Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Mateus 2:13

Mateus 2:13 "Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar"

Textos complementares: Genesis 3:1 //Êxodo 1:16, 22; 2:3//Mateus 2:3, 12, 13, 15, 16//Mateus 4:1

A história toda, ao lermos na Bíblia, apontará para uma guerra terrível entre o BEM e o mal.

Vamos observar, à luz das ESCRITURAS, que ao ser criado o homem à imagem e semelhança de DEUS, satanás investe, a fim de frustrar os desígnios divinos lançando-se sobre a obra criada.

E começa a saga do asqueroso e derrotado satanás.

Ele busca seu sucesso distante das LUZES DIVINAS, trazendo à Terra densas trevas.

Vejamos: quando a LEI DIVINA está por vir sobre a Terra, em forma de tábuas da LEI, já na infância, satanás tenta matar Moisés, chamado por DEUS para liderar seu povo a fim de se tornar uma NAÇÃO SANTA, propriedade exclusiva de DEUS, lhe prestar culto segundo a forma idealizada pelo próprio SENHOR.

Logo, tentando tirar a vida de Moisés, acaba o bebê sendo levado ao Egito, aos cuidados da filha de Faraó (Êxodo 2:5), que havia mandado exterminar meninos hebreus pela sua quantidade de homens.

E lá está o SENHOR cuidando para que nada possa frustrar os SEUS DESÍGNIOS - claro que a obra criada jamais frustrará os projetos do CRIADOR - apenas os frustrados satanás e humanos se unem para cair neste erro.

Passados os anos, eis que vem JESUS, sendo anunciado pelo anjo à sua mãe e chamados são a fugir, literalmente se retirar para o Egito (Mateus 2:13 a 15).

De novo, vemos as questões de líderes carnais e obcecados tentando centralizar seus egos em tronos que o próprio DEUS frustra.

E lá vai satanás dar com a cara na parede - este anjo caído não aprende mesmo - mas é sua função: ser vencido pelo BEM (DEUS).

Mais tarde, sendo levado ao deserto, início de seus dias finais, JESUS sendo tentado pelo diabo, em suas funções e ostentações humanas – mas ali estava o FILHO DE DEUS.

Não fosse JESUS, o ser humano não resistiria ao poder proposto, à ostentação, como nos dias de Adão, no Jardim.

Aprendemos que nada pode frustrar os planos de DEUS, como disse Jó: primeiro pela sua PODEROSA MÃO, depois por sua VONTADE – a isto chamamos de SOBERANIA.

Quando observamos isto, aprendemos com o salmista que não existe onde possamos esconder-nos da presença de DEUS e como disse o apóstolo: que tudo é sustentado, originado e mantido pelo SENHOR.

Logo, dar crédito à matéria criada, aos pensamentos humanos, ou até mesmo aos propósitos satânicos é caminhar para a total derrota do mal, para a frustração e para o inferno.

Ou seja, andar e confiar em DEUS e em seu FILHO é dar nosso coração à plena sujeição a ELES e certos de que todas as coisas cooperam, por serem traços de quem fez o projeto perfeito para cada filho e herdeiro – “E viu DEUS que era bom”.

Una-se ao SENHOR e seja feliz.