Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Atos 4:12

Atos 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos"

Definidos os termos, pessoas e acusadores, agora Pedro, o mesmo que negara a JESUS diante de servos, frente aos senhores expressa o que é estar CHEIO do ESPÍRITO SANTO.

JESUS havia referido a eles que estariam diante de autoridades e que o ESPÍRITO SANTO lhes daria a palavra certa.

E nada melhor do que reafirmar a FONTE da SALVAÇÃO para a humanidade: CRISTO.

JESUS que havia sido morto pelas autoridades ali presentes, agora trazia desconforto aos mesmos, não por um fantasma, mas pelo PODER que emanava de seus discípulos.

Não tinham para onde correr: o curado estava ali, entre as pessoas, alegre e dando testemunho do que lhe ocorrera.

Assim Pedro vai definir quem é de fato o SALVADOR, único e verdadeiro, citando o Antigo Testamento: “este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11//Salmos 118:22).

Vejamos a origem da inspiração de um homem para tratar das coisas de DEUS: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:16–17).

Toda revelação para SALVAÇÃO deve obrigatoriamente vir do SENHOR.

Aprendemos que mesmo para anunciar, temos que estar CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e isto não garantirá almas, mas FIDELIDADE.

Ali estava, segundo a sabedoria deste mundo, “homens iletrados e incultos, e admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (Acts 4:13).

Uma antiga promessa: "Agora, portanto, vai; e Eu estarei contigo, e te ensinarei o que hás de falar e como falarás!” (Êxodo 4:12); que se cumpre em nova promessa, pela boca de JESUS: "Quando vos levarem forçados às sinagogas e perante governantes e autoridades, não vos preocupeis quanto à maneira que deveis responder, nem tampouco quanto ao que tiverdes de falar. Porquanto, naquele momento, o Espírito Santo vos ministrará tudo o que for necessário dizer” (Lucas 12:11-12).

Quando indagado no Jardim, negou estar com o SENHOR.

Depois de receber o ESPÍRITO SANTO, já não conseguia negar.

Por JESUS, entendemos que podemos confiar na sua companhia na missão: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Será que temos sido identificados com o SENHOR?


Atos 4:4

Atos 4:4 "Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil"

 

Interessante como a paz humana se vai logo.

Os líderes religiosos, por não crerem em CRISTO e na sua RESSURREIÇÃO, tendo-o como blasfemo, invadem o universo dos apóstolos, que são presos apenas por ensinarem sobre o assunto.

CENSURA!

Sim!

Desde os mais antigos, a proibição do exercício da fé, principalmente quando se trata da PALAVRA DIVINA.

Os religiosos deveriam ser os primeiros a aceitar a VERDADE, considerando o conhecimento do Antigo Testamento.

Isto vem mostrar a cada um de nós que religião sem CRISTO, nada mais é que uma seita, ainda que possa ter aparência de verdade.

JESUS havia dito que os frutos identificariam a árvore.

Eis os líderes que agora prendem quem falava de JESUS.

Que líderes!

E que pressão?

Por acaso percebe a semelhança com nossos dias, tempo em que se falar a VERDADE pode resultar em prisão, retaliação e até perseguição?

Nada novo, diria Salomão.

O que importa é que os que creram foram salvos, foram resgatados da cegueira, foram lavados e convertidos para JESUS.

Mas precisava alguém falar, pois “ como creriam se não tivesse alguém para pregar?

E você?

Fará parte destes que ouvem, creem e se entregam?

Ou quer arriscar a criticar, rebater e continuar em sua soberba?

Faz parte, pois assim como houve novos convertidos, houve também os velhos condenados.

João 3:18-20   Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.”


Atos 3:25-26

Atos 3:25-26 "Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra. Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades."

 

Definir ALIANÇA?

Simples: DEUS escolhe pessoas, passa a ser SENHOR das mesmas, dita as regras, estabelece MANDAMENTOS, exige obediência, e traz o cumprimento de promessas que somente os filhos da ALIANÇA receberão.

O PACTO, prescrito como uma ALIANÇA entre DEUS e os homens não é novo e trafega por todos os seres humanos, desde Adão.

Da queda, vindo do prometido fruto do ventre da mulher, do manter Noé vivo e os seus, num ato de preservação da espécie, bem como renovando em Abraão, que recebe uma palavra sobre abençoar as famílias da terra, assim tudo vai culminar em JESUS CRISTO.

A genealogia não é enfeite na PALAVRA – é para traçar o alcance da ALIANÇA DIVINA.

Saber disso é necessário, pois que DEUS traz para SI os seus eleitos, a fim de comunicar o que mais há de precioso e que é a razão da ALIANÇA: JESUS CRISTO.

Sim, “por ELE e para ELE são todas as coisas”.

Descendência, ressurreição e VIDA ETERNA.

Isto mesmo!

Se somos povo de DEUS, custe o que custar, ELE nos resgatará.

Nada pode nos prender ao que Lucas chama de perversidade, pois na ação da GRAÇA, somos libertos pelo SANGUE DO CORDEIRO, que nos limpa de toda sujeira plantada no Edem e por nós mesmos como filhos da desobediência.

Tudo acaba na JUSTIFICAÇÃO, elaborada na pessoa de JESUS, a fim de nos fazer justificados, sendo ELE mesmo o JUSTO.

Vale a pena pensar em ALIANÇA, quando se tem a certeza que fazemos parte DELA.

Caso contrário, para fora ficam os que nada têm a ver com CRISTO e a ALIANÇA DIVINA.

 

 


Atos 3:19-21

Atos 3:19-21 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.

QUE TAL, VAI CORRER O RISCO?

O chamado apostólico ganha a força profética e escatológica.

Pedro alerta sobre a necessidade de CONVERSÃO, posto que sem isto, jamais se entra no REINO DE DEUS.

Não há porta dos fundos nem sequer atalhos.

Árduo, porém ETERNO.

Do negar-se a si mesmo, pondera-se que precisamos nos arrepender, e nascermos de novo.

Para combinar com o AMBIENTE ETERNO todo reformulado.

Não combina em nada uma casa nova com móveis totalmente estragados – assim estamos nós diante da SANTIDADE DIVINA.

O pecado apodrece e para reverter o quadro, somente pelo SANGUE DE CRISTO de onde vem a limpeza de todo mal causado por ele (pecado).

Cancelamento total: esta é a condição para quem se encontra com CRISTO.

Paulo irá afirmar, não uma, mas várias vezes que não há nenhuma condenação para quem está em CRISTO e que nada e ninguém pode separar de DEUS, pela MEDIAÇÃO exclusiva do nosso JUSTO e RETO SENHOR.

Em JESUS o sopro da VIDA toma sentido, tempos de frescor para a alma que tanto sofre com o pecado que a assedia tenazmente, para um lugar onde haverá apenas a presença DIVINA, quando da volta DAQUELE que ao céu subiu à vista de todos, e pela voz angelical, prometeu voltar.

Temos a escatologia profética, apostólica e agora precisamos reagir diante de tantas revelações do PORVIR...

Fará o quê?

Vai esperar e testar, como alguns zombaram no passado?

Quer correr o risco?

Pois bem – recado dado!

 

Atos 3:15

Atos 3:15 “Dessarte δέ, matastes ἀποκτείνω o Autor ἀρχηγός da vida ζωή, a quem ὅς Deus θεός ressuscitou ἐγείρω dentre ἐκ os mortos νεκρός, do que ὅς nós ἡμεῖς somos ἐσμέν testemunhas μάρτυς

PORQUE ELE VIVE!

O REINO de DEUS é composto de lutas sempre.

Percebemos um paradoxo imenso neste verso: “mataram o AUTOR DA VIDA”.

Interessante pensarmos nas palavras que designam vida: ao corpo a morte, bios; à alma, intocável, torna a DEUS e é imortal – confunde-se com a VIDA ETERNA, pela eternidade que lhe é comunicada.

Quando tocaram no corpo de CRISTO, houve ali de fato o expirar, na dor de seu corpo, do clamor das suas sensações.

Sua VIDA estava intacta, e mais do que tudo, esta tornou à matéria, sendo assim, CRISTO que voltou dos mortos para a VIDA, sua autoria.

Interessante pensarmos que após sua volta à vida, ELE andou com os seus, deu suas instruções finais, e ORDENOU que testemunhassem de tudo o que ouviram, aprenderam e viram.

Estavam confiantes, portanto, aqueles homens, de que ao tocar doentes, a cura viria, afinal, o BOM MESTRE o fez à luz do dia.

Agora, sob o PODER tão aguardado no Pentecoste, cheios da presença DIVINA, se tornava possível ousar, diante de todos, em discursos nada leves, mas que poderiam inclusive salvar a alma daquela gente.

Ali estavam os dois discípulos à porta do Templo, não se omitindo de sua missão.

“Somos testemunhas”, diz Pedro; o mesmo Pedro, que num tempo de pressão, negou o MESTRE.

Eis a diferença da plenitude de DEUS para o testemunho e da imaginação humana em dizer que iria até a morte, se necessário.

Mudamos, sim!

Quando de nosso encontro com o CRISTO transformador, que numa estrada converte Saulo, num jardim, Pedro.

Você já provou deste PODER em sua vida?

Já foi chamado pelo AUTOR JESUS para a VIDA ETERNA?

E respondeu o quê?

 


Atos 3:12

Atos 3:12 "Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?"

 

Como servo, Pedro chama a atenção do povo, porque assim como hoje, correm atrás de sinais e milagres, pensando e devotando glórias a homens.

E ousado, chama-os, identificando-os com a morte do SENHOR, de sua preferência por um bandido ao invés do próprio SENHOR.

A beleza do texto de Atos, vivenciado pelos apóstolos, é entender que os mesmos negavam a si mesmos, para fazer o nome de CRISTO exaltado.

É bem interessante pensarmos neste verso à luz do que temos vivido nestes últimos tempos, onde os sacerdotes tomam a glória para si, ou até mesmo para uma denominação.

Isto tira toda a formosura dos Atos, quando não entendemos que tudo procede de DEUS, do mais simples respirar ao aleijado que passa a andar.

Não podemos tirar os olhos do SENHOR, para evitarmos a blasfêmia e a glória a homens.

Temer e tremer, sim, a fim de que ELE cresça e todos diminuam.

Atos 3:13-14 "O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo. Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida".

Atos 3:4-5

Atos 3:4-5 "Olha para nós e ele os olhava atentamente"

De esmolas, de uma vida miserável, de dependência de favores, ali estava um homem aleijado, impedido de exercer seu trabalho, e isto ocorria desde o ventre.

Acostumado à miséria, era levado para locais onde poderia receber esmolas.

E num dia, aprouve a DEUS colocar no caminho deste moribundo dois de seus apóstolos, que haviam experimentado o PODER DE DEUS, e agora, cheios do ESPÍRITO, fariam toda a diferença, como JESUS fazia.

Em nome de JESUS CRISTO, o Nazareno”, eis que “de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (3:8).

Como é bela a ação de graças.

Gratidão que entre dez leprosos, apenas um deles volta para agradecer.

Sim, bastou apenas o interesse de Pedro e João, de um olhar de misericórdia, e assim efetivar a cura.

Como tudo isso é possível nos nossos dias, bastando um olhar de compaixão e socorro, e claro, a voz de autoridade que emerge do nosso amado SENHOR JESUS.

Nada em nome de Pedro e João, nada de méritos a eles, senão a JESUS, mediante o agir do ESPÍRITO SANTO.

Pensemos neste fato e como pode ser repetido pelos filhos de DEUS.

Você crê?

Esta á a chave!


Atos 2:47

Atos 2:47 "contando com a simpatia de todo o povo""

 

O dia seguinte.

Da simpatia à antipatia.

Após a morte de Estêvão uma grande perseguição começou (Atos 8).

Tertuliano, de Cartago, já por volta do ano 200, que dizia: “o sangue dos mártires é a semente da Igreja”.

O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até à morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Suporta a morte com um ato de fortaleza. ‘Deixai-me ser pasto das feras, pelas quais poderei chegar à posse de Deus - Santo Inácio de Antioquia, Epistula ad Romanos, 4, 1: SC 10bis, p. 110 (Funk, 1, 256)”.

Inácio de Antioquia experimentou em sua carne, como tantos, a morte por leões, numa expressão semelhante à imposta por Nero, no correr da história.

Sempre veremos, antes das lutas, bonança e ventos calmos, quando ali, aos pés do SENHOR, em oração, comunhão e PALAVRA, nos alimentamos, e somamos à fé, a esperança de que nada é em vão, mesmo a dor por amor ao CRISTO que por nós se entregou.

Da simpatia ao martírio basta apenas um olhar do inferno, e tudo se torna pressão.

A perseverança dos santos, doutrina calvinista, se faz presente na expressão Lucana em Atos, quando todos os novos convertidos se alimentavam de comum AMOR, de comum GRAÇA e comum REINO.

Nosso CRISTO foi nosso primeiro exemplo de simpatia e negado pelos homens maus.

Seremos possivelmente hostilizados, nestes dias tão complexos de pessoas se levantando contra a fé cristã, contra a PALAVRA DE DEUS.

E o antídoto é o mesmo!

Perseveremos na VERDADE e ela nos libertará.


Atos 2:42

Atos 2:42 "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações"

 

No alvo certo é que devemos apontar.

Para isto, treino, busca sem parar.

Estar perto de quem deseja e almeja o mesmo.

Ali estavam os que creram.

Ser constante, sem baixar a guarda, em tempo todo, com os devidos cuidados do que se ouviu – estava além de uma conversão – eles permaneciam ali, pois era o tempo novo de uma vida nova.

Não poderiam desfalecer, pois tudo ganharia significado para os dias que viriam, da dispersão por terras distantes.

Coragem em permanecer na VERDADE e depender dela, posto que o efeito era real do ESPÍRITO SANTO sobre os convertidos.

Três mil não se comparam com o número atual de cristãos gerados pelo PODER DE DEUS hoje no nosso mundo.

Um soldado convocado não poderia deixar de estar em prontidão, e aproveitar aquele tempo seria de suma importância.

Doutrina, comunhão, oração e partir do pão, numa memória do dia em que JESUS sentou com os seus e partiu o pão entre eles.

Hoje podemos afirmar a importância da PALAVRA na vida do crente, somada da ORAÇÃO, e das reuniões onde os sacramentos são anunciados e vividos, bem como do cuidado mútuo.

Perseverar é condição integrante da vida num tempo em que a apostasia se torna realidade, de falsos ensinos, de pregações sem conteúdo bíblico, de um tempo que se clama por liberdade, porém tempo em que a escravidão ao pecado se torna ainda mais forte.

É tempo de buscar, e de se manter fiel ao que nos chamou.

O DIA DO SENHOR VEM em breve.

Somente os seus eleitos serão elevados às alturas para o glorioso encontro.

Que tal, vamos seguir a VOZ DO SENHOR?


Atos 2:37

Atos 2:37 "Que faremos, irmãos?"

 

A mesma pergunta que o jovem rico fez a JESUS.

Não era senão a crise humana desperta, quando do encontro com nosso SENHOR.

É constrangedor ouvir a PALAVRA e não perceber a sua FORÇA transformadora.

E a base, para saber o que fazer começa com uma simples resposta, da negação de si mesmo e de seus atos e pensamentos:

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar" (Atos 2:38-39).

Por simples que pareça, envolve toda a vida do indivíduo.

Do começo ao fim dos Evangelhos perceberemos o chamado ao REINO DE DEUS.

Pense!

Perguntando aos apóstolos, naquele dia, houve transformação de muitos, de uma multidão, que após o arrependimento, nunca mais foi a mesma coisa.

Mudar a mente, perceber com a mente algo que para além, para melhor, para o novo.

Dali, para o batismo em nome de nosso SENHOR, tendo a remissão dos pecados, e assim, receber a dádiva do ESPÌRITO SANTO, o presente do céu, do que tantos zombaram naquele diz ouvindo as línguas faladas pelos tais "galileus".

Hoje as pessoas ouvem, mas demoram para decidir.

Que tal ter a coragem de assumir seu compromisso com o SENHOR, e deixar de esperar um dia certo, pois o DIA do SENHOR é algo já predito e certo.

 


Atos 2:36

Atos 2:36 "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo"

 

Simples assim. Profunda assim.

Eis a voz do apóstolo em defesa da VERDADE e deixando a todos cientes de seu papel iniquo na morte necessária de CRISTO, a fim de mostrar a VONTADE DE DEUS em cumprir tudo o que reservou para cada tempo.

Amado JESUS, vitorioso e glorificado.

Nem a morte o segurou.

Nem poderes humanos puderem reter seu corpo em jazigos, cruz ou sequer em prisões.

Apontavam em dor e gemidos de nosso BOM SALVADOR, porém insanos e pecadores, mãos pelas quais viria a morte, para depois a gloriosa RESSURREIÇÃO.

Nada poder deter o CÉU.

DEUS, em sua PROMESSA de SALVAÇÃO expõe seu UNIGÊNITO, mas pelo mesmo PODER o levanta da morte.

Glorioso discurso por boca de Pedro, exortando enfaticamente a culpa pela cruz, de homens insensatos que não fizeram parte da plenitude do ESPÍRITO, sendo apenas zombadores.

A VOZ não se cala, pois DELA vem a SALVAÇÃO a todo o que INVOCAR o NOME do SENHOR (dizia Joel em sua profecia).

Pedro acertou: não era mais um barulho à toa – era o PODER DE DEUS.

A missão começaria ali e será encerrada com data certa: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11º e “não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

Converta-se, arrependa-se, venha – enquanto é tempo!

O DIA virá e nele, nosso SENHOR.


Atos 2:7

Atos 2:7 "Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?"

A soberba humana impede que vejamos com clareza como age o SENHOR, pois antes de tudo, julgamos o personagem que recebe o poder de DEUS.

É comum ouvirmos pessoas, sem discernimento, julgarem pelas origens ou simplicidade de outrem, esquecendo-se que somente somos o que somos e recebemos o que recebemos porque DEUS quis proporcionar.

Dons do ESPÍRITO não são obras de capacidade humana.

Exercer nossos papeis na CASA de DEUS pode até envolver o desenvolver da SALVAÇÃO, o crescer na PALAVRA... mas tudo será vão se não formos cheios do ESPÍRITO SANTO.

A pergunta mostra os povos (2:9,10,11) olhando para os tais “galileus” como olharam para o “Nazareno” – com desprezo.

E aí entra o segredo: com a moeda que julgamos, seremos julgados.

Repetem: "Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?" (Atos 2:11)

Optamos por apenas dizer que eram as tais “glossolalia” – mas em sua incredulidade já parou para avaliar o momento, o “vento impetuoso”, as labaredas de PODER sobre homens e mulheres que estavam possuídos da presença do ALTO?

E todos ouviam!

Mas insatisfeitos diziam entre si: “Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!” (2:13).

Por expulsar demônios, chamaram JESUS de “poder de belzebu” – por falarem em línguas chamaram de “bêbados”.

Podem os homens até duvidar, mas Lucas deixa claro a ocorrência e sem precisar justificar, apenas anotar para a história do cristianismo ficar marcada com a presença da pessoa do ESPÍRITO SANTO.

Promessa feita, promessa cumprida (Joel 2).

Então, pode crer, e sem medo, mesmo que falem.

Bom mesmo é poder provar do CÉU aqui, pois são apenas sombras da grandeza do DIA em que estaremos juntos na ETERNA GLÓRIA.

Atos 2:2

Atos 2:2 "de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados"

 

A grande reunião.

Lugar certo, pessoas certas.

Obedientes.

Unidade acima de tudo entre pessoas que buscavam a realização da vontade de CRISTO.

Um vento impetuoso, uma “carga densa” sobre os servos que ali estavam, e todos, “plenos”, “repletos” recebiam agora o prometido por JESUS.

Não era algo simples, pois muitos ouviram em tradução simultânea as vozes que transformariam suas vidas.

Somente DEUS tem o PODER de preencher o vazio da mente humana e assim ser glorificado pela MENSAGEM que ora era expressa.

Nada de homens, tudo do ALTO.

Quem somos nós neste cenário de GRAÇA, senão apenas os agentes que, se obedientes às ORDENS DO MESTRE, poderemos falar das coisas do REINO, da SALVAÇÃO que veio pelo FILHO DE DEUS, e que fez diferença em nossas vidas.

Relatos de tudo que o SENHOR fez, estava fazendo e viria a fazer.

Ato de fé requer obediência.

Permanecer em espera pelo AÇÃO do ESPÍRITO também.

DEUS requer dos seus, plena obediência, para que tenhamos a plenitude do ESPÍRITO.

ELE transforma, enche e capacita – sem isso, de nada valerá o esforço humano – e o conselho será sempre: BUSQUE, em obediência ao SENHOR, o tempo e a obra a ser feita.

Coragem para testemunhar!

Coragem também para exercer o chamado.

Coragem em PODER que vem do SENHOR.