Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atos 23:16

Atos 23:16 “Mas o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo avisou a Paulo”

Surge uma pessoa inesperada, que ouvia a trama que armavam contra Paulo, para matá-lo.

Assassinos que se consagravam em votos, imprestáveis seres, estavam buscando apoio dos sacerdotes e anciãos, para leva a cabo suas pretensões malignas.

DEUS havia dito a Paulo: seja corajoso!

Então nada tiraria Paulo de seu foco.

Eis o edito do comandante, sob a palavra do sobrinho de Paulo, quando tentavam buscar dos romanos a liberação e assim matar a Paulo: "preparai também animais para fazer Paulo montar e ir com segurança ao governador Félix" (23.24).

Pessoas sempre aparecem para nos socorrer quando mais precisamos e tudo sob as mãos de DEUS, que é quem estimulava Paulo a prosseguir.

Não podemos duvidar que pessoas são chamadas por DEUS para que tenhamos êxito em nossa missão – basta confiar!

Um anônimo, sobrinho de Paulo, aparece e alerta.

Mais uma etapa em que Paulo segue para seu objetivo.

A esta altura, imagino a dor física de Paulo e o quanto ele estava desgastado, fosse no corpo, fosse na mente.

E o que faz uma pessoa assim continuar?

Apenas CRISTO!

E se temos o mesmo CRISTO de Paulo, podemos confiar em DEUS e continuar a fazer a sua obra, levando a bom termo e sacrificando nossas vidas por ELE, pois ELE é digno não somente de receber nossos louvores, mas também nossas dores por motivações que sejam o seu SANTO EVANGELHO.

Seguir a JESUS não sinônimo de vida mansa.

Às vezes é sinônimo de uma vida sofrida.

E lembre-se, a dor que provocamos por desobediência nada tema ver com a dor que surge por sermos fieis aos propósitos de DEUS.

Nem a dor é algo para ser usado em nossos “deleites”.

Veja a dor que sente se não provem de uma vida fora dos caminhos do SENHOR, e perceba que a dor de Paulo era por estar testemunhando de nosso SENHOR.

Avalie-se a si mesmo e veja as origens de seus problemas e mude logo, deixe de ser mimado e venha para CRISTO.

 

 


Atos 23:11

Atos 23:11 “Coragem! Disse o SENHOR a Paulo”

Paulo, servo de DEUS, tem uma experiência da presença de JESUS falando a ele, a fim de que seja encorajado a continuar.

Certo é que Paulo havia dito ao sacerdote e de forma dura que ele era um leproso, e corrigido, de forma esperta, diz não saber do fato, como tal, sendo aquele algoz um sacerdote.

Eram homens indignos de fato.

Mas agora Paulo, de novo, de forma esperta, gera celeuma entre todos, falando ser fariseu e ainda acreditar desta forma: "varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus! No tocante à esperança e à ressurreição dos mortos sou julgado" (23:6).

A relação de Paulo com DEUS se desenvolve ao longo de sua vida, em meio a tantos reveses, e se apropriando de uma comunhão cada vez maior, se assegura aquele servo de que mais importante é obedecer ao SENHOR, bem como aceitar os seus eternos propósitos.

E isto significa abrir mão de tudo e de todos.

Poderia se acomodar num pastoreio em uma das igrejas que fundou, no meio de pessoas que lhe queriam bem, mas MISSÃO de DEUS é radicalizar a ponto de vermos em nós as chagas de CRISTO.

"Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo" (23:12) -  até onde o ser humano é capaz de chegar para atentar contra a vida do próximo – aqueles homens faziam juramentos a fim de algum modo alcançar êxito em suas ações malignas contra o SENHOR.

Ao tempo de DEUS alcançaram, mas DEUS é quem determina a data, a forma e o local em que seremos entregues ao seu propósito.

Não pensemos que DEUS apenas veio à Terra na pessoa do FILHO para trazer PAZ.

JESUS afirma ter trazido também a ESPADA.

Ou seja, precisamos nos preparar para toda e qualquer propósito que DEUS trouxer para nós...

Anime-se!

Pode ser que você tenha a honra de morrer por JESUS!

Ou tenha a condição de sustentar de todas as formas pessoas que estejam dando suas vidas à MISSÃO de DEUS na Terra.

Qual sua missão?

Qual sua responsabilidade?

Qual seu chamado?

O que fará se DEUS, hoje, te pedir contas de tudo que ELE te confiou às mãos e de repente, você apenas usou em teu favor?

Pense nestas coisas como se fosse o DIA do JUÍZO e da prestação de contas.
Acima de tudo, seja corajoso em todos os momentos que te pedirem sobre a razão de rua fé, pois somente para isso JESUS te salvou.


Atos 21:22

Atos 21:22 "Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada"

A luta pelo EVANGELHO envolve seriedade e compromisso, em atos de lealdade com a VERDADE, numa expressão de SABEDORIA, a fim de que se somos perseguidos, não seja por atitudes ou palavras que não se relacionam com a VERDADE, mas pelo TESTEMUNHO produzido pelo SENHOR em nossos corações.

As pessoas estavam dizendo a Paulo que ele era conhecido por não “circuncidar” os gentios, posto que era o costume do povo de DEUS como sinal antigo e de fé.

E Paulo sabia disso!

Mas diante de sua chegada, pessoas agora lhe trazem a mente o que seria a causa de perseguição.

Acha que Paulo se abalou?

"Israelitas, socorro!" (21:28) -  é cômico como a falta da fé faz de pessoas seres tolos e maus.

"Agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente foram fechadas as portas e procurando eles matá-lo" (21:30-31) – fico imaginando a cara de Paulo diante de tais pessoas e suas preocupações – ele bem sabia o que ocorreria, pois não somente era sábio, mas tinha propósito com aquele motim.

"Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancar Paulo" (21:32) – observe que angustiante eram os dias de Paulo, mas lembre-se do dia de Estevão, quando Saulo, ainda não convertido, emulava perseguições aos crentes -  isto machucava, mas não abalava o destino de seu coração – ele chegaria às autoridade a partir de agora.

Ao chegar às escadas, foi preciso que os soldados o carregassem, por causa da violência da multidão, pois a massa de povo o seguia gritando: Mata-o!” (21:35-36)

A soma dos dias de Paulo leva-nos a pensar no significado de servir a DEUS, independente das circunstâncias, posto que por menos que isso, sempre estamos aflitos e desesperados.

"Ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado?" (22:25)

Ali estava Paulo sendo posto diante do seu objetivo maior – chegar a Cesar.

Paulo diz a todos, para louvor da glória de DEUS, quem ele era, qual sua nova identidade em CRISTO, de sua experiência de CONVERSÃO.

Penso que muitos de nós poderíamos usar o que JESUS fez em nossas vidas e falarmos a todos, mas parece que muitos nem sequer sabem o que JESUS pode fazer, se é que fez alguma coisa além de se sentirem religiosos, como os gregos eram com seus deuses.

"Vindo o comandante, perguntou a Paulo: Dize-me: és tu romano? Ele disse: Sou..." (22:27)

Experiente, Paulo agora segue para outra fase de sua vida, tão dura quanto as anteriores, mas vemos Paulo, depois de espancado, sangrando, sofrido em dores, levantar a voz diante do público e dizer quem é JESUS, o SALVADOR.

E ainda repete o ser Romano, para que, sob os cuidados da corte, seja ele poupado até o fim de seus objetivos.

O princípio do fim: "no dia seguinte, querendo certificar-se dos motivos por que vinha ele sendo acusado pelos judeus, soltou-o, e ordenou que se reunissem os principais sacerdotes e todo o Sinédrio, e, mandando trazer Paulo, apresentou-o perante eles" (22:30).

Eis Paulo agora rompendo o silêncio diante das autoridades dos dois povos, romanos e judeus, posto que o mundo grego já estava servido do PÃO que desceu do CÉU.

Assim foram alguns dias de Paulo e pensando em nossos dias, vejo que precisamos empunhar melhor o bastão da fé, a fim de chegarmos a todos os cantos e pessoas e a elas falarmos do que JESUS fez e tem feito em nossas vidas.

Reajamos com autoridade, pois não é em vão que a MENSAGEM que corria em Jerusalém chegou a nós, no Ocidente, e mais em nossas vidas pessoais e familiares.


Atos 21:13

Atos 21:13 ”que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”

Nem sempre a boa vontade é digna de ser a palavra final.

Seria Paulo um suicida ou apenas alguém que reconhecia sua MISSÃO?

Bem, conseguimos entender Paulo pela dimensão que chegou toda a sua vida, quando convertido ao EVANGELHO e passando a seguir os passos de JESUS.

Mesmo diante de profecias atestando as algemas, mesmo diante de amigos lhe querendo o bem, mesmo diante de pessoas lhe desejando outros caminhos, ali estava Paulo, certo de que Jerusalém, terra de perseguição, seria o destino.

Não podemos nos emocionar com vozes e abraços que tentem nos distrair do que de fato temos que fazer.

Muitas vezes somos ludibriados a mudar de rota por pessoas que, mesmo “legais”, somente querem realizar seus desejos.

Não fomos chamados por homens.

Quem tem sua vocação sabe disso.

Mesmo que custe sua cabeça, devemos seguir a VONTADE DE DEUS.

Quando falamos que esta é “BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL”, devemos entender quem escreveu a mesma e que destino tomou sua vida.

Ou seja, tais verdades em três palavras, podem ser ligadas apenas ao que DEUS dá a cada um para seguir – leia-se isto na subida do Jardim da Dor, por JESUS CRISTO, sendo AQUELE que poderia romper toda corrupção humana com apenas uma ordem sua – afinal deu ordem à tempestade e esta imediatamente parou.

BOM é fazer a VONTADE DE DEUS, PERFEITO é seguir as ORDENS DE DEUS e AGRADÁVEL é perceber que NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS, ainda que...

Creia nisto e viva o EVANGELHO como ele é!

E diga como disseram aquelas pessoas que tentavam impedir a Paulo de ir a Jerusalém, diante de palavras proféticas de sofrimento: "Faça-se a vontade do Senhor!" (21:14).

Foram estas as palavras de nosso CRISTO, quando diante do clamor ao PAI, por seu pesado cálice a ser bebido, que ELE também dissera em sua ORAÇÃO aos discípulos.

 

 


Atos 21:5

 Atos 21:5 "... ajoelhados na praia, oramos ..."

Pense bem mesmo!

Um hábito que tem se tornado raro – ORAÇÃO.

As reuniões de ORAÇÃO em muitas igrejas não são para tantos, e os bancos vazios expressam a realidade espiritual morta de cada local.

A morte tem suas expressões.

E a morte espiritual é mostrada pela falta em cultos, reuniões de oração e ensino, de lares reunidos pela PALAVRA, e muitos outros atos negligenciados.

Alegam os tais o tempo corrido.

Mas bem se sabe que para as “demais coisas” tempo sempre buscam.

E vivemos o tempo em que as prioridades são negligenciadas e os votos de fidelidade lançados no lixo.

Quando o “trem” aperta, saem até correndo, solicitando o socorro de DEUS.

Ao inferno com tais atitudes!

Pois estamos vivendo dias em que o mal tem prosperado e preferimos ficar dormindo quando o fogo se alastra – e uma hora ele chega à sua tenda – e assim saberá que a escuridão foi o destino das “virgens néscias”, pois as prudentes estavam alertas e cheias do azeite, e o NOIVO veio e as recolheu para seu recinto.

E você, quanto óleo tem?

E como espera o SENHOR?

De joelhos na praia, ou de biquíni a curtir?

ORE! BUSQUE! SEMPRE!

 

 


Atos 20:36-38

Atos 20:36-38 "Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles, e houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, e entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.

Pense bem mesmo!

Lições:

(1) O consolo real e ideal vem de DEUS a pessoas que de fato se entregam a ELE e se mostram sujeitos ao seu agir, impondo a si mesmas, a condição de dependência – somente ora e se humilha que realmente conhece ao SENHOR;

(2) Ter em mente que dias difíceis virão, não é para desanimar, mas para nos colocar a par de toda a realidade que deve ser imposta ao povo de DEUS, como tem sido durante a história toda.

(3) A emoção da despedida não era para que as pessoas idolatrassem a Paulo, mas para que vivessem a intensidade do que viria a acontecer ao apóstolo, diante dos novos destinos e viagens – não se pode pensar em Paulo como um turista da fé, que ama ir a Jerusalém para curtir paisagem, mas estar cumprindo sua missão, e ali, em ambiente hostil, apregoar o NOME de nosso amado CRISTO.

(4) Abraços e beijos afetuosos sempre são estímulos confirmatórios, de amizade e percepção de dever cumprido.

(5) "estar pronto para enfrentar o mais iminente perigo a vida", era o resultado de tanto carinho pelo apóstolo, que de fato estaria posto à prova de sua fé – é determinante que o povo de DEUS entenda estes valores da amizade e do carinho, dando sua destra de amizade, e trazendo força a partir do que significa o amor.

(6) Muitas vezes diremos “adeus”, e quem sabe, de forma definitiva. Precisamos acreditar que somos peregrinos, e aceitar que desde Abraão, somos chamado para fora, seja da casa da parentela, ou para sair a locais que jamais imaginamos, mas que são o destino de DEUS para seus servos.

(7) Não transforme a MISSÃO e despedidas em desgraça. Mas veja a GRAÇA que emana de cada instante, e que leva a bom termo até aquele último olhar que damos a alguém – “entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto

Sim, chore, sinta, mas permaneça firme.

A firmeza de nossa fé deve ser a gestora de nossas emoções.

 

Atos 20:32

Atos 20:32 "Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados"

Pense bem mesmo!

Note que Paulo sempre usa uma expressão de “trazer para perto”, manter próximo.

E agora puxa para perto da PALAVRA e do SENHOR aos líderes que ora encabeçam a igreja do primeiro século.

Os “presbíteros”, lá dos capítulos anteriores, estão de fato sendo comissionados pelo líder, para que se mantenham firmes, e acima de tudo, conscientes do SENHOR. Como separados para ELE, e herdeiros da VIDA.

Pessoas seriam cuidadas por eles e inimigos iriam tentar roubar do aprisco vidas que ali estavam.

E agora, sob palavras de consolo e exortação, vêm à mente do servo, a despedida de um tempo para um novo tempo no qual Paulo estará distante.

Muitos sofrem com partidas de líderes, quase que se sentindo órfãos.

A natureza humana produz estas sensações e por elas não devemos nos guiar, senão pela mente de CRISTO plantada em nós, a fim de resistirmos aos ataques malignos de roubadores de almas.

Paulo bem sabia que seus algozes se misturariam, pois é esta a forma que o agente maligno penetra em escolas, lares, igrejas e ambiente – tudo para causar contenda e divisões.

Prepare-se para dias em que a história se repetirá e aproveite para gravar a PALAVRA de DEUS no coração, posto que poderão vir dias em que até mesmo os templos estarão sujeitos à banalidade.

A segurança do crente está no que Paulo diz acima: “que tem poder para vos edificar e dar herança”.

Esta é a ideia por trás do incentivo à fidelidade.

E aí?

Vai esperar vir a seca, ou vai somar em tempos de abundância o conhecimento de DEUS?

 


Atos 20:28

 Atos 20:28 "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”

Pense bem mesmo!

Ao chamar para o cuidado do REBANHO DE DEUS, Paulo exorta os líderes a quem designou, que "ter (segurar) na mão, segurar com firmeza", para que segurando-o com firmeza, não deixem que escapem de perto.

E pensando em REBANHO, entenderemos porque estar perto no verso seguinte, que diz “depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (v.29) e completa dizendo que do meio deles também surgirão homens maus (v. 30), na tentativa de “afastar os discípulos para a perdição, com ideias pervertidas”, como Paulo trata.

Era um tempo crítico, pois as demandas eram grandes e como nos dias de Moisés, agora o líder principal se afasta, deixando o REBANHO sob a tutela de homens a quem ele treinou.

Só que veremos na história que muita coisa aconteceu, e mais, que as cartas que ele mesmo enviou, eram alertas posto que o fora dito estava se efetivando no meio da igreja.

Precisamos, como pessoas de DEUS, termos a coragem de peitar os maus, e dizer a eles que vão para o inferno, e repreendendo-os, considerarmos os tais como anátemas, posto que trazem outra mensagem que não a de CRISTO.

Coragem com sabedoria, a fim de poder atestar para fins de cuidado do REBANHO, lobos vestidos de ovelhas (Mateus 7:15-23).

Perseverar não é somente bater no peito e arrogar solidez, mas também é cuidar do REBANHO que DEUS mesmo colocou em nossas mãos.

Por isso conhecer a VERDADE é sinônimo de LIBERTAÇÃO (João 8:32).

Veja com quem tem andado, o que tem feito e perceba o que DEUS tem te orientado quando ao cuidado da vida cristã.

Leria este verso apenas para obreiros, mas ele serve para cada um, pensando nos lares onde o diabo tem entrado pelas tecnologias e modas, pensando em escolas onde nossos filhos têm sido assediados pelo mal ou pensando nas igrejas, quando vemos gente do inferno dividindo, praticando coisas indevidas ou sem pregar arrependimento de pecados.

O DIA vem e não tarda o SENHOR em buscar a sua igreja, e a nós foi dada a missão de enfeitarmos a NOIVA DELE, com a PALAVRA e com o PODER DO ESPÍRITO SANTO.

Venha e veja com que livramento DEUS fará maravilhas.


Atos 20:25-27

Atos 20:25-27 "Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos, porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus”

Pense bem mesmo!

Certo dia passei a pensar assim, da impossibilidade de retornar para locais onde já preguei e pastoreei.

Claro, DEUS o sabe, e jamais serei arrogante de dizer “nunca mais”.

Porém Paulo começa falando que ao mesmo tempo que não cruzará mais o caminho dos irmãos, dos líderes, amplia sua ideia do “fiz minha parte diante de vocês” – agora é com vocês.

Falar assim é despedir-se de forma que todos possam ter em mente que o TRABALHO deve ser continuado, mesmo sob a tensão que possa vir.

E o testemunho de Paulo era assim mesmo, tratando da possível tribulação pela qual viria a passar.

JESUS usa da mesma ferramenta quando está se despedindo, dizendo que não mais verão o seu rosto, posto que estava para ser entregue à libação (João 16:16-33, 14:19).

Paulo não voltou em ressurreição como nosso amado JESUS, mas deixou em sua memória todos os seus ensinos, tratando de incentivar os seus a caminhar no mesmo propósito.

As pregações vazias hoje dimensionam para um falso evangelho de favores e ilusões, de uma vida evangélica sem dificuldade e apostando na prosperidade, quando vemos Paulo se reunindo apenas para falar: vou embora e não nos veremos mais, pois cadeias me esperam.

Rejeita estas fábulas idiotas e mentirosas.

Elas levam ao inferno.

Reveja suas motivações e leia a BÍBLIA para que ela mesma te estimule a deixar que a VIDA ETERNA seja tua prioridade, mesmo que seja para ser levado à dor mais extrema por amor a CRISTO.

Somente assim veremos a validação de nossa fé.


Atos 20:24

Atos 20:24 "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”

Pense bem mesmo!

E de repente possamos dizer como Paulo, de suas considerações finais e uma das mais relevantes que conhecemos.

“CONTANTO”, o que esperamos de DEUS?

O mesmo que Paulo ou queremos as bem-aventuranças sem provar também os desertos?

O apóstolo relata que sua pregação tem atingido os mais variados locais, e que agora, incumbia os líderes formados, os tais presbíteros, de continuarem sua missão, levando em conta que nem Paulo sabia exatamente o que lhe aguardava, senão que possíveis maus tratos viriam.

Em nada desanimava aquele homem, pois seguir para onde queriam ver sua morte não era tão comum e fácil.

Vida preciosa que ele veio a descobrir era a sua VIDA ETERNA, da qual tratava com os povos a quem se dirigia.

Dizer aos líderes que em nada ele considerava sua vida preciosa, era mesmo tratar desta vida como algo que passaria e que muito mais CRISTO importava.

Testemunhar, como falávamos hoje na igreja, é ter a coragem de não esperar pessoas, mas partir para a luta sem medir o que espera.

Em pleno solo brasileiro, temos muito a fazer, e muitos servos fieis estão sendo levados para a Glória, onde descansam.

Haverá fé na Terra quando o FILHO DE DEUS voltar? (Lucas 18:8)

Como temos procedido diante os desafios da PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO de JESUS?

E que valor tem sua vida para você mesmo?


Atos 20:22,23

Atos 20:22,23 “E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações”

Pense bem mesmo!

Pois Paulo, agora em meio aos seus medos, e questões consequentes, via à sua frente aquilo que de fato ocorreria – cadeias e algemas, prisões e açoites, por amor ao seu e nosso CRISTO.

Consciente disso, reúne a liderança, e sob o aspecto do ensino, exorta-os de que haviam recebido a mensagem e que agora ele estaria livre do sangue de todos.

Não era mero desencargo de consciência, mas certeza da MISSÃO instalada em seu coração.

Entre muitas ciladas, até ali “o SENHOR o ajudara”.

Nova fase seria agora de fato o traçado final de sua caminhada.

Seu testemunho entre todos agora estava dado (v.21), e diz que “o ESPÍRITO SANTO lhe confirmava ao coração cadeias e tribulações”.

Quando leio isto penso nas pessoas que gostam de uma palavrinha mágica para animá-los, e penso o que seria das tais se o ESPÍRITO SANTO viesse e dissesse assim aos seus ouvidos, como disse a Paulo.

Ah, como nos iludimos com o que chamamos de ter fé!

Se DEUS está chamando um povo para ser-LHE fiel, então ideal é não sermos como os antigos hebreus, que no meio do Egito são libertos e no meio do deserto querem voltar aos costumes e “cebolas do Egito”.

Ah, crentes, avançai... como trata a canção e poema abaixo:

Avançai! Avançai! Derramai essa luz

Sobre os povos da terra que não têm Jesus!

Ide já, diz o Mestre. Quem é que irá,

Obediente ao preceito que a todos nos dá?

Confiai no Senhor! Não tenhais mais temor!

Avançai, com Jesus, avançai!

Avançai! Avançai com a Bíblia na mão!

Proclamai às nações pela cruz Redenção!

Enfrentai os perigos com fé sempre em Deus,

Mesmo havendo pesares, rumamos aos céus.

Duras lutas tereis, com Jesus vencereis!

Avançai, sem temor, avançai!

Avançai! Avançai e pregai aos milhões

Que perecem nas trevas das desilusões!

Foi por eles também que o Senhor padeceu,

E na terra, entre os homens, insultos sofreu.

Proclamai redenção! Em Jesus há perdão!

Avançai, com amor, avançai!

 

283 Desafio (Hinário Novo Cântico), do poema de Julia Sterling, com a composição da melodia de Isaac Baker Woodbury

 

Ah, crentes, olhai para o SENHOR, donde virá nosso SOCORRO bem presente.

Olhai aos DEUS que a Paulo e seus amigos sustentou e assim puderam “completar a carreira e guardar a fé”.

Persistam em seguir e servir ao SENHOR e deixem um pouco de lado a vida que logo passará, se assim podem ser chamados de filhos de DEUS.

Perseverai, hoje e sempre!

 


Atos 20:16

Atos 20:16 "... caso lhe fosse possível ..."

Sempre trago à memória versos que se liguem à realidade de minha leitura.

E um que me apraz conectar com este escolhido, citando o plano de Paulo para passar por Jerusalém no Dia de Pentecoste, é “que podemos fazer planos, mas DEUS é quem efetivará a realidade” (Provérbios 16:1).

Os desejos de Paulo eram lícitos e coerentes com o judeu que era, mas nem sempre conseguia efetivar suas vontades, por priorizar a VONTADE DE DEUS.

Lembro do dia que ele queria ir para um lado da Ásia e repentinamente o ESPÌRITO SANTO lhe impõe uma ordem de seguir à Macedônia.

Não importa o que intencionamos, pois fazer a VONTADE de DEUS não só o melhor, mas o que de fato viemos para fazer.

Dependemos DELE para tudo e DELE recebemos tudo.

Então um mínimo que devemos fazer é obedecer.

Quando somos postos em situações extremas, como que proibidos por sistemas de ir e vir, de fazermos as coisas que precisamos fazer, vamos entender o quanto DEUS independe dos sistemas e vontades humanas, e mesmo das instituições que ELE mesmo criou.

DEUS está acima de tudo.

Ali era apenas Pentecoste.

E se fosse outra coisa, ainda assim deveríamos, em primeiro, realizar a VONTADE DELE...

Está NELE o realizar.

E se achamos que temos poder para mudar isto, mesmo pela oração, nos enganamos pois mais interessa a DEUS levar a bom termo seus ETERNOS PROPÓSITOS do que ficar mimando desejos de corações interesseiros e enganosos.

Quando for fazer alguma coisa, seja o que for, pense antes se está diante do ALTAR, pois de repente, para impedir a realização, pode ocorrer o inesperado.

Pense bem mesmo!


Atos 20:13

 

Atos 20:13 "Nós, porém, prosseguindo, embarcamos e navegamos para Assôs, onde devíamos receber Paulo, porque assim nos fora determinado, devendo ele ir por terra"

Acredito que seremos indesculpáveis pelo tanto de tempo que gastamos no que não serve para nada.

Os missionários naqueles dias apostólicos iam e vinham a pé, barco, mas nunca de avião.

Hoje ainda temos a bendita tecnologia que nos permite viajar pelos quatro cantos do planeta, falando com todo mundo.

Certo tempo, quando no início das comunicações que chamávamos “chat”, DEUS me conduzia a eventos, como profissional, aos “salões” de conversas, a fim de testemunhar de CRISTO, de falar do seu AMOR, de dizer o que ELE fez por mim.

Era muito bom!

Hoje ainda uso os meios eletrônicos para publicar estes textos que são fruto de minhas leituras.

Alguns amigos usam o falar.

Mas vejam que Paulo e seus amigos seguiam a pé, sem temer os perigos e sem terem em mente que seus algozes poderiam estar atrás dele para o matar.

Mas aprouve ao SENHOR “guiá-los em vales da sombra da morte sem temer mal nenhum”, pois o PASTOR estava com eles.

Em todo nosso conforto, pouco fazemos pelo REINO.

E isto é triste, pois olhando para o quanto DEUS já fez, acabamos negligenciando tudo e a ELE mesmo pelas nossas ações e falta de comprometimento com o seu REINO.

E hora de percebermos que o SENHOR é o REI que virá em GLÓRIA, a fim de resgatar o que era SEU, e se não estivermos dentro dos padrões, vamos para o inferno.

E deixe de ser o tal que acha que “uma vez salvo, salvo para sempre”, pois o salvo verdadeiro é comprometido mais do que os religiosos que “enchem” as igrejas.

Lembre-se que as sinagogas eram cheias de religiosos, e os mesmos acabaram matando JESUS por não entenderem a MISSÃO do MESMO.

Paulo entendeu, e com seus amigos, seguiu até o final de sua vida levando a VERDADE, mesmo vendo seus parceiros em barcos e seus pés nos solos quentes do Oriente.

Não há lugares onde DEUS não queira estar neste planeta, mas mesmo sendo ONIPRESENTE, usa a presença dos servos e filhos para ali estarem, em seu NOME, e em seu CHAMADO.

Qual seu chamado e o que te impede de ir?


Atos 20:7

Atos 20:7 "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite"

Da morte para a vida, após um longo sermão paulino.

Meia noite, um jovem, já cansado, recebe a ressurreição em seu corpo, posto que havia caído de um lugar mais alto, e para continuar, após o MILAGRE a ouvir Paulo até o “despertar da alva”.

Vivo, junto aos demais, Eutico, o ressuscitado, parte com os irmãos, “sentindo-se grandemente confortados” (v.12).

Quanto tempo gastamos ouvindo coisas e acessando coisas que em nada geram a PAZ.

O sermão, de pelo menos 8 horas, se fosse hoje, certamente teria pouco auditório.

Certa feita, em um grupo de jovens, falando de CRISTO, dando testemunho, tive que chamar a todos para seguirem às suas casas, pois estavam tão ligados que passaríamos muitas horas a mais em ouvir as coisas concernentes ao REINO DE DEUS.

E tudo porque pouco se fala disso, mesmo no meio cristão.

As reuniões geram toda sorte de conversas, provando o sucesso humano, ou quem sabe, dificuldades pelas quais estão passando.

Mas pouco do REINO e por este motivo a fé anda rala, seca, como uma cisterna rota.

Se não matamos a fome e sede das pessoas, então somos apenas sepulcros caiados, que de nada servem.

Agir urgente contra esta anomalia da fé é o que precisamos.

Paulo prega, e mesmo ao sono e à morte, desperta aquele que deveria estar ligado.

Quanto sono temos sentido e evitado estar aos pés do SENHOR!

Despertemos antes que a queda nos mate e sem um Paulo por perto, morramos definitivamente, sem a esperança da SALVAÇÃO.

 


Atos 20:3

Atos 20:3 "Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele..."" 

 

Nem só de paz viverá o homem, mas de muita contenda causada pela sua carne.

Pois bem, os judeus, sem discernir aquilo que Paulo era, um seguidor de JESUS, acabavam projetando sobre ele aquilo que sentiam por CRISTO, e que não era nada bom.

Mas Paulo fazia assim, antes de sua CONVERSÃO.

E agora aprendia às duras custas, ter seus “irmãos” e ancestrais colado em seu pé, a fim de acabar com sua vida.

Fizeram o mesmo com o judeu JESUS, se assim podemos qualificar ALGUÉM morador do Céu e de lá enviado à Terra.

A trama era desenvolvida nos bastidores das lideranças judaicas que muitas vezes era trazida ao público apenas para efetivação dos atos de injustiça.

Em meio à multidão que cria, muitas vezes deixavam de praticar o mal posto que poderiam se virar contra eles.

Malandros eram estes que tramavam contra o REINO, sem saber ou discernir o que era VIVER eternamente.

Paulo descobriu, foi mudado, e agora pregava em todos os cantos e usava as suas perseguições para viajar a tantos outros locais.

É importante aprendermos como usar as oportunidades, mesmo as que parecem atrasar nossos planos.

Quem sabe o problema que você passa hoje, não é apenas uma forma de DEUS te chamar para um despertar e sair, a fim de fazer o NOME DELE conhecido, e a obra DELE em sua vida observada.

Pense nisto e perceba como DEUS é FIEL em toda e qualquer situação.

 


Atos 20:1

Atos 20:1 "Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos, e, tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para a Macedônia" 

 

A vida é composta de encontros e despedidas, e nem sempre tais ações encontram abrigo em nossos os corações.

Não gostamos e nem aprovamos muito esta coisa de "adeus".

Mas faz parte.

E lendo isto da parte de Paulo, de aconchegar irmãos, trazer para perto pessoas que criam em CRISTO, e comparar com o "Saulo" que fazia o oposto, não tem como não acreditarmos no MILAGRE da CONVERSÃO.

Alguns não chamam de MILAGRE.

Eu chamo!

E parto do princípio de que tais mudanças são como fazer um paralítico andar, um leproso ser purificado ou até um Lázaro ressuscitar é o mesmo PODER liberado do ETERNO.

Mas é de fato algo SOBRENATURAL, pois jamais a eloquência e atividades humanas poderão trazer ao homem um NOVO CORAÇÃO.

Muitos têm perdido tempo (mesmo depois de convertido - como eu mesmo já o fiz) em dar muito valor ao tangível, a esta vida e se deixar envolver por sintomas de uma vida material, negligenciando a DOCE PRESENÇA do ESPÍRITO SANTO, de um mergulho profundo na PALAVRA DE DEUS, de um absorver o sistema celestial ao invés de gastar tanto tempo nestas coisas visíveis.

E quando despertamos, nos vemos sujos.

O apoio de Paulo aos irmãos não era em vão.

Ele queria que cada um chegasse onde ele estava com JESUS.

Era o interesse pelas almas que poderiam se perder pelo assédio das doutrinas vãs, de líderes vãos, de gente má que estava inclusive dentro do ambiente "igreja".

Convoca para perto de si!

Oh, SENHOR, que transformação!

Saudá-los tem a força de ABRAÇAR, tomar para si, estar ao lado para amparar.

E logo, falando, de forma exortativa, dos cuidados com a fé, parte para nova cidade onde faria o mesmo - fortalecer a igreja que ora crescia.

Não havia mais os tumultos, correndo risco de ser preso ou apedrejado, agora em sua nova forma de ser, o cristão Paulo abraça aqueles irmãos.

Que aprendamos mais a abraçar do que repulsar, amar do que odiar, perdoar do que se magoar, levar adiante do que viver a mesquinhez da acomodação.

CRISTO voltará, goste ou não.

E isto nos será por testemunho.

Alimente o teu irmão com seu abraço e uma PALAVRA vinda do ALTO.

Seja LUZ.

Seja SAL.


1 Coríntios 6:20

1 Coríntios 6:20 *_"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo"_*


O que mais poderemos te oferecer, SENHOR, senão a nossa própria vida em teu ALTAR?


O que mais poderemos ser senão santos para agradar ao que é perpetuamente SANTO?


Ah, PAI da ETERNIDADE, quão doce é teu AMOR e quão eficaz a tua destra de SALVAÇÃO!


Como foste capaz de dar TEU FILHO por pecadores como eu?


E como pudeste trazer valor sobre meu ser, quando merecia eu o mais profundo abismo, quando nada em mim poderia despertar teu agir de AMOR?


Ah, DEUS de minha SALVAÇÃO, em tudo posso perceber a tua mais perfeita GRAÇA, não desdenhando dela ou fazendo dela moeda de troca ou autorização para continuar nesta carne vil. 


Demoro a recobrar as forças quando em meio às lágrimas me deito, sentindo as dores de um peito que teima em viver.


Mas em tuas MÃOS respiro fundo, renovo as forças, alimento a esperança e prossigo olhando para ELE, teu FILHO, AUTOR e CONSUMADORda minha fé, a única forma de sobreviver diante das lacunas que se abrem.


Sim, SENHOR, exponho a TI minha ORAÇÃO, meu clamor, a fim de ver meus ossos sem constantes gemidos, sem gritos desesperadores, sem a angústia de um inferno que tenta atrasar os meus passos.


Queira, PAI de AMOR, nesta vida, ainda receber teu servo, a quem ouso chamar de filho, para que a bonança nesta terrrivel tempestade inaugure o renovo que tanto esta alma necessita.


Sim, meu PAI e SENHOR, reconheço o preço que pagaste na cruz e o recebo, sem medo e sem delírio, para que por este preço e tão somente por ELE, possa eu passar através do VÉU rompido na dor de meu CRISTO.


Ah, SENHOR, entro assim, desnudo e com o coração entregue, sem medo, mas com o temor devido, e faço esta oração.


Eis que que me apego ap CORDEIRO de DEUS que tirou o meu pecado e marcou a minha vida.