Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Marcos 13:37

Marcos 13:37 O que, porém, vos digo, digo a todos: VIGIAI!

Estar alerta, acordado, pronto para um combate, senhor de suas faculdades.

Eis a expressão mais correta ou completa desta situação, quando de sua exposição acerca do final dos tempos, de sua escatologia.

Era necessário que, mais do que saber as épocas, era estar em estado de alerta, como a PALAVRA diz sobre a surpresa de um ladrão vindo para furtar ou roubar a casa.

Não há avisos, nem propaganda.

Quando se sabe de uma região violenta, o que se espera é que as pessoas se protejam mais, estejam precavidas, cerquem-se de cuidados para não sofrerem o dano da surpresa.

No caso de JESUS ensinando os seus, vigiar tem sentido de estar como as dez virgens prudentes, que abasteciam suas lâmpadas a fim de no cair da noite, não ficassem no escuro.

Isto nos põe um alerta: o que fazer?

Primeiro, estar preparado em oração constante, buscando em DEUS a sabedoria e a força para dias complicados e de surpresas.

Em segundo, estar em contato com a PALAVRA, que aponta sinais e nos traz discernimento acerca das ocorrências, e nos ajuda a saber quem são falsos mensageiros, quais os falsos sinais e de forma absoluta, conhecer o que DEUS diz sobre cada segundo de nossa vida.

Por fim, precisamos nos cuidar, para que no DIA, não saiamos como desesperados, tentando resolver coisas e buscar algo que nos ajude na manutenção daquele tempo, posto que abruptamente tudo ocorrerá.

Logo, medo, ansiedade, apavoramento, tensão, correrias de nada ajudarão, senão causar mais desconforto ao coração.

Se ELE disse que teremos dias complicados, nossa segurança deve estar NELE, que nos deixou meios de graça para nos fortalecermos, como o consolo da PALAVRA e a ORAÇÃO, que nos aproxima do SENHOR dos tempos.

Nada que possa o homem fazer vai impedir ou aliviar as lutas dos últimos tempos.

Vigiar para não cair em tentação, foi o recado a Pedro, a fim de que ele, vigiando, não fosse usado por satanás nem tampouco negasse a CRISTO.

Sendo surpreendido pelo sono de seus amigos, JESUS os alerta em vigiar.

Hoje, temos o mesmo chamado de CRISTO para os dias complicados.

De modo algum devemos dormir sem a ESPADA ao lado da cama (a BÍBLIA) e sempre com o escudo da fé, "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18).

Se temos uma certeza é que o NOIVO virá em breve, e sabendo que o anticristo, o diabo, nosso adversário, estará pronto a enganar, "se possível os próprios eleitos" (Mateus 24).

VIGIEMOS!


Provérbios 3:7

Provérbios 3:7,8 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.


Os conselhos da PALAVRA de DEUS inúmeras vezes apontam para que confiemos apenas NELE, jamais em nós.
Astutamente, nossa carne reage, considerando nosso entendimento de tudo como perfeito, anda mais quando nos apropriamoa das ciências para nos dar conhecimento.

No entanto, diz a PALAVRA que o princípio da SABEDORIA é o TEMOR a DEUS (Prov 9:10).

Entenda-se, cada coração, que é um risco confiar em homens e nas suas mentes: basta olhar de Adão para frente e perceber quantas vezes impôs o SENHOR disciplina à criação por causa das condições mentais às quais o homem se entregou (Rom 1).

Só damos as costas ao MAL se nos aproximarmos do BEM, ou seja,  da FONTE, a PALAVRA DE DEUS.

Ademais, cada ser humano prefere seguir seu próprio conselho, aquele que a BÍBLIA acaba chamando de "conselho dos ímpios", pois a natireza humana tende a não temer a DEUS e preferir coisas ligadas ao sustento do ego.

"TEME AO SENHOR" traz em si mesmo a realidade da submissão, sujeição ao SENHOR, a entrega total dos desejos do coração.

Mas pense: quem quer se submeter a ALGUÉM hoje?

CRISTO se sujeitou, por nós, até a morte na cruz, resultando num ensino eterno do que é "entregar o caminho ao SENHOR".

Aprendemos que nos tornamos dignos de CRISTO quando NELE caminhamos, negando-nos a nós mesmos, o que implica, em uma vida de temor a DEUS, reconhecendo-o como SALVADOR  e SENHOR.

Lembremos que nossa sabedoria para nada servirá se, ao final dos dias, confrontados pelo CRIADOR, formos os tais "loucos" (Luc 12:20), que tudo construíram e de nada serviu.

"Aparta-te do mal, tema a DEUS", pois esta será a única forma de repararmos o quão rica é a PALAVRA como CONSELHEIRA, e que quão MARAVILHOSO é o VERBO QIE SE FEZ CARNE para estabelecer um novo conceito de SABER e TEMOR, para que andemos diante do DEUS TODO PODEROSO.

CRISTO não morreu em vão, pois nos mostrou a SABEDORIA capaz de nos apresentar o PAI, e tudo obediente e incondicionalmente.

Olhe para a cruz e a veja vazia, pois a VERDADE nos liberta e nos faz passar distante de toda a condenação que a mente humana nos submete.

Comece e termine a vida com um princípio basilar: SABEDORIA DE DEUS - o resto é sabedoria humana.

O que faremos a partir de hoje?