – assim foi e assim será até que seja lançada no lago de fogo – ainda tem um tempo para suportarmos as questões terrenas, porém em breve acabará.

Como anda seu caráter diante de DEUS e suas decisões?