Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Filipenses 2:12-13

Filipenses 2:12-13 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

 

Uma ação interessante do Apóstolo Paulo.

Começa numa elevação da relação entre os crentes, mostrando a questão da UNIDADE da alma e da mente, a fim de que partidarismos que destroem a COMUNHÃO sejam postos por terra.

Para mostrar que a UNIDADE pode ter seu efeito benéfico, vamos aprender com o MODELO ideal que é JESUS, que vem até nosso encontro, sem levar em conta nossos pecados, e morre por nós.

Muitas vezes esquecemos que JESUS disse: “tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mateus 7:5).

Quando pensamos em UNIDADE, pensamos em CRISTO, e quando pensamos em CRISTO, temos que obedecer e ceder, a fim de nos tornarmos “padrão aos fiéis”.

O pecado dilacera o olhar do outro, trazendo danos muitas vezes irreparáveis.

Por isso devemos pensar em tudo.

O “desenvolvimento da SALVAÇÃO” vai trazer sobre nós a maturidade, para que entremos na COMUNHÃO de forma a perceber o outro e trazer crescimento a todos e conectados com AQUELE que tudo realiza.

Se é DEUS quem efetua o querer e o realizar, então devemos entrar nesta importante exortação sem medo, de saber que podemos ser bênção e amar nosso irmão, a fim de atestarmos nossa ligação com JESUS e nosso PAI.

DEUS efetua, nós obedecemos, e como disse Jó: “bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” – confie NELE e AME como ELE AMOU!

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (2:3).


2 Timóteo 4:17-18

2 Timóteo 4:17-18 “ Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! ”

 

Nossa relevância na pregação e testemunho estão condicionados à presença do SENHOR, que é o OBJETO CENTRAL destes.

Quando penso na PREGAÇÃO o meu primeiro passo é consultar a DEUS a fim de saber o que devo estudar.

Não inibe o estudo quando consultamos ao SENHOR, mas nos traz maior capacidade de entendimento da MENSAGEM.

Muitos se apoiam apenas nas letras e se servem delas, mas o grande segredo é estar conectado com o AUTOR da OBRA, dono das mentes e QUEM sabe o que o público precisa ouvir.

Estar sensível à VOZ DIVINA não é piegas, mas mostrar que depende DELE.

Paulo viaja neste universo em seus textos inspirados e leva esta segurança ao leitor primário, Timóteo (1:2).

Hoje os pregadores tentam se valer de toda forma de estratégia e acabam alcançando alguns objetivos, mas o OBJETIVO primordial da voz de um pregador é alcançar corações e assim transformá-los em novas vida para JESUS e não para si mesmos ou suas comunidades.

Paulo, em meio às suas tribulações assegura o servo Timóteo que cumprirá seu papel para GLÓRIA DE DEUS e que seu novo LAR o espera, sabendo que opositores não estão brincando com ameaças.

Por isso ter a certeza do que se vai falar, a quem se falará deve ser alvo de muita intimidade com DEUS, oração e preparo.

Esta “assistência do SENHOR” a quem é fiel a ELE, produzirá humildade, coragem na humildade, e força para ser humilde comunicador.

Não podemos levar os assuntos do REINO na carne e na capacidade exclusivamente humana – não renderá tributos ao SENHOR.

Somos chamados para “glorificar a DEUS” e isto não é absurda sonorização do coração, mas o saber de QUEM será glorificado.

Pense nisso ao sair para fazer uma pregação ou estudo.


João 15:5

João 15:5 "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"

 

Devemos reconhecer que nada somos e jamais seremos sem a presença de JESSUS e de nosso PAI CELESTE.

O ser humano quer andar independente num terreno que ELE criou e gerou para louvor da SUA própria GLÓRIA.

Fomos gerados por ELE, plantados por ELE e somos mantidos diariamente por ELE.

Alguns acham que fazem a sua parte por ser sua ação independente do SENHOR, mas esbarram na fé em si mesmos, quando na verdade TUDO depende em cada detalhe do nosso CRIADOR.

Tão felizes seríamos se déssemos a honra ao nosso SENHOR.

Pense: das melhores realizações às mais insignificantes, ali está a SUA MÃO.

O homem recebeu a ciência como DOM de DEUS.

A usa e acaba sentindo-se DEUS por poder dizer da vida e da morte.

Mas nenhuma folha cai sem as ordens do SENHOR, ainda que simplista seja acreditar nisto.

A caridade que fazemos, o aplicar a LEI DIVINA em nossas ações, ser generoso, ser correto, ter caráter podem parecer que são atributos humanos, mas saiba: DEUS sabe todos os segundos de sua vida e como Paulo diz, aos insensatos, deixa-os para acreditarem nas suas próprias fábulas.

Como é bom dar frutos e seguidos de GRATIDÃO a QUEM determinou tal VERDADE.

Somos chamados para as boas obras, em CRISTO.

Uma boa obra sem CRISTO e nada, ainda que possa servir de uma “graça comum” – como a chuva que vem e se derrama onde DEUS quer.

Videira e ramos é uma figura de dependência.

Se cortados, secam-se.

Se NELE, muito fruto para GLORIA DO SENHOR é gerado.

E isto determinará quem somos NELE, por ELE e para ELE.

Fruto determinante é estar na VIDEIRA VERDADEIRA, pois a árvore deste mundo só produz engano.

Pense em como tem feito suas obras, como tem sido conhecido, e quanto fruto tem produzido para glória do PAI.


Romanos 12:3

Romanos 12:3 "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um"

Forma-se uma sociedade extremamente perigosa e o agente deste perigo é o ego.

Nestes dias últimos notaremos algo que penetra a sociedade num misto de vaidades e prepotências - homens e mulheres tentando se “empoderar”, uma terminologia inútil e ilusória e ao mesmo tempo a sentença.

Se fosse apenas um lance de busca de elevação da autoestima até se entenderia esta camuflagem, uma filosofia antiga que toma conta e se reveste de terminologias perigosas, trazendo às pessoas a intimidação pelo "quem sou e o que serei, e nisto meu degrau está acima do seu não importando que seja você".

O velho "bullying" agora adquire faces de uma crueldade institucional, numa cortesia do diabo, que numa visão de si mesmo além do que devia, acabou na sua própria lápide.

Vaidades e egocentrismos loucos.

Paulo na sua carta aos romanos se depara, ainda no primeiro século, com as personalidades extremamente cheias de si e neste universo das ideias se transformando em ações, recorre ao verso que inicia esta breve meditação.

"Não pensar além do que deve sobre si mesmo" não significa não ser o ser que devemos ser, mas entender a vida com algo leve, que tem seus percalços, suas lutas e derrotas misturadas com vitórias, frutos da existência.

O segredo é pensar que somos uma unidade inseparável onde precisamos olhar os aflitos e amar, de sabermos que somos tão vulneráveis quanto o que padece, mas acima de tudo, olhar tudo como seres conectados, corpo vivo que não pode morrer, mas que, se morrer, teremos a sensibilidade de que parte de nós morreu.

Ah, quisera fôssemos como o PERFEITO CRISTO que abraçava e sentia a dor do outro com a ternura de um DEUS VIVO.

Isto é possível, pois a BÍBLIA nos impacta e nos estimula – apenas faça!

 

Leia o resto dos versos que seguem aquele mencionado acima: 4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. 9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.