Pesquisar este blog

sábado, 9 de março de 2024

Isaías 54:2

297

Dos significados mais importantes, o avançar sobre os campos brancos.


Isaías 54:2

"Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas."


Observando os dados sobre a missão, me deparei, mais uma vez, com a história de William Carey, o “pai das missões modernas”, informações que desde minha conversão me enchem o coração de graça (“Até os confins da Terra” – R. Tucker)

Visitando ainda informações de tantos outros missionários, de fato "homens dos quais o mundo não era digno" (Hebreus 11:38), considerando que muito do que cremos e somos como cristãos, teve muito empenho e dor de tais servos de CRISTO.

A SERMÃO de Carey ensina:

 

(a) que quando DEUS chama Isaías, ele mesmo se achava indigno, mas soubera que AQUELE que chama é o que capacita - nada diferente de Carey;

(b) que ao final do capítulo 53, entendemos o verdadeiro EVANGELHO “antes” do tempo real de CRISTO e que neste capítulo, sob seu último verso (12), "por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte", trazendo a ideia de que DEUS encheria a Casa de Israel e ao mesmo tempo, encheria a Terra quando o “VERBO se fizesse carne” (João 1:14) - os números de Carey impressionam na Missão;

 

Daí a célebre frase do profeta: "eis-me aqui, envia-me a mim" (6:8).

Observe Carey – Taylor – Mary Slesson – Elliot – Müller – Sophie, e saiba que o mundo precisa da luz dos crentes, pois o CHAMADO ainda é o mesmo – O CHAMADO É O MESMO – E COMO ESTAMOS?

----------------------------

Números de Carey:

26 igrejas, 126 escolas, escrituras traduzidas em 44 línguas, gramáticas e dicionários, jornal, seminários, erradicou o costume sati* de queimar as viúvas com os falecidos maridos (O cristianismo não pode tolerar a cultura quando esta se opõe à PALAVRA de DEUS); Dorothy (esposa morre 1807); os batistas de sua época não acreditavam na contemporaneidade da Grande Comissão - achavam que era para os apóstolos; 

Dorothy se opunha à ida de Carey às Índias com outro missionário John Thomas - se recusou a ir com seus 04 filhos pequenos (01 com 3 semanas), mas mudou de ideia (Inglaterra) - emoções abalas e ainda mais acentuadas com a morte de um dos filhos culminou na loucura e pela solidão mergulhou na loucura definitiva e posterior morte (1807 - 51 anos).

---

Willian Carey (Guilherme) pai das missões modernas

William Carey (1761-1834) - Filme: "Uma Chama Na Escuridão"

Sapateiro

---

“Se você espera grandes coisas, faça grandes coisas” (William Carey, 1761-1834). Considerado o pai das missões modernas, o pastor Carey começou a pregar sobre a universalidade do amor de Deus. Suas palavras pareciam vozes num deserto árido. No entanto, na noite do dia 30 de maio de 1792, ele pregou uma marcante mensagem numa reunião de pastores. Baseado em Isaías 54.1,2, ele desafiou os ouvintes com a seguinte frase-tema: “Se você espera grandes coisas, faça grandes coisas”.

Pregado em Nottingham.

---

*O sati, uma prática do Hinduismo com mais de 700 anos de tradição, normalmente é incentivado pela família do marido.

---

Isaías 53:12 "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu"

---

---

“Se você espera grandes coisas, faça grandes coisas” (William Carey, 1761-1834). Considerado o pai das missões modernas, o pastor Carey começou a pregar sobre a universalidade do amor de Deus. Suas palavras pareciam vozes num deserto árido. No entanto, na noite do dia 30 de maio de 1792, ele pregou uma marcante mensagem numa reunião de pastores. Baseado em Isaías 54.1,2, ele desafiou os ouvintes com a seguinte frase-tema: “Se você espera grandes coisas, faça grandes coisas”. Esta frase ficou famosa com um complemento: “Se você espera grandes coisas de Deus, faça grandes coisas para Deus”, que faz justiça ao pensamento de Carey.

Pregado em Nottingham.


ARA Isaiah 53:12 Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

Isaías

54:1 Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o SENHOR.

54:2 Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.

54:3 Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.

54:4 Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.

54:5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

54:6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus.

54:7 Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te;

54:8 num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.