Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2022

2 Timóteo 2:8

2 Timóteo 2:8 "Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho"

Lendo alguns textos bíblicos nestes dias, me deparei com muitos que tratam de Buscar na história bíblica as ações de DEUS sobre seu povo, contando aos nossos descendentes quem realmente ELE é e o que é capaz de fazer.

Na verdade, trata-se de testemunho.

E dar testemunho é enfatizar o que cremos, em quem cremos e por que razão cremos.

Se não contamos, a mente de todos será preenchida por outros dados.

Andando, sentado, em todo instante.

DEUS nos ordena que devemos ensinar e contar aos nossos herdeiros – com certeza, se não o fizermos, outros o farão, incutindo dados que não das mãos de DEUS.

Esta de fato é uma questão de preservação da fé.

Depende apenas de cada um de nós.

E a ressurreição é o ponto central de nossa vida com DEUS.

O que consta no EVANGELHO basta, pois se trata da história de CRISTO entre nós, além de ser o destino de todos.


Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. (Deuteronômio 6:7)


O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus. (Salmo 78:3-8)


Quando, no futuro, vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: - Que significam estas pedras?, fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias. (Josué 4:21-24)


Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.  5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.  6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. 10 Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; 11 e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.  13 O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás. 14 Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti, 15 porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. 16 Não tentarás o SENHOR, teu Deus, como o tentaste em Massá. 17 Diligentemente, guardarás os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou. 18 Farás o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, 19 lançando todos os teus inimigos de diante de ti, como o SENHOR tem dito. 20 Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? 21 Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o SENHOR de lá nos tirou com poderosa mão. 22 Aos nossos olhos fez o SENHOR sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito e contra Faraó e toda a sua casa; 23 e dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais. 24 O SENHOR nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje. 25 Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado. (Deuteronômio 6:3-25)

 

Símbolos de Fé

[1/4 21:29] Puck 🙂: *17. Como criou Deus o homem?*

Depois de ter feito todas as criaturas, Deus criou o *homem*, _macho e fêmea_; formou-o do pó, e a *mulher* da costela do homem; 

*#* ELE os fez almas viventes, racionais e imortais; 

*#* conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a *SUA LEI* escrita em seus corações e condições para cumprir;

*#* com domínio sobre as criaturas, contudo sujeitos a cair.

----------

Gen. 1:7, e 2:7, 32 e 1:26; Mat. 19:4; Ecl. 12:9; Mat. 10:28; Col. 3:10; Ef. 4:24; Rom. 2:14-15; Gen. 3:6, e 1:28, 3:1-19.


---------------

---------------


*20. Qual foi a providência de Deus para com o homem no estado em que ele foi criado, ainda sem pecar?*


A providência de Deus para com o homem no *estado em que ele foi criado* consistiu 

*#* em colocá-lo no *Paraíso*, para o cultivar, com liberdade para comer de todo fruto da terra; 

*#* pôs as criaturas sob o seu domínio;

*#* ordenou o matrimônio para o seu auxílio, quando diz para crescer e multiplicar; 

*#* concedeu-lhes comunhão com DEUS;

*#* instituiu o dia de descanso,;

*#* entrando em um pacto de vida com ele, sob a condição de obediência pessoal, perfeita e perpetua, da qual a árvore da vida era um penhor;

*#* proibiu comer da árvore do _conhecimento do bem e do mal_ sob pena de morte.

----------

Gen. 1:28, e 21:15-16, e 1:26, e 3:8, e 2:3, Exo. 20:11; Gal. 3:12; Gen. 2:9, 16-17.

[2/4 22:14] Puck 🙂: *21. Continuou o homem no estado em que Deus o criou no princípio?*


Nossos primeiros pais (Adão e Eva), sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, pela *tentação* de Satanás e *desejo* de seus corações, *transgrediram* o mandamento de Deus (pecaram), comendo do fruto proibido, e por isso *caíram do estado de inocência* em que foram criados.

------------

Gen. 3:6-8, 13.

------------

------------


*22. Caiu todo o gênero humano na primeira transgressão?*


O pacto sendo feito com Adão, como *representante*, não para si somente, mas para *todo o gênero humano*, os descendentes dele, pecou nele e *caiu com ele* na primeira transgressão.

------------

At. 17:26

Gen. 2:17

------------

------------


*23. A que estado ficou reduzido o gênero humano por essa queda?*


Essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria.

------------

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

------------

Romanos 5:12

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Romanos 3:23

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

[4/4 16:21] Puck 🙂: *_MAIS ENSINO!_*


*24. Que é pecado?*

Pecado é qualquer falta de conformidade com a *lei de Deus*, ou a transgressão de qualquer *lei por Ele dada como regra* a todos os seres humanos.

Romanos 3:23; 

1 João 3:4; 

Gálatas 3:10-12.


*25. Em que consiste o pecado desse estado em que o homem caiu?*


O pecado desse estado em que o homem caiu *consiste na culpa do primeiro pecado de Adão*, na falta de retidão na qual este foi criado e na corrupção da sua natureza pela qual *se tornou inteiramente indisposto, incapaz e oposto a todo o bem espiritual e inclinado a todo o mal*, e isso continuamente: o que geralmente se chama *pecado original*, do qual precedem todas as transgressões atuais.


Rom. 5:12, 19 e 5:6, e 3:10-12; 

Efésios 2:3; 

Romanos 8:7-8; 

Genesis 6:1; 

Tiago 1:14-15; 

Mateus 15:19.


*27. Qual é a miséria que a queda trouxe sobre o gênero humano?*

A *queda* trouxe sobre o gênero humano a *perda da comunhão com Deus*, o seu desagrado e maldição; de modo que *somos por natureza filhos da ira*, escravos de Satanás e justamente *expostos a todas as punições, neste mundo e no vindouro*.


Genesis 3:8, 24; 

Efésios 2:2-3; 

2 Timóteo 2:26; 

Lucas 11:21-22; 

Hebreus 2:14; 

Lamentações 3:39; 

Romanos 6:23; 

Mateus 25:41, 46.

[6/4 13:51] Puck 🙂: *27. Qual é a miséria que a queda trouxe sobre o gênero humano?*

_A queda trouxe sobre o gênero humano a *perda da comunhão com Deus*, o seu desagrado e maldição; de modo que somos *por natureza* filhos da ira, escravos de Satanás e justamente *expostos a todas as punições*, neste mundo e no vindouro._

Gen. 3:8, 24; 

Ef. 2:2-3; 

2 Tim. 2:26; 

Luc. 11:21-22; 

Heb. 2:14; 

Lam. 3:39; 

Rom. 6:23; 

Mat. 25:41, 46.


*28. Quais são as punições do pecado neste mundo?*

_As punições do pecado neste mundo são: ou interiores, como cegueira do entendimento, sentimentos depravados, fortes ilusões, dureza de coração, remorso na consciência e afetos baixos; ou exteriores como a maldição de Deus sobre as criaturas por nossa causa e todos os outros males que caem sobre nós em nossos corpos, nossos bens, relações e empregos -juntamente com a morte._

Ef. 4:18; 

Rom, 1:28; 

2 Tess. 2:11; 

Rom. 2:5; 

Isa. 33:14; 

Rom. 1:26; 

Gen. 3:17; 

Deut. 28:15; 

Rom. 6:21, 23.


*29. Quais são as punições do pecado no mundo vindouro?*

_As punições do pecado no mundo vindouro são a *separação eterna da presença consoladora de Deus* e os tormentos mais penosos na alma e no corpo, *sem acabar jamais*, no lago de fogo, do inferno para sempre._

II Tess. 1:9; 

Mar. 9:47-48: 

Luc. 16:24, 26; 

Apoc. 14:11.

Lucas 15

Lucas 15:12  Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe.

Lucas 15:20  E, levantando-se, foi para seu pai.

Lucas 15:21  E o filho lhe disse: Pai, pequei...


Este ensino de JESUS vai nos remeter a uma consciência sobre nossas escolhas

E é claro, tem lições muito profundas a serem retiradas.

A começar pelos versos escolhidos, vamos notar que foi opção do jovem sair de casa, entendendo ser alguém preparado para a vida, e pronto para a independência.

Mas a realidade apresentada foi diferente do planejado.

Saiu e quebrou a cara, e percebeu, pela comparação dos ambientes e de suas escolhas, a burrice e imaturidade da troca da casa pelas companhias e amizades, que em nada lhe serviram.

Não dá para pensar somente numa relação parental.

Mas precisamos projetar tal ensino em relação as demandas dos nossos corações, quando saímos dos átrios da casa de DEUS e passamos a viver em um mundo falido, e que nos levará à ruína.

Não podemos ser ingênuos em pensar que a parábola é de efeito imediato - levou tempo para todos os acontecimentos - o estrago foi imenso.

E no meio de tudo isso, a mente acaba escravizada, iludida até que se depara com o horror.

A escolha segunda deste jovem, após perceber a furada que se envolveu, está no verso 15:20, quando se levanta e segue em direção ao pai.

De novo, seria ingenuidade pensar que JESUS estava tratando apenas de uma ocasião natural de seu tempo.

Aqui ELE mostra que podemos voltar, que temos que voltar, e há tempo, enquanto respiramos para voltar.

Veremos que não esperou seus dias de velhice e nem guardou seu orgulho, mas "caindo em si", tomou outra decisão.

Eis a questão a ser considerada por todos nós: para onde nossas escolhas estão nos levando?

Para perto ou longe do PAI?

Quanto tempo já estamos sem provar do ambiente de SUA CASA e estamos nos satisfazendo em nossos deleites pessoais?

Quando escolhe voltar, tem uma atitude que esquecemos ser de muita importância: dizer que errou, assumir que errou, mostrar que se voltou, é porque se tocou da besteira toda, e simplesmente não se envergonhar de estar em CASA de volta.

Muitas vezes temos, diante dos olhos de amigos e outros, a vergonha de dizer qual nossa real identidade com JESUS, temendo críticas e até mesmo perdas.

Mas qual de fato é nosso valor?

Qual será nossa decisão?

Após se agregar aos seus amigos, e está consumada a sua péssima escolha (15:15).

Após a tristeza em reconhecer sua burrada, diz a si mesmo: "Pai, pequei contra o céu e diante de ti" (15:18). 

E temos que entender, começa dentro de dele tanto as boas como as más escolhas: "Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi" (15:18).

E a mensagem final sempre será que longe da CASA do PAI o cheiro será de perdição, erro e pecado (15:32).

Isso tudo definirá como e onde chegaremos e onde passaremos nossos dias finais aqui na Terra e depois, na eternidade.

Reflita sobre esta verdade.