Pesquisar este blog

sábado, 29 de fevereiro de 2020

FEVEREIRO 2020


Lucas 17:15 "E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus..."

Entre os seres humanos há níveis de gratidão. Estamos acostumados a pedir, a clamar, a buscar recursos no SENHOR.
Muitas vezes, já em estado crônico, apelamos aos brados por um milagre que nos faça bem. Porém, pessoas se distinguem neste processo de gratidão. Se distinguem porque ao invés de lembrar daquele que o beneficiou, prefere viver a emoção do benefício. Naquele dia eram dez, hoje são milhares. A volta do homem curado, não somente mostrou seu caráter, mas fez-lhe alguém capaz de se lançar aos pés do SENHOR numa demonstração de reconhecimento e humildade. Ir aos pés do que o beneficiou era muito mais importante naquela hora, pois sendo um samaritano, possivelmente o sacerdote não lhe fosse tão simpático. Seu sacrifício real foi de agradecer a quem de fato estava acima dos sacerdotes. Fé para ir adiante.
Fé para parar. Fé, para olhar para trás. Fé para perceber que ninguém merecia mais louvores que Jesus. A fé fundida à gratidão. Lançou-se ao solo com o rosto em terra... Hoje é tempo de olhar para Jesus, nosso SENHOR, e nos lançarmos aos seus pés, dando a ELE graças por nos ter alcançado, nos ter feito filhos e nos deixado servi-lo. Por isso a ELE seja a glória.




Apocalipse 2:11,21 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas... Dei-lhe tempo para que se arrependesse..."

Ouvir para? Aprender, praticar e servir. Ouvindo uma palestra sobre obediência, entendemos a importância das motivações para se obedecer. Saber ao que se obedece, conhecer bem a quem se obedece e saber que obediência também é questão de princípios. De boa intenção há muita gente pronta a fazer.
Mas seguir determinadas regras sempre é bom. Um dos exemplos para prestarmos atenção é quando a boa intenção de proteger a Arca de uma queda leva um servo à morte. Não importou a Deus se a intenção era boa. Importava que para se trasportar a Arca haviam uma série de critérios a serem obedecidos. Noutro momento, sobre não deixar despojos para trás, Samuel adverte Saul de suas intenções e de seu povo em guardar alguns bens e pessoas, quando Deus os havia ordenado de não preservarem absolutamente nada. Quebra de princípios. Por isso precisamos saber qual a voz e o desígnio divino. Estarmos com os ouvidos claramente atentos. Com atenção máxima. Sem nos iludirmos com sopros de vozes contrárias à voz de DEUS. Satanás está pronto para bagunçar as mentes com suas más intenções. O Espírito é claro na mensagem. O tempo é determinado por Deus. Precisamos ouvir o chamado ao arrependimento de nossas precipitadas atitudes, somar forças com quem de fato serve a DEUS, o mesmo DEUS. E seguir para o propósito ao qual DEUS nos chamou. É hora de ouvir. A mensagem é para a igreja do Senhor.

2 Crônicas 7:20 "Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos"

Porque muitas vezes riem de nossa fé? Porque deixamos de mostrar a quem servimos com nossas atitudes e palavras. Virar motivo de deboche de quem não é da família de Deus mostra que em algum momento abandonarmos a essência de nossa fé. Os mandamentos foram lançados no chão. O NOME foi lançado no chão. Nos tornamos sal sem gosto. Abrimos mão da PALAVRA. Deus adverte em sua PALAVRA os motivos pelos quais podemos nos tornar motejo, como palhaços num palco a serem motivos de risos e até mesmo vergonha. A Salomão ELE diz que enquanto estiver seguindo os ensinos DELE, nada de mal ocorrerá. Advertências sempre são avisos amigáveis para o arrependimento. A expressão arrancarei bate com o fato da expulsão de Adão do Jardim. Quem ensina? DEUS. Quem adverte? DEUS. Quem executa a sentença? DEUS. Portanto ouça o ensino: se saiu do prumo, arrependa-se e volte; se pecou, mude. Se DEUS advertiu, caia em si. E se prepare, pois se não houver mudanças, fiel é DEUS para cumprir promessas. E neste verso a promessa está bem clara.




1 João 2.12 "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome"

Jesus é o NOME que está acima de todo nome e sob o qual todo joelho se dobrará. Ao olharmos para a figura da Árvore da Vida de Genesis e o livro de Apocalipse se reportar à mesma questão, ou quem sabe, percebermos que sobrr a cruz maldita estava o Rei e SENHOR de todos, compreenderemos porque este NOME é digno de abri o LIVRO, de tirar os selos, de se colocar como a PORTA, de BOM PASTOR, de Senhor dos senhores. Quem mais pode oferecer perdão ou pagar substitutivamente pelo pecado de todos os homens? JESUS de Nazaré é este que pode manifestar o AMOR real, de um REI que tem sob seu governo todo o universo. AMOR este que representa o mais precioso tesouro dos céus. A REVELAÇÃO do perdão está aberta aos filhos de DEUS. Ao que confessar JESUS como SENHOR de sua vida. Aos que o receberem em seus corações. ELE e somente ELE pode trazer perdão e anular a culpa dos eleitos de Deus.




Jeremias 22:29 "Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor"

Nossa meditação de hoje passa por um chamado divino a seu povo. Povo que o abandonava por motivos diversos e desprezava seus mandamentos. Quando Salomão termina as obras da Casa de Deus e de seu palácio, recebe um aviso sobre humilhar-se diante de Deus, deixar seus maus caminhos e se arrepender com oração e jejum. No texto ainda mostra que as pessoas iriam passar e se perguntar porque o SENHOR abandonou seu povo. Deus chama, através do profeta, a atenção de seu povo em referência ao próximo: "Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar" (Jeremias 22:3). Vemos um eco deste aviso em Tiago, quando se refere a órfãos e viúvas. Orações vazias. Homens vazios, fariseus que não estavam atentos ao povo, somente a si mesmos. A aliança pressupõe claramente o cuidado com o semelhante. Precisamos ver cuidadosamente este assunto, pois abandonar a Deus pode estar sendo algo relacionado com nossa negligência ao próximo. O texto abrange isto da seguinte forma: "Porque deixaram a aliança do Senhor seu Deus" (Jeremias 22:9). Aliança de Deus inclui nossos irmãos. O mundo nos conhecerá pelo amor que dedicamos uns aos outros. Em Atos vemos os helenistas atacarem os cristãos com críticas pelo abandono dos seus, tal a importância do cuidado e do servir. Sirvo a Deus que não vejo, quando sirvo ao próximo que vejo.
Mateus 6:4 "e teu Pai, que vê em secreto"
Mateus 6:18 "e teu Pai, que vê em secreto"

Ao tratar da aparência, das obras, dos atos devocionais, da oração e do jejum, JESUS vem com seu conselho ensinando que devemos ser diferentes dos fariseus ou daqueles que gostam de mostrar seus atos diante dos homens. Lança mão de dicas preciosas para uma vida piedosa diante de Deus e dos homens. Conheceremos as intenções humanas pelos olhos. Se bons ou maus, as expressões serão notadas nas ações e palavras. O quarto solitário é onde nos desnudamos diante do REI da Glória, do CRIADOR dos céus e da Terra. Desde o Antigo Testamento percebemos o chamado para um Deus que tudo vê, tudo sabe e tudo faz. Nossas ações e palavras são conhecidas antes mesmo que homens vejam.
Portanto, o que aprendemos é que nosso PAI que nos conhece, que nos vê em secreto, que sonda nosso coração, este mesmo será aquele que aprova ou reprova o que somos ou fazemos, muito mais quando se trata da oração e do jejum - eles expressam nossas intenções. Cuidemos daquilo que sai, pois nosso coração está onde estão nossos valores - se apenas nas aparências ou naquilo que é essencial à fé.



Hebreus 10:32 "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições"
A perseverança é uma forma de adentrarmos ao mundo das ideias e dali retirarmos nossas motivações. Ao sermos chamados para servir de testemunhas do Evangelho, veio junto a esta condição de que passaríamos por aflições, palavra esta do próprio SENHOR JESUS. Se perseguiram a ELE, perseguiriam a seus seguidores. Quando recebemos o Espírito Santo, este não estava relacionado com covardia ou timidez, mas com a intrepidez. Trazer à memória é fortalecer os passos num caminho de pedras e calor intenso, porém de galardão inigualável. Olhar para Cristo nos faz olhar para a cruz e perceber o quanto ELE sofreu para nos salvar. E a mesma iluminação agora é necessária para não retrocedermos, não desistirmos e renunciarmos às dores e medos. Paulo afirma ter guardado a fé e cumprido a carreira, e sabia que a partir daquela hora a coroa da vida lhe estava reservada. Lembremos que os que retrocedem não terão parte no Reino de Deus. VIVEMOS pela eternidade que nos foi reservada. Aqui, bem... este tempo é curto e apenas peregrinamos. Somos cidadãos dos céus. Não precisamos de enigmas e mistérios senão de lembrarmos que muitos passaram por aflições e tiveram bom ânimo. Tenha bom ânimo. "Seja forte e corajoso".  Apenas confie.

Efésios 6:10 "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder"
De repente nos vemos presos pelos medos, pelas questões que invadem a alma e por coisas que não estão sob nossa capacidade para resolver. Comumente as pessoas estão lançando uma teoria do "faça, você tem capacidade". Mas sabemos que não é assim. E quando nos deparamos com tudo ocorrendo de forma diferente - o caos se instala. Somos frágeis. Quem pode acrescentar um dia em sua própria existência? O ar que respiro é propriedade do Criador. O chão que piso é solo criado por quem gerencia os planetas. Quando entendemos nossa incapacidade, entramos no mundo de Deus. E creia: dele vem a força para viver. Somente nele podemos confiar. Como diz o salmo 131: "nos encontramos em seus braços como um pequenino que se entrega ao colo de sua mãe"... Não temos nada de nós mesmos e devemos entender isto. E ter nossas mentes e vidas fortalecidas na FORÇA do poder divino. Porque DELE e NELE subsistem todas as coisas, inclusive cada um de nós. Precisamos do SENHOR e de sua FORÇA vital, pois nos soprou ainda ao ventre materno para que tivéssemos vida. Sua FORÇA me fez viver. Sua FORÇA nos faz viver. A antiga canção dizia "quem pode livrar como o SENHOR, ELE é poderoso pra nos guardar..." Confie no SENHOR. ELE tem poder.


Marcos 4:38 "Mestre, não se te dá que pereçamos?"
Muitas vezes as situações mostram mais a nossa natureza do que na verdade o caráter divino. Num momento de tempestade, estando o SENHOR diante deles, nada mais precisaria. As irmãs de Lázaro estavam mais conscientes disso quando diziam "se estivesses aqui".  O que é uma gota de água para quem criou o Oceano? Que é uma chuva para quem domina os ventos? Toda criação está sujeita ao senhorio de Cristo. E mais, diante dele, inclusive o inferno se dobra. Há algum impossível para nosso SENHOR? Não. Qual o tamanho de seu problema? Agora que já mensurou, veja que tamanho é sua confiança em Jesus Cristo. Comparou? Pois é... Você ainda acha que ELE não se importa com você? Apenas pense que no dia que for para as muitas águas inundarem seu barco, é porque chegou o dia. Pode ser que precise olhar para ELE e andar nas águas. Ou mostrar que seu discipulado te ensinou a nadar. E numa hipótese detestada por todos, poderá ser seu dia de encontrar Jesus na glória. Ou seja, qualquer que seja a situação, todas estão sob a tutela do SENHOR. Vamos ver o que as águas reservam a cada um de nós. A única coisa que não deve gerar é timidez e covardia. Servimos ao Deus verdadeiro e a seu Filho.


Salmos 16:11 "na tua presença há fartura de alegrias"
Em tempos de carnaval onde a "alegria" é exaltada a qualquer preço e por qualquer motivo, pessoas mergulham nas ilusões. Amores que não sobem as serras, paixões desenfreadas, corpos soltos a celebrar a sensualidade e exposição vazia. Assim a humanidade celebra a alegria de forma que ela se acaba logo depois. Sem esquecer que bebida e drogas, sexo livre e cheio de perigos, pessoas numa frenética busca de músicas que exaltam a carne e a falsa satisfação. Impressiona, de alguma maneira, pessoas que se dizem religiosas presentes nestes ambientes. Se CRISTO satisfaz e é a alegria suficiente, e sua lei fonte de prazer: porque estas pessoas vão a estes lugares? Bem, como fruto da pregação deste domingo posso afirmar uma coisa: “deixaram ou abandonaram o primeiro amor”. A igreja sofre com o assédio do inferno. E alguns abrem mão de seus valores bíblicos e caem na festa carnavalesca. A chamada divina vem dizendo que se arrependam e voltem. Senão... não terão parte com a VIDA PLENA na eternidade. Hoje é o DIA que o SENHOR fez. A alegria verdadeira está NELE. Fora DELE nada há que traga alegria genuína. DEUS tem fartura de alegria para os que o buscam e vivem na SUA presença. Busque a verdadeira alegria. O ESPÍRITO SANTO fará isto aos FILHOS de DEUS. Quem não é jamais entenderá esta palavra.


Mateus 24:4 "Acautelai-vos, que ninguém vos engane"
Nestes dias complicados, cheio de engano e mentira, traição de pessoas, irmão machucando e traindo irmão, famílias sendo mortas por familiares dela mesma, igrejas não passam imunes ao engano do diabo, do pai da mentira. Os dias são estranhos. Aqui JESUS alerta sobre falsos profetas e falsos cristos. Mostra que sob chamadas para verem se era JESUS mesmo, ELE diz: "não vão!" Mostra que mentirosos surgirão para enganar (se possível os eleitos). Mergulhamos em dias de muita mentira e de muitos falsos profetas. Alguns até dizendo ser CRISTO. Temos muita mentira que já penetrou no meio da igreja, a ponto de, aos que pregam a VERDADE, serem ridicularizados como conservadores. Qual o caminho a seguir? Porém os enganos e enganadores não sossegam até que vejam os eleitos confusos. Veja o número de religiões e seitas. E as igrejas históricas sendo assediadas por "ensinos de demônios" e "fábulas de velhas caducas". Enganos estarão presentes cada vez mais. E tudo que desvia o culto que é para DEUS unicamente e para seu CRISTO deve ser banido dos nossos olhos e corações. Por isso será fundamental levar a sério o versículo: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (salmo 119:11). Cuide-se, pois o "diabo está em derredor" e "sujeite-se a Deus, resistindo ao diabo".


Mateus 24:6 "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim."
Dos boatos e das realidades estamos cheios. De fatos que nos impelem ao medo também. A cada nova batalha entre nações, pestes entre povos, doenças invadindo fronteiras, corrupção sem controle, tudo nos causa temor, medo, ansiedade. Quando a PALAVRA diz é necessário que ocorra, podemos descansar em DEUS, lembrando uma "cola" de texto que os "planos não serão frustrados", que "tudo tem um tempo e propósito" e que "todas as coisas cooperam". Assim trazemos à memória que o SENHOR está de fato cuidando de tudo, mesmo no contexto mais absurdo aos nossos olhos. Despertamos nosso gosto em servir ao CRIADOR de todas as coisas. ELE não é como ídolos que não falam mesmo tendo boca. Nem ao menos como deuses falsos como muitos adoram. E pensando numa conclusão, podemos dizer como é fraca a intencionalidade humana de projetar paz e saúde, quando a profecia afirma que "é necessário acontecer". Portanto sirva a DEUS, ELE é a única segurança para agora e para a eternidade, quando tudo for "derretido".



João 17:17 *"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade"*
Observando diversos movimentos que buscam avivamento neste nosso país, devo considerar válido o pensamento de que de fato o SENHOR está interessado nesta nação. Há muitos anos, na escola, lia e ouvia professores falarem que o Brasil seria o celeiro do mundo. Eles tinham em mente a vasta natureza disponível e a amplitude territorial, solo fértil para produzir. De repente, algumas vozes começaram a projetar a nação como um solo fértil para missões. Muitos críticos e muitos adeptos. E sinceramente não importa. Um galileu mexeu no passado, chamando doze homens para uma missão. E vejam onde chegou. Porque? Porque a base de tudo é a PALAVRA DE DEUS. Sem ela não há obra. Sem ela não há vida eterna. Sem ela nem fé se terá. JESUS pede ao PAI que ELE os santifique na VERDADE que é a PALAVRA. Sem ela não tem separação do mundo. Ela guia pelas veredas de justiça. Ela aponta o caminho sendo lâmpada para os pés. Ela deve ser fonte de meditação noite e dia. Deve morar no coração para impedir o pecado. Estar no mundo com a PALAVRA é estar protegido de todas as chagas e dardos do diabo e de todos os prazeres que ora nos assediam. Avivar sem PALAVRA é o mesmo que achar que um automóvel sem combustível pode rodar por longas estradas. Todo este movimento só terá ligação com o céu se de fato a PALAVRA fundamentá-lo. Que o Brasil ame a PALAVRA e assim se desperte para amar a DEUS acima de tudo e de todos, e obedeça aos mandamentos, para que seja de fato um CELEIRO saudável.



Hebreus 12:2 "Olhando para Jesus"

Quando começamos o capítulo doze da carta aos hebreus, vemos um relato "de tão grande nuvem de testemunhas", sobre pecado correlacionado, sobre a paciência para caminharmos. Certo é que temos uma história construída por gente "das quais o mundo não era digno". Mas ao adentrarmos o capítulo dois, a PALAVRA aponta certeira para alguém que está acima de todos, a que se refere inúmeras vezes o presente livro: JESUS. E a resposta está no mesmo verso dois, quando mostra ser ELE o AUTOR e CONSUMADOR da nossa fé. Evidencia sua obra na cruz. Muitos morreram pelo Evangelho. Pelo testemunho do mesmo. Mas ninguém morreu por pecadores e de forma a limpar a culpa de tantos. Ele estava antes da criação, o Verbo Eterno. Estava na criação. Estava imerso na criação. Se fez carne junto à criação. Morreu por gente que era criação. Ressuscitou ainda dentro do ambiente da criação e foi visto assunto aos céus, obras de suas mãos, ou seja, criação. Voltará, por ser SENHOR de toda criação, para salvar parte da criação que redimiu, por quem se entregou. Então ao olharmos para tão grande nuvem de testemunhas, teremos nesta, parte a criação. Mas ao olharmos para o CRISTO CRIADOR, não somente teremos testemunho, mas o Cordeiro do testemunho, o profeta do testemunho e o sacerdote do testemunho. Por isso é Autor e Consumador da nossa fé. Fé sem Cristo, é vã. É algo incompleto. Por isso seguimos este conselho da Palavra: olhar firme para JESUS. Pois, como diz Paulo: por Ele, por meio Dele e para Ele... somos nós mais do que criaturas: somos filhos.
Apocalipse 19:1 "Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus"
Apocalipse 19:10 "Adora a Deus"

O profeta Jonas (2:9) já afirmava esta verdade sem a necessidade do êxtase joanino em Patmos. Mas os tempos de chamada ao povo nunca passam. Deus alerta seu povo e a humanidade que ninguém deve receber a honra devida somente a ELE. Afinal, quem estava na direção de arte da criação de tudo? Quem era o responsável por falar e as coisas ocorrerem? Somente Deus. E quando falamos que a salvação se origina nele, devemos nos lançar aos seus pés, e como servos fieis reconhecer sua dignidade e grandeza (salmo 115). O apelo revelacional do Espírito aos homens é que devemos adorar a Deus. Somente nos entraremos na CEIA das BODAS DO CORDEIRO se apenas a ELE dermos a glória. Inclusive pela salvação. É o que Paulo ensina aos efésios (2:8-9), para que o mérito seja somente do SENHOR. O DIA está às portas e Deus quer que sejamos bem-aventurados e assim participemos alegremente, com todo regozijo deste encontro precioso, posto que a NOIVA (sua igreja) foi salva e lavada por JESUS para entrar neste descanso, que é precedido de encontros de alegria e gozo. Os céus nos aguardam para a festa. CELEBREMOS aqui a VIDA que NELE recebemos, para que, como uma esposa apaixonada à espera de seu amado, sejamos assim nesta hora de vermos as portas abertas para a eternidade com o NOIVO. Eis que ELE está à porta e bate... abra!



Colossenses 2:20 "Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo”

Interessante este período de carnaval para muita gente. De um lado, pessoas que um dia professaram uma fé cristã e que agora se entregam aos prazeres carnavalescos, contrariando tudo que fizeram voto. O que falta? Temor de Deus. De outro lado, o velho asceticismo, porque não chamar de eloquência do ego, em tentar justificar-se, após alguns dias misturados com toda sorte de atitudes contrárias à Palavra de Deus, que dizem conhecer, e depois fazer um ato de quarentena, como se o pecado fosse uma doença. E é... e mata. Porém o mesmo pecado combatido com cinzas, quarentena e outros tipos de atitudes, naquele dia de suas práticas passam como se natural fosse... e não é. Mentimos a nós mesmos pensando conseguir ludibriar ao SENHOR. Mas não... e isto, na vida cotidiana se repete: as pessoas cometendo pecados e pensando que pelo não ver alheio, DEUS não vê. Vê... e pune. De várias formas. Bem, a questão é: como mudar esta realidade? A resposta vem da Bíblia: “Sujeitar-se a DEUS”... esta é a proposta. Se nascemos de novo, devemos viver como novas criaturas. Devemos mortificar a carne. Devemos de fato lutar contra nossos mais profundos desejos, negando a nós mesmos e deixando da hipocrisia plantada pela falsa religiosidade. Pensamos que ações de “confissão” são proveitosas na vida cristã. Não... precisamos rever isto com urgência, deixar o pecado que nos assedia, segundo nossos desejos, e andar na luz e pensar nas coisas do Alto. Senão, passaremos uma vida religiosa ilusória e sem temor a DEUS.



Filipenses 2:9-11 “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”



Isaías 46:1 “Bel se encurva, Nebo se abaixa”

Estes nomes de Isaías mostravam referência da força e do poder do Antigo Testamento, que foram usados para disciplina das nações. Babilônia se exaltava pelo seu poderio e por sua potencial capacidade de conquistas. No decorrer dos anos percebemos que satanás tem esta forma de exaltação de si mesmo por angariar povos e nações para sua mais ousada tarefa: destruir as obras de Deus. Porém, tanto Nebo, Bel ou satanás não se colocam atentos para seu papel de servidão diante do REI dos reis e SENHOR dos senhores. Eles não abrem sua mente porque DEUS os usa como quer. Utiliza-se das suas incapacidades para justiça para trazer para SI MESMO o que LHE interessa. Neste ponto adentramos ao Novo Testamento, local que percebemos a extinção de todo poder de Bel e Nebo, e na cruz e ressurreição, sobre o próprio satanás. Vemos o Novo Testamento exaltar quem de fato é SENHOR de tudo. Não há como negarmos a derrota da Babilônia nos séculos passados. Quando olhamos para estúpido Nabucodonosor todo entregue ao solo comendo grama, percebemos que DEUS usa outros meios para lhe mostrar quem manda na TERRA. Ao olharmos o NOME acima de todo nome, e que os demais nomes (todos) se dobrarão a este NOME, só nos resta nos rendermos aos pés DELE.




1 Pedro 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"

Este verso está entre duas orientações do SENHOR: humilhar-se diante de Deus e vigiar por causa do diabo. Aprendemos que a ansiedade de fato é nossa inimiga. Ela coloca dificuldades para confiarmos em DEUS e nos deixa vulneráveis às ações malignas. Ou depositamos nossa vida nas mãos do SENHOR ou cairemos na tentação e logo seremos tragados por um inimigo que não dorme. Sujeitar-se a DEUS é um Conselho de apóstolos, uma PALAVRA de CRISTO e claro, desde o Antigo Testamento, uma PALAVRA de conselho divino. Aprendamos que não resolveremos nada confiando em nosso braço e mente. Nada mesmo. Ser sóbrio é saber em quem depositamos nossa confiança. E se a depositamos no Deus verdadeiro, temos a certeza de que nem nosso ego nem o diabo tirarão a vitória e a segurança que nosso PAI nos dá. Como diz o texto: não estamos sozinhos nas aflições, pois desde os antigos tempos, muitos padeciam dores e perseguições - mas olhemos com esperança e fé, pois se DEUS os socorreu, assim será conosco.




Mateus 7:5 "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão"

Desde os mais antigos tempos, balança enganosa, juízo precipitado ou proteger seus direitos retirando de outrem é uma matriz falida de justiça. Deus, ao contrário dos humanos, tece justo juízo sobre todos os homens, penalizando-os de igual forma bem como justificando pelos mesmos critérios. "Não é homem para que minta" (Números 23:19). O escritor bíblico narrando a fala de CRISTO, chama de "hipócrita" quem prefere julgar o próximo e esquece de olhar para dentro de si. Começa o capitulo com ênfase "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados" (Mateus 7:2). Devemos temer a Deus até mesmo na forma com que nos referimos ao próximo (Mateus 18:16 e 1 Timóteo 5:19). Seremos hipócritas se acusarmos tendo como referência a nossa própria justiça.
Nossa referência, ainda sendo a PALAVRA, deve trazer seriedade em nosso coração ao percebermos o pecado alheio e devemos aprender os meios para curar e salvar um pecador.
Claro, lembrando que a disciplina cristã deve ser aplicada com amor, visando bem e não o mal. Acima de tudo, lembrando que Deus tudo vê. Disciplina aplicada corretamente mostra-nos o amor divino (Hebreus 12). A REVELAÇÃO nos aponta caminhos dignos do amor. Fazendo assim jamais seremos chamados de hipócritas.




Apocalipse 22:20 "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus."

Os capítulos iniciais do livro de Apocalipse mostram: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". Vivemos dias em que as pessoas não querem saber da santidade, não querem saber de JESUS. Divagam entre pensamentos e fé num deus que não emerge das Escrituras, mas de seus próprios desejos. O coração humano continua enganoso, dando origem a desígnios bem distantes dos divinos. Não há "transformação pela renovação da mente" (Romanos 12). As pessoas se esqueceram de levar a sério tais palavras. "Quem tem ouvidos..." é uma forma de mostrar que são pessoas obstinadas e sem temor. "LER, OUVIR E GUARDAR" são colocações que surgem de CRISTO entre nós e de CRISTO se revelando a João. Cegos, surdos e desobedientes não serão "bem-aventurados". Os religiosos leem, ouvem, mas não guardam. Estão perdidos dentro de suas igrejas. Despertar para a vinda do SENHOR é urgente, pois as "virgens néscias" estavam à porta junto com as "prudentes", mas se esqueceram do essencial e ficaram. Assim tem sido nossos dias. E em breve estes dias acabarão. Muitos não creem nisto. Este é o mal crônico gerado pelo esfriamento, pela apostasia, pela incredulidade e pelos falsos profetas. O DIA vem. O TEMPO está próximo. E a voz do Apocalipse ensina e diz: "VEM SENHOR JESUS". Ouça, leia e guarde. Seja esperto. Seja crente. Seja cristão. É a hora.




Romanos 1:22 "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos"

Os autores de heresias ou hereges não tinham medo de errar, pois na cabeça deles, eles estavam certos. Houve, na história, antes e depois de Cristo, muitos que tentaram interpretar as Sagradas Letras, mas que foram infelizes em suas propostas.
Infelizes seria uma expressão amena para dizer que foram usados pelo diabo. Faltou-lhes o essencial: o Espírito Santo. Foi ELE quem inspirou homens a escreverem. E para lermos e termos a correta interpretação, precisamos muito DELE. Paulo diz que se deve cuidar "de si mesmo e da doutrina”. Romanos, em seu primeiro capítulo, vemos que "DEUS entregou a si mesmos homens que se achavam senhores de tudo e não glorificaram ao SENHOR". Paulo escreve: "inculcando-se por sábios, se tornaram loucos". A PALAVRA de DEUS é a VERDADE e ela deve ser guardada no coração, para que não pequemos contra o AUTOR e consumador da fé e da PALAVRA. O que temos, basta: a Bíblia. DEUS se mostra ao homem na forma e no tempo que ELE quer e expressa sua vontade nas Sagradas Escrituras. Paulo teve um encontro com JESUS, autor da sua salvação, senão seria mais um herege, da seita dos fariseus. Precisamos urgente avaliar o que ouvimos, lemos, estudamos e subordinar tudo ao SENHOR com a humildade para percebermos se estamos no caminho ou fora dele. Se formos humildes, quando confrontados pela PALAVRA, pelo ESPÍRITO SANTO e por uma liderança (cheia do ESPÍRITO), idônea no conhecimento e na piedade, daremos um passo atrás e assim voltaremos, quem sabe, ao PRIMEIRO AMOR.



Habacuque 3:17 "ainda que"

O ser humano. Que ser complicado. Que ser que se complica. Que ser que se dilacera em seu íntimo por não conseguir enxergar o próprio agir do Criador. Sofre as dores da não confiança. Lança suas dores num sonido mais alto do que se pode ouvir a própria razão. Estes versos de Habacuque me impressionam, pois revelam minha falibilidade.  Olhar para a situação me faz sentir o que os discípulos sentiram em meio às águas agitadas e aos brados dos vendavais. Porque não dizer do intrépido Pedro, andarilho em águas até que se dá conta se sua limitação e das leis naturais. Do intrépido Pedro que é alertado pelo seu Mestre que negaria e recebe oração do mesmo diante daquilo que JESUS chama de "peneirar". Até quando estaremos dependendo de nossa visão de vida, quando sabemos que a certeza do que não vejo, é a razão de eu ainda estar aqui. Sou mantido pelo SENHOR. Meus movimentos voluntários e involuntários somente são possíveis porque ELE os remete à vida. "Ainda que" uma árvore não produza seu fruto, eu confiarei, "me alegrarei e exultarei em Deus, meu Salvador". A expressão está ligada à impossibilidade humana, porém conectada aos possíveis divinos. Talvez estejamos com os olhos fixos na "figueira" sem flores e frutos. Mas devemos crer, a fim de podermos ver a ação DIVINA em favor de seus propósitos. Nenhuma disciplina de Deus durou todo tempo. E olhar para as circunstâncias de cima deve nos trazer esperança de tempos de bonança, paz e prosperidade. "Ainda que..."




Apocalipse 22:3,4 "...e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto..."

Assim será. Jesus veio para servir e não para ser servido.  Na eternidade, assim como aqui, estaremos para servir. No entanto com um diferencial: face a face, veremos o SENHOR.
Que glorioso dia sem fim. Não teremos sol, porque ELE nos será por LUZ. Aquela luz que resplandeceu nas trevas na encarnação do VERBO, intensamente clareando nosso novo tempo, pois aqui a "PALAVRA sempre foi luz para nossos caminhos até encontrarmos o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. Está chegando o dia em que os escolhidos de DEUS, a nação santa e de propriedade exclusiva de DEUS encontrarão seu DONO. O preço já foi pago. O resgate já foi feito. A justiça foi executada. Agora é o tempo de olharmos para o CORDEIRO que está vivo, tem seu trono junto ao trono do PAI. Serviremos a ELES. Eternamente. Mas só será verdade se entendermos isto nesta vida. Senão, o outro lugar é um lago de Fogo e enxofre, nome dado à separação definitiva da LUZ.
Busquemos intensamente a face do SENHOR aqui para passarmos a eternidade diante da sua face. Este é o tempo e já passou. Venha.




1 João 2:15 "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

Nossas relações com este século, com as obras deste mundo que nos desviam os olhos do SENHOR tem nos afastado da real vontade de Deus. Muitos pedem sinais ou falas com teores místicos para satisfazerem sua curiosidade sobre a vida ou sobre o que DEUS quer. Mas os sons malucos, aa vozes do pecado, os desejos mais sagazes invadem nossa caminhada e nos confundem. DEUS não é o errado. DEUS não se ausentou. DEUS não tem novidades senão aquilo que ELE mesmo propôs em sua PALAVRA. Amar o mundo e suas propostas lançam nossa condenação. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2). Experimentar. Provar e ver que o SENHOR é bom. Mas precisamos nos converter. Tem tanta gente dentro das igrejas causando danos à fé e a esta questão de amar o mundo. Dizem amar a DEUS, mas seu ventre é seu deus. E resumimos tudo numa coisa: nos conformamos a este século, a este mundo. E isto esfriou a igreja. E como preguei e já escrevi, talvez seja hora de ouvir o que o ESPÍRITO diz à IGREJA. Voltar ao primeiro amor. Olhar onde tropeçamos e voltar. Tirar a sujeira deste mundo. Arrepender-se e confessar, deixar e partir para uma nova vida. Dá tempo. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2:7)





1 Coríntios 1:18 "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus."

A complexa obra da salvação que veio à humanidade revelada na pessoa de JESUS CRISTO faz multa gente misturar a crença religiosa com a verdadeira fé que emerge do ESPÍRITO SANTO. "Não vem de nós, mas é dom de DEUS" (Efésios 2). Não podemos ser tolos em achar que o SENHOR não é justo juiz. Nao podemos sonhar com o REINO e VIDA ETERNA achando que está tudo bem aqui neste planeta que se encaminha para o FINAL dos tempos. O propósito de DEUS sempre foi salvar pecadores. Porém JESUS foi rejeitado. Crucificado. E a PALAVRA diz que "a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS" (João 1:12). “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Romanos 8:29-30). Por isso a palavra da cruz é loucura para quem se perde. E observando todos os tempos, podemos entender porque se diz "como nos dias de Noé" (Mateus 24). Temos evidências desta mentalidade que pensa que ficar sem ouvir e obedecer a Palavra resultará em peso de salvação. Jamais. Porém para os que são salvos (João 3.18) é poder de DEUS (Romanos 1.16). E este verso fecha com Romanos 11:33-36. Ser salvo é muito mais que tantos têm imaginado.




1 Pedro 1:3-5 "nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus,... para uma herança... guardada nos céus... guardados para a salvação pela fé... a se revelar no último tempo"

Que profundidade e seriedade o apóstolo tratava sua salvação, seu tempo e sua única motivação para a vida. Um dia preparado. Um dia já autenticado. Um dia final. As pessoas não têm dado o devido valor à obra de Cristo. E a questão é: que mais temos de segurança nesta vida? Que mais temos de real? A ferrugem e a traça estão postas como exemplos do que somos e vivemos antes de conhecer JESUS.
Este texto tira dos escombros de uma alma a "viva esperança", posto que é única e eficaz. E esta ESPERANÇA aponta para a obra consumada do SENHOR JESUS. Ressurreição, gerar de novo, salvação. O apóstolo que negou por vezes, que recebeu a oração do próprio SENHOR como livramento e que chorou ao olhar atento para seu MESTRE negado e a caminho da morte por ele - o que mais seria a razão de viver e de sua esperança? Este mesmo apóstolo, já transformado, edifica sobre a ROCHA o povo sob o poder do ESPÍRITO SANTO. A fé "que passa pelo fogo" é a que nos manterá prontos para o DIA. E se o apóstolo estava dirigido pelo ESPÍRITO para escrever esta carta de ESPERANÇA, resta a cada um de nós observarmos se ELE nos "GEROU" de novo, se de fato nascemos de novo ou se somos daqueles que apenas se tornaram tradicionalmente membros de uma igreja, mas jamais do CORPO de CRISTO. Vamos rever nossa vida. O tempo exato é agora.




1 Tessalonicenses 4:9 "No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros"

Havia, em algumas igrejas traços de amor, quase que uma relação ágape entre alguns irmãos. As pessoas se perdem no tempo e na dedicação umas com as outras. Nos primeiros passos da igreja, vemos que não se permitiam aos olhos o sofrimento alheio. E o que os alimentava era um amor diferente. Paulo recebe boas notícias por Timóteo sobre a fé e o amor. E incentiva que não deixem de lado tal prática. A passagem serve de ânimo ao amor, para a utopia do próprio amor. E ele ainda expressa estar intercedendo por eles dia e noite. Paulo os exorta a uma vida santa e diferente dos de fora, buscando santidade e bom exemplo, para que não se mutilem pela má conduta. Isto é amor. O capítulo acaba com o incentivo de se consolarem. Nada mais prático, em meio a dificuldades que o consolo amigo. Mas, porque Paulo incentiva, elogia, apoia e ora por estes irmãos de Tessalonica? Porque sabemos que o amor é uma linha muito fina que se rompe facilmente e que precisa ser alimentado, a fim de se ter o amor como ato contínuo e não pontual. Senão deixa de ser amor para ser pedra de troca ou de interesse. Aprendemos uma coisa valiosa: o amor não só precisa ser ensinado. Mas deve ser motivado e objeto de nossas orações. Não à toa que Jesus, em seus ensinos, diz que o amor se esfriará de muitos. A igreja não está imune a isto. Ame. Ore para amar mais. E incentive o amor.




Isaías 61:3 "veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória"

Temos, de pano de fundo, a aplicação desta verdade na pessoa e ministério de JESUS, de seu derramar de amor e restauração, de sua ligação com o ESPÍRITO SANTO sobre o povo. E pensarmos o que mais? [1] Que nosso DEUS é insistente em manter uma Aliança, mesmo sendo o povo conhecido por ELE, no passado, no presente e no futuro. Este mesmo povo, crucifica seu FILHO. [2] Que nosso DEUS não se guia por movimentos humanos e suas tentativas de fazer melhor, porquanto conhece seu coração e sabe, que a cada geração, uma forma de delito é cometida como quebra de votos e aliança. [3] Que nosso DEUS é quem mantém a chama verdadeira e única para aplicação nos corações humanos, sobre tudo que envolve obediência e vocação à adoração. Quando nos deparamos com tal CAPACIDADE DIVINA, percebemos o significado do “endurecer o coração de faraó” da parte soberana do SENHOR. Insistente? Enviar seu FILHO ao mundo é mostrar que seu povo apesar de tudo, é seu povo. E não importa o que digam. Ainda que leiamos que ELE veio para os seus e estes o rejeitaram, ELE mesmo providencia aos corações a fé para que haja um remanescente fiel. E isto invade as gerações. Não está recluso ao tempo. Vestes de louvor para quem estava em cativeiro era o bálsamo. Estas mesmas vestes serão apresentadas o DIA do SENHOR, ao seu povo, alvas e como de uma noiva ao seu NOIVO. Ontem, hoje e amanhã – para a sua Glória.




Eclesiastes 4:9 "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho"

A força está na união. Mas o interessante é que a bênção de DEUS também: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre" (Salmo 133). Os versos centrais falam de óleo e orvalho. O primeiro traz ideia de unção, mas podemos entender que máquinas bem lubrificadas não causam mal às peças, elas atritam menos. O segundo, orvalho, traz uma ideia da gênese e daquela figura que desce sobre a terra na criação do homem. Serve de irrigação, de forma equilibrada, sem exageros ou desequilíbrios. Unidade. Isto funciona bem no casamento: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gênesis 2.18). Na família. Numa empresa. Em todos os ambientes humanos. Mas nunca devemos esquecer que a IGREJA é um lugar de referência. O bom testemunho de sermos dois e não um ajuda inclusive no serviço cristão. Ao invés de ficar implicando com coisas pequenas, dê a mão para modificar o estado que se encontram. Ao invés de ficar criando dificuldades na caminhada de quem faz, deixe de servir de instrumento de satanás. PERMITIR ser UM não está nos planos de satanás para o filho de Deus. O negócio de satanás é a mentira e a divisão. É hora de aprendermos com a PALAVRA. Outro verso que apoia: “O cordão de três dobras não se rebenta (quebra) com facilidade” (Eclesiastes 4:12). Una. Some. Seja bênção no meio do povo. Se não quer ser, pelo menos não atrapalhe.