Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019


UM CRISTO HISTÓRICO – 01 de Dezembro        
Mateus 1:1 "Livro da genealogia de Jesus Cristo"

A genealogia de JESUS CRISTO não é um simples relato para dizer que foram seus pais. A ligação do SENHOR com seu passado vem autenticá-lo como herdeiro de tronos, de pessoas que a PALAVRA dá valor e cita, de conexões com um passado rico e de onde viria o REI, o MESSIAS, o SENHOR.
Não podemos esperar menos que isto, considerando a importância do fato histórico, de uma PESSOA que viria a mudar o calendário humano e as referências. Muitos o rejeitaram, perseguiram, sentiram ciúmes por possuírem tronos.

Os homens podem tentar conter a historicidade do SENHOR, porém não podem negar uma narrativa que vai além da Bíblia. Os livros e estudiosos sabem de JESUS, o nazareno. E a ELE se dobram, talvez não dando crédito de SALVADOR, mas de alguém que abriu uma história de milagres sobre a Terra.
A celebração do nome de CRISTO tem este fim: exaltar o homem que fincou a bandeira do céu na Terra e a cravou no coração dos seus FILHOS.

E a este CRISTO histórico devemos nos render todos os dias.
Abra seu coração para que ELE marque definitivamente a sua vida e assim, nos dias que virão, lembrem de você como alguém por quem JESUS se entregou. Somente ELE pode mudar toda sua existência, a sua história. Venha para JESUS.

DESDE OS ANTIGOS TEMPOS – 02 de Dezembro             
Mateus 1:23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel"

Dos profetas aos apóstolos, o tempo passa correndo por sobre nossas cabeças, para anunciar que o céu está vindo de encontro com a Terra. Para tal acontecimento nada mais justo que chamarmos de milagre. Uma virgem dando à luz antes mesmo de conhecer seu amado numa relação de amor físico.

A vontade de DEUS era esta: de uma virgem nascer o SALVADOR do mundo, aquele que haveria de tirar o pecado, limpar de forma definitiva o mal causado pelo pecado. E a pecadores se revelar, de forma que aos que o receberem possam chamar a DEUS de PAI. Um direito adquirido pelo FILHO aos que viriam a ser filhos.

DEUS CONOSCO, um presente de fato. A exaltação é do FILHO e sempre será, pois de seu nascimento, a renovação da ALIANÇA. Isaías o anunciou muitos anos antes, e a VERDADE se cumpriu. Esta VERDADE é guia para os justos, por amor do JUSTO, AMOR que transcende tal qual o milagre de sua geração no ventre humano. E por isto devemos entender que toda obra de SALVAÇÃO é um milagre. E por este milagre entrega total de nossos corações ao CRISTO, dando a DEUS toda glória. Nada será como antes, depois de um encontro com JESUS. Venha para JESUS.

A BUSCA – 03 de Dezembro    
Mateus 2:9 "Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino."

A estrela anuncia aos magos que o Rei havia nascido. Os céus proclamam a glória de DEUS. Sim, sinais dos céus sobre o firmamento, obra de SUAS mãos. Louvores e presentes são doados ao PRESENTE divino para os homens.
É chegada a salvação.

Ainda que sob a tensão de Herodes, lá estava na manjedoura o FILHO de DEUS dando significado e assistência aos que o receberam. E de longe, na visão da estrela que sinalizava que DEUS não se esquecera dos homens. A Terra agora tem forma e não está vazia. DEUS está com os pés sobre ela, pois é seu estrado. O Caminho está aberto.

Mais do que encantamentos, o sobrenatural sobre o natural. Não há quem se iguale ao nosso SENHOR, que coordena toda a criação para executar seus planos e assim anunciar aos homens quem ELE é. O VERBO que se faz carne, prenunciado por homens e esperado pelos que estavam atentos às santas manifestações.

DEUS é sobrenatural. Não podemos limitar sua poderosa forma de agir. Portanto observe os sinais. É hora de perceber que o tempo chegou. Venha para JESUS.

DE VOLTA PARA O FUTURO – 04 de Dezembro
Mateus 2:5 "Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta"

E todos os homens serão indesculpáveis. Diante deste verso, nos rendemos ao que DEUS traz de mensagem. Diria Salomão “nada de novo sobre a Terra”. Pois bem, mesmo tendencioso a perseguir e matar o REI, Herodes atesta para os devidos fins que o DIA era chegado, quando o CRISTO haveria de nascer.

Uma resposta simples. Direta. Porém, entre os homens, já sabedores, ainda que sacerdotes e profetas tenham falado de um MESSIAS, acabam os seres humanos indo para sua morte. Entendemos as intenções do diabo. Claro. Derrotando o menino, o PLANO seria frustrado. Porém, sob os relatos de Jó, saber-se-á “que os PLANOS de DEUS são perfeitos e não podem ser frustrados”.

Assim, nem Herodes, nem sacerdotes, nem o diabo tiveram êxito, porque “estava escrito”.

E o que estava escrito haveria de se cumprir. E o nome do CRIADOR seria exaltado nas maiores alturas. O PLANO é executado, sob os olhos de todos, desde os mais remotos dias, a fim de testificar de grande SALVAÇÃO. Por isso, somos todos indesculpáveis, pois está escrito.
Hora de buscar a SALVAÇÃO que veio a Terra.
Venha para JESUS.

DEUS FOGE? – 05 de Dezembro
Mateus 2:13 "Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar"

Acorde. Desperte. Levante. Foge. Esta era a ordem de um anjo que aparece a José, para impedir que Herodes, o cruel, venha sobre a vida de Jesus. As intenções nunca foram boas dos homens em relação ao Senhor. Todos que discerniam haver nascido um Rei, o Messias, temiam que seus postos fossem lançados em derrota.

Porque Deus-Filho tem que fugir? Duas verdades: a primeira quanto ao tempo em que o Senhor teria que ser morto. Havia data e local. A segunda era quanto à sua missão. Ninguém frustra os desígnios de Deus. Ou seja, por mais cruéis que fossem os homens e ainda detivessem certo poder, jamais poderiam levantar a espada, quando o destino era a cruz.

Fugir? Sim, para evitar que o mesmo anjo agisse contra o tempo e a vida de homens que serviriam de mau testemunho à humanidade, a saber Herodes e depois um certo Caifás.
Fica então a grande questão: Deus poderia ter feito algo? Sim. É o mesmo Cristo, que no Jardim de sua agonia, dissera que se quisesse daria ordem a legiões de anjos e tudo acabaria ali.
Logo, aprendemos que mesmo em face a toda loucura humana e saindo em fuga para a vida, Deus está no controle.
Então confie. Simples assim. E venha para Jesus.

A FINALIDADE DO FILHO– 06 de Dezembro
Lucas 2:14 "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem"

Além de ser o Salvador do povo de Deus, Jesus apontou para uma das suas motivações e finalidade de encarnação: a glória do Pai. Dos anjos e suas milícias a homens, muito glorificaram a Deus pelos seus feitos, principalmente entendendo ser Jesus o Filho de Deus.

Não houve como negar que andando pelas vidas, Jesus mostrava a grandeza do Pai. E sabendo que tudo iniciara na mente do Pai, para salvar os pecadores. Seus milagres mostravam sua natureza uma com o quem lhe enviara à Terra. Quando lemos nos documentos reformados que o “fim principal do homem é glorificar a Deus”, percebemos que Jesus nos outorgou o seu papel de trazer a glória de Deus sobre os homens.

Jesus entendeu isto. Os anjos produziram isto. Cabe a cada um de nós caminhar nesta direção, esvaziando-nos de nossos egos e nos enchendo do Espírito de Cristo, que nos levará sempre a glorificar ao Criador. “Não a nós, mas ao teu nome dar glória”.

A salvação veio a nós para isto. Sermos um com Cristo e o Pai. E se entendermos isto ainda hoje, passaremos a glorificar o Pai por meio da Salvação. Por isso, venha para Jesus.

JESUS E SUAS RAÍZES – 07 de Dezembro
Lucas 2:23 "conforme o que está escrito na Lei do Senhor"

Quem conhece a Palavra por completo, por leitura fiel a todas as suas letras, perceberá que os ritos forma abolidos em determinado momento, mas apontavam para um fim maior, que era nosso Senhor Jesus.

Os valores estavam postos e a questão era, porque os judeus, que conheciam tanto, fariseus que eram tão letrados, negaram a pessoa de Cristo? Fácil entender quando percebemos que a Palavra nos diz que quem temo Filho tem o Pai, e quem tem o Filho e consegue chamar Deus de Pai, é por conta do Espírito do Senhor, que assim testifica nos corações dos eleitos.

Pois os fariseus e não entendedores da Palavra, da Lei e dos profetas são aqueles que João diz “que os seus o rejeitaram, mas aos que creram”. Aqui define os termos de quem de fato é do Pai, salvo por Jesus.

“Conforme estava escrito” poderia ser aquela dica sábia para quem deseja passar num teste. Culparam Jesus de ir contra Moisés. Mas desde sua condução por pais judeus, ELE é encaminhado para a prática da Lei, inclusive da circuncisão. Passa pelos ritos da Lei e abre o rito batismal, de João. Ele cumpriu tudo para servir de testemunho. Por isso precisamos DELE sempre. Ele cumpriu seu papel. Cumpra o seu: venha para Jesus.

PARTIR EM PAZ – 08 de Dezembro
Lucas 2:29 "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo"

O que deve produzir a paz em nosso coração? Como podemos partir desta vida em paz? Simeão, um dos anciãos de Jerusalém, presente aos atos judaicos na vida de Jesus, toma o menino Jesus nos braços a afirma estar em paz, por estar na presença do Salvador.

Jesus veio tirar as angústias das almas, daquela que espera algo que lhe produza algo superior aos sentimentos humanos. Perceba que este homem era um praticante da lei, presente em ambientes litúrgicos, e que conhecia as promessas de um Salvador.

Quando tem seu encontro com o Senhor, ainda pequeno, reconhece-o como sendo o enviado de Deus e isto lhe gera tamanha adoração, que pelo Espírito Santo, declara aos ouvintes: “os meus olhos viram a tua salvação”.

Sob rejeições de seu tempo, de correrias para locais distantes, ali estava o Salvador, sereno como criança, poderoso como Deus. Estava ali aquele que pode gerar a Paz, paz que nos permite sermos gerados para a Vida Eterna. Simeão confessou Jesus como Salvador. Precisamos prestar atenção nisto e logo confessarmos aquele que pode nos dar a paz. Por isso, venha para Jesus.

JESUS A RUÍNA – 09 de Dezembro
Lucas 2:34 "Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição"

Por divina inspiração, Simeão, homem piedoso e justo, faz esta declaração. Esta declaração traz luz sobre a escrita de João “veio para os seus, mas os seus o rejeitaram”. A mãe de Jesus e seu pai ouvem qual seria o destino da criança. Ainda nem deixara o peito, e já se ouvia o futuro do Filho de Deus.

Levantar uns e afundar outros. Quais os critérios para se entender tais palavras? [1] que nosso Senhor é Senhor dos eleitos, [2] que nem todos que ouvem, são filhos, [3] que árvores são conhecidas pelos frutos, [4] que religiões são necessárias se praticantes da Verdade e [5] que ainda que seja da mesma linhagem, salvação se dá pela fé que é dom de DEUS.

Salvação para os seus, para os que se convertem, para os que se entregam à Verdade, para quem de antemão Deus conheceu e predestinou. Salvação para quem confessar Jesus diante dos homens para seu recebido diante do Pai. Salvação para estes e perdição para os demais. E vemos isto em grupos de pessoas, que sob influência de sacerdotes gritam “crucifica-o”.

Eis o tempo em que todo ser humano precisa se definir. Por isso, defina-se hoje e venha para Jesus.

NUNCA É TARDE – 10 de Dezembro
Lucas 2:37 "viúva de oitenta e quatro anos"

Pessoas de todas as idades têm se rendido a JESUS. Tempos atrás tive a oportunidade de batizar uma anciã de 96 anos, que rogava por batismo e ceia, reconhecendo uma necessidade de sua alma. Somente a pessoa de JESUS produz sensações como esta.
Ana, profetisa do Novo Testamento, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Tinha ela 84 anos. Vivia para o tempo da revelação. JESUS, dos braços dos pais aos braços de Simeão, agora é percebido por esta mulher. Quase anônima. Vivia sempre no templo, adorando noite e dia com orações. Não fraquejava seus joelhos até o dia em que agradece a Deus pela presença de JESUS em sua vida. Anuncia que ELE era a REDENÇÃO de Jerusalém.

De raízes judaicas, ela reconhece o menino que traria salvação sobre o povo de Deus. Ela fala acerca do papel deste menino na história de seu povo. Um de seus seguidores pergunta a Jesus se ELE era o que restauraria a sorte de Israel. Se era o tempo chegado.

Ana e Simeão, por divina revelação, sabem e anunciam que de fato era Jesus, o Rei e Senhor de Israel. Ainda que sob perseguição e morte.
Este papel de Jesus é o que devemos ter em nosso coração. Desde hoje até os dias finais. Que tal? Você já pode anunciar que Jesus é seu redentor? Então, venha para Jesus.

SÓ DOZE ANOS – 11 de Dezembro
Lucas 2:42 "Quando ele atingiu os doze anos"

Costumes e costumes, agora Jesus, presente entre doutores e sábios, com suas falas de impressionar. Mesmo quando adulto, homens o ouviam e o tinham como sábio, mesmo sendo filho de um simples carpinteiro.

Seus pais, distraídos, em meio à viagem, percebem a ausência de seu filho, e correm de volta à cidade, encontrando-o no meio de adultos a falar da Palavra. Demoramos a perceber quando é o tempo certo de ensinar nossos filhos, porém ao vermos Jesus tão menino em meio aos adultos, descobrimos o valor do provérbio que nos impele a ensinar a criança.

Divinamente inspirado, JESUS testifica de tudo que tem em suas mãos. A Lei e os profetas. Por tradição da Páscoa, a cidade estava cheia, estava em festa e celebrava a libertação do povo das mãos do Egito. Jesus, nesta festa, ousa entrar entre entendidos da Lei, e falar das coisas concernentes ao Reino de Deus.

Asafe diz que o "o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram, não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez" (Salmos 78:3,4).
Como Jesus fez, como tantos fizeram, depois de receber a Jesus em teu coração, anuncie-o. Não o negue aos homens.
Venha para Jesus.

CRESCER? – 12 de Dezembro
Lucas 2:42 "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens"

A ordem natural das coisas é de fato nos desenvolvermos enquanto seres humanos. As preocupações com a vida material, com os ganhos e valores deste século, nos fazem correr atrás de tipos de evolução que não batem com os valores do Reino.
A sabedoria, quando lemos a Bíblia, veremos que ela é oriunda da pessoa de DEUS e do temor que devemos a Ele. Sabedoria para a vida, que gera a Vida Eterna e as riquezas da eternidade. Estamos presos ao conhecimento humano pensando que este é o fim em si mesmo. Mas não é.

Estatura e graça, impõem ao Senhor, a beleza desta vida, mas regada à formosura que somente encontramos no Senhor. Os olhos de quem tem a Cristo, espelham da grandeza do Senhor, para abastecer as vidas com a verdadeira paz e puro amor. Graça tem a ver com um olhar que permite uma lama ser lida. Uma ama boa, terá um olhar de amor.

Percebemos que Jesus estava em amadurecimento diante dos olhares humanos, mas também diante de seu Pai que reina dos Céus. “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 3:18).
É hora de crescermos. Em Cristo, para o Pai.
Venha para Jesus.

DA ÁGUA PARA O FOGO – 13 de Dezembro
Mateus 3:11 "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo"

Jesus de Nazaré, como era conhecido o Senhor, é reconhecido por João Batista como alguém de quem ele “não era digno de desatar ou levar as sandálias”. Este mesmo homem anuncia que ELE produzirá um novo batismo, que de fato viria marcar a vida dos seus.

Quando vemos Paulo, em suas andanças por Atos, observamos que o batismo de fogo se tornou real, e levava o nome do Filho. Jesus queimaria o coração dos seus pelo poder que vem de sua presença. Era mais que uma manifestação. Se considerarmos que sobre ELE veio a doçura de uma pomba e não os sons de Pentecostes.

Passa pelas águas de João Batista para testemunho. Para evidenciar os sinais da Aliança, dos seus ensinos de que crer e ser batizado fazem toda diferença. As águas de João não apagam o incêndio causado pela manifestação do Filho nas vidas por quem ELE se entrega. Curas. Milagres. Prodígios.

Este fogo jamais será apagado. Ainda hoje, todos que se encontram com Jesus têm seu peito alvoroçado pelas chamas de um poder que somente Ele tem. Por isso, pense que se deseja o verdadeiro fogo que vem do céu, deve mudar.
Creia. E venha para Jesus.

O JOIO E O TRIGO – 14 de Dezembro
Mateus 3:12 "Ele recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível"

Quando JESUS veio à Terra, veio para definir de forma clara quem eram os seus. Em meio aos seus chamados e obras, muitos abandonaram o Caminho. Muitos outros, ao contrário, firmaram suas estacas no Reino dos Céus. E perseveraram até o fim de suas vidas.

Marca de Cristo é a definição de limites. Precisamos entender que JESUS veio para o que era seu, e não para todos. Derrubar as teses de que a palha nunca existiu. Desde o Salmo 1, vemos uma definição divina de que muitos serão lançados no fogo. Outros estarão juntos aos ribeiros das águas. Para mostrar que estão vivos.

Ele se declara a água da vida, mostra que do Trono surgem rios de águas. E fogo, apenas para aqueles que não deram ouvidos à mensagem do Senhor. O tempo, assim como a vida, voam de uma forma tal que precisamos abrir os olhos para percebermos o quanto JESUS de Nazaré é fundamental em nossas vidas.

O Cristo de Amor, ELE mesmo ajuntará com sua pá o trigo para guardar no “celeiro”. De fato, com sua pá, lançará o resto no fogo. Quem somos nós? Trigo ou palha. O destino está traçado. Portanto, venha para Jesus.

OS CÉUS PROCLAMAM – 15 de Dezembro
Lucas 3:21-22 "E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo"

Jesus, misturado ao povo, sem furar a fila, se coloca à disposição do batismo, quando João, levando pessoas ao arrependimento pela pregação, agora expõe o Senhor ao maravilhoso sacramento. Sem poderes de salvação, mas como cumprimento do rito, o batismo não estava salvando Jesus, porém sendo instrumento de testemunho.

Ao mesmo tempo, a pomba, um símbolo divino, doce e calmo, sem os folguedos de pentecostes, dos brados em línguas, aponta para a pessoa distinta das demais, e sob uma voz que dizia: “este é meu filho amado”.

"E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus." (Mateus 16:15-17)

Sempre saberemos, como DEUS mesmo testificou, que Jesus é seu Filho. E a Ele devemos buscar. E Nele devemos crer. Este é o dia que o Senhor fez. Busque e creia em Jesus.
Venha para Jesus.

DESERTOS – 16 de Dezembro
Lucas 4:1-2 "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome."

Qual a necessidade de Deus enviar o seu Filho na direção do caos? Isto nos remete ao deserto dos Hebreus, quando ali passavam por lutas e necessidades e percebiam que Deus os supria. Os desertos, portanto, apontam para o cuidado divino, independente de quem ou o que esteja ali. Deus não se deixa vencer pelas circunstâncias.

Jesus é a prova disso. O diabo foi envergonhado muitas vezes na história humana. Este anjo caído ainda persuade a muitos, porém não foi assim com Jesus. O diabo é o vencido teimoso. Alguém que leva uma surra, levanta para apanhar mais, até o dia do Lago de Fogo, quando este mesmo experimentará sua condenação total e final.
Mas dá suas emboscadas aos homens.

Desertos devem nos ensinar que precisamos orar, jejuar e mais, nos enchermos do Espírito Santo. Isto nos dará forças e condições emocionais e espirituais para passarmos pelos vales da sombra da morte.

Se o Espírito levou Jesus, pode ser que Ele esteja nos levando. Qual será sua conduta diante desta vontade divina?
Venha para Jesus.

“IRA DOS HOMENS, GÊNIO DO MAL” – 17 de Dezembro
Lucas 4:28-30 "Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se."

A Verdade incomoda. Principalmente os que não são da mesma. Luz e trevas são opostos. Não era o tempo de Jesus morrer. Assim eram as sinagogas nos dias de Jesus, quando Ele se deparava com gente, que mesmo sob a tutela de uma religião, apontavam dedos cheios de raiva.

Irar e não pecar significa não levar adiante as más ideias de fazer o mal. Muitos passam por instantes e ira. Mas levar à execução da ideia maldosa é deleitar-se em fazer o que não deve. Estes homens, das sinagogas, levaram até o fim a sua raiva de Jesus. O que Ele falava afinal? Apenas que era o enviado de Deus, que o Espírito Divino estava sobre Ele, que traria libertação aos cativos e cura a doentes, que evangelizaria os pobres. Ora, este discurso não deveria incomodar pessoas de caráter. Mas quem disse que as sinagogas estavam cheias de homens de Deus e de caráter?

Eis o tempo que muitos ainda dão as costas à Verdade, perseguindo quem a prega como absoluta. Vivemos dias assim. E você, já se converteu à Verdade de Cristo?
Venha para Jesus.

INDO PELO MUNDO – 18 de Dezembro
Lucas 4:43-44 "Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judéia."

Uma pessoa coerente. Jesus dava ordens aos seus para irem por todo o mundo. E vemos que antes de um teórico, era praticante de suas ordens. Não ensinava nada que Ele mesmo não fizesse. Vemos o empenho de Cristo em muitos lugares, e nem sempre, eram hospitaleiros.

De templos e casas, ruas e cidades, zonas urbanas e desertos. Ali estava o bom Mestre.

Seus sinais, cobertos de ensinos profundos, vinham de encontro com a necessidade das pessoas. Não ficava em terias, mas vinha para resolver o que Ele mesmo falou que faria, nos versos 18 ao 25, do mesmo capítulo.

Jesus de Nazaré, um simples homem que resolvia a vida de todos que se aproximavam e o reconheciam como Senhor. E hoje não é diferente. Somos chamados a imitar a sua missão e cumprir suas ordens de sermos luz e sal aos povos. Não é para quem quer, mas para quem creu

E você, já entendeu as ordens de Jesus para testemunhar? Se você tem o Espírito Santo, comece agora a anunciar.
E não esqueça, venha para Jesus.

COMO ASSIM? – 19 de Dezembro
Lucas 4:41 "Tu és o Filho de Deus! Ele, porém, os repreendia para que não falassem, pois sabiam ser ele o Cristo."

Impossível não perceber que andava por lá um homem que fazia muitas coisas, a saber: "Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um. Também de muitos saíam demônios" (Lucas 4:40-41). Uma questão de lógica. Todos saberiam. Pois estava cercado de gente.

Tempo. Este é o segredo. Tempo de revelar. Ainda que até mesmo os demônios o interpelassem. Ainda que cegos vissem. Ainda que enfermos tornassem à saúde. Mas havia o tempo correto da anunciação. A forma certa de declarar. “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.” (Marcos 11:9-10).

Demônios não são seres honrados para tais declarações. Mas aos homens que Deus salva, a estes foi outorgada a pregação. Pois para anunciar, haverá que ser a partir de uma transformação de vida, de testemunho da obra de Cristo.

A nós foi dado conhecer os mistérios do Reino, pela salvação que nos deu Jesus. A nós foi dada uma ordem, de irmos e pregarmos. A nós, os salvos, nos foi dado o privilégio de sabermos que Deus é nosso Pai, por Jesus Cristo. Ouça isto.
E venha para Jesus.

DIA POR DIA – 20 de Dezembro
Lucas 6:5 "O Filho do Homem é senhor do sábado"

A Lei não é algo descartável. Os profetas não são mensageiros cujas mensagens são descartáveis. Moisés disse o que de Deus se deveria dizer. Implantou um sistema de governo, uma série de leis que os diferenciaria dos demais povos. Tudo porque o futuro apontava para CRISTO. A Lei e os profetas perderiam o vigor se não viesse Cristo à Terra, mostrando que é SENHOR de toda a Lei e de toda Profecia.

De que valeria todas as situações não apontarem para Ele e ficar tudo entre seres humanos? Qual dos homens teria a dignidade do Senhor? Quem seria capaz de se purificar a ponto de poder salvar a humanidade? Ninguém, senão Cristo, o Emanuel, ou seja, Deus conosco.

Pois assim se fez Senhor de tudo e de todos.

Inclusive dos dias e mais dias. O descanso real que apontava para Ele, agora se misturava com o legalismo dos homens, desejando que pessoas passassem fome, ultrajando algo que está acima dos dias semanais – o amor. Amor pressupõe cuidado com o próximo. E ali estava quem era maior que sábados e comidas. Cita Davi, para que se calem as mentes farisaicas. Espigas e sábados. Fome e comida. Esta era a motivação de fariseus. Mas Cristo estava acima disso, por isso se tornou Senhor de tudo. De que você tem fome? O Dia-DESCANSO do Senhor vem. Venha para Jesus.

ORAR PARA ESCOLHER – 21 de Dezembro
Lucas 6:12 "Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus"

Nosso costume de justiça e vontade nos levam a pensar que temos razão em tudo. Salomão nos orienta a não nos estribarmos em nosso próprio entendimento e oportuniza a que confiemos no Senhor. Pois bem, aqui temos alguém que estava acima de dias, leis e pessoas. E mesmo assim, para escolher seus auxiliares, seus discípulos, gasta tempo com quem coordena o Universo e sabe de tudo.

Ora, ali estava JESUS CRISTO, o Filho do Deus vivo.
Reis dos reis e Senhor dos senhores. E ainda assim nos deixa a lição importante, que para escolher uma pessoa, seja para qualquer papel na sociedade, o ideal é gastar tempo com DEUS, em oração, e de preferência, no nosso “retiro”.

Aprendemos hoje, porque países, estados, cidades, escolas, igrejas acabam se dando mal com líderes escolhidos... porque a politicagem demanda troca de favores, mudança de caráter, lentilhas cozidas, precipitação e, o que não é menos ruim, sentimentalismo. Os sentimentos humanos procedem de um coração enganoso. Por isso não podemos nos envolver com nossos gostos e preferências. Precisamos saber qual é a vontade de Deus. Esta é a melhor. Ideal. Por isso Jesus, nosso exemplo, orava. E por isso pode ser nosso Salvador e Senhor. Hoje é dia de orar. Sim, para escolhermos o próximo passo. Ele orou, então ore. E venha para Jesus.

TRAÇOS DA ETERNIDADE COM CRISTO – 22 de Dezembro
Lucas 7:13 "Não chores!"

Quando falamos de choro, sabemos que isto é algo restrito a esta existência. Considerando que a Vida Eterna com Deus secará toda lágrima por não haver mais motivos para chorar.
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21:4-5). Veja que choro não faz parte das coisas novas que viveremos após a vinda Dele, Jesus.

Naquele dia, entrando em Naim, próximo ao monte Tabor e um dia de viagem de Cafarnaum, na Galileia, o homem que não parava, que tinha seus dias escritos, agora se depara com uma viúva que perdera seu único filho. Uma figura do futuro de Jesus. Pois sendo Filho único de Deus, morreria também. Porém o grande mistério do PODER DIVINO – “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” – a ressurreição do filho da viúva vem como alegria e milagre, a sobrenatural e poderosa mão de Deus sobre a morte. E gritaríamos à morte: “ Onde está teu aguilhão? ”

Jesus é a ressurreição e a vida. Ele nos gera para a Vida. Ainda que venhamos a morrer, haverá nossa ressurreição no último dia. E ali, sem choro e com a alegria da Vida Eternas, celebraremos o céu, pois Cristo ali estará. Por isso aproveite e reflita, e venha para Jesus.

INQUIETOS? 23 de Dezembro
Lucas 10:42 "Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada"

Como têm sido nossas escolhas e gestão de tempo? Com que temos nos preocupado tanto a ponto de esquecermos do essencial? Porque achamos sempre que o melhor é correr atrás do vento, quando as coisas eternas de fato devem compor nosso dia.

Ao chamar a atenção de Marta, Jesus não desprezava seu serviço, mas trazia luz sobre o que chamamos de prioridade. Marta queria a casa limpa, organizada, pronta para uso e recepção de visitas. Quando repara sua irmã sentada aos pés de quem ela de fato valorizava. O pó do chão não incomodava Maria, pois ela sabia que há tempo para tudo. Aproveitava a presença do Cristo em sua casa.

Aquele menino que não achava senão uma manjedoura, agora repousava em um lar. E Maria dava toda sua atenção. Vamos pensar como seria indelicado já ter em casa alguém, deixar este largado num canto, e ficar correndo atrás de serviços, correndo de um lado para outro. Se não fosse Jesus na casa, seria no mínimo “falta de atenção”. Mas se tratava de alguém que, mais tarde, revelaria amor por esta família e ainda ressuscitaria o irmão.

Devemos valorizar o tempo que Jesus gastou aqui na Terra. Valorize ainda hoje. Ele está aqui. Venha para Jesus.

ELE SUMIU – 24 de Dezembro
Lucas 17:22 "Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis"

A voz de Cristo e sua ação futura. Um dia Ele se despediria dos seus, dando adeus à vida terrena até sua volta, como aquele que haverá de julgar a Terra. Pois bem, das nossas solidões, precisamos urgente valorizar a presença do nosso Senhor hoje, pois mesmo não presente fisicamente, deixou o Consolador, que nos leva a sua adoração, ao crer que Jesus é o Filho de Deus, e que somente Nele podemos encontrar salvação.

Mesmo em sua ausência, Ele nunca abandona os seus.

Sua fala aos seus discípulos aos seus discípulos mostrava seu sofrimento, sua dor e sua rejeição pela geração presente naqueles dias. Mas a rejeição continua ainda hoje, quando nas pregações se deixa de falar do nosso Senhor, ou mais, quando se fala e os ouvidos estão fechados. Abrir o entendimento à mensagem de Cristo é obra do Espírito. Por isso devemos estar com os ouvidos abertos e corações prontos a perceber a riqueza do reino, pois mesmo sendo uma promessa hoje, sua realização é futura. E será perfeita.

Hoje é o TEMPO que o SENHOR fez para que possamos nos aproximar do Filho, para entrar na presença do Pai, pelo poder do Espírito Santo. Ou seja, é hora de entrega. Amanhã, bem amanhã pode ser tarde. Venha para Jesus.

O CARPINTEIRO – 25 de Dezembro
Lucas 2:6-7 "Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."

Rejeitado e perseguido, sem um quarto confortável, ali estava Maria, a dar à luz seu filho JESUS. Filho de DEUS. Mas a bem-aventurada repousa sobre o ambiente não costumeiro. Lembramos da madeira que recebia nos primeiros dias o Senhor e olhamos para o madeiro que o receberia anos depois. O Filho veio cumprir o que os profetas tanto falaram.

O primogênito de Maria e José, unigênito de Deus, na sua humildade de nascimento nos ensina que tudo tem seu propósito, e mesmo nascendo em lugar inóspito, ali se realizava o querer divino.

Conhecer a missão de cada um, faz da vida algo mais leve, ainda que sob dificuldades. Jesus estava ali porque estava ameaçado de morte. Queriam acabar com Ele. Depois, em seu ministério, vemos a raiva de homens por sua mensagem celestial. A Salvação não interessa a quem está perdido. Isto incomoda. Incomodou reis. Incomodará ainda muitos.

Cristo: da manjedoura à cruz. Dos desertos às cidades. Das entradas fantásticas às expulsões. Mas sempre CRISTO. Quem é JESUS para você? Seu coração é mais hospitaleiro que a manjedoura? Ou é uma cruz? Pense e venha para Jesus.

UMA PÁSCOA DIFERENTE – 26 de Dezembro
Lucas 22:15 "Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento"

Tantas páscoas foram celebradas pelos homens. Tanta boa memória de libertações. Mas nenhuma delas o cordeiro a ser sacrificado era alguém consciente de sua própria morte. Alie estava JESUS. O Cordeiro definitivo. O sangue e a carne definitivos. Como encarar aquela mesa?

A figura do Reino trazia paz ao coração Dele. Pois sabia que um dia ELE não precisaria mais ser submetido a tantas dores e vergonhas. O Cristo das dores, na via das dores, arrancava de si mesmo os brados de paz para pacificar os corações de seus amigos. E numa mesa de amigos, o Consolador de Almas.

“Segundo o que estava determinado” (Lucas 22:22), o Cordeiro estava sendo entregue. Glórias a Deus nas maiores alturas por tamanha providência. Não fosse a coragem, o desprendimento e a consciência, jamais seríamos salvos. Aleluia. “Bendito seja o Cordeiro”, tantas vezes cantada e agora subordinada à obra prima do DEUS VIVO.

Então se perguntaram quem o haveria de trair. Hoje devemos nos perguntar: até quando negaremos ao Senhor, seja em ações ou pensamentos? Até quando colocaremos outros no seu lugar, sabendo que somente ELE suportou esta dor e morte? Pois bem, o tempo de definições chegou. Defina-se.
E venha para Jesus.

HOMEM DE DORES – 27 de Dezembro
Lucas 22:41-42 "Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua."

Como deve ter sido profundo aquele encontro com o Pai. Sabendo o que o Pai queria realizar. Sabendo que a dor era imensurável. Que momento aquele Jardim vivenciava. A tristeza era tanta que seus amigos dormiam. Anjos o confortavam. Como um suporte dos céus para o Filho de Deus. Incrível como nosso Deus tem tudo calculado, inclusive os seus serviçais para nos suprir de apoio para horas difíceis.

Confiar em Deus. Como Pai, Ele tem o melhor e sabe que apesar da dor insuportável, podemos crer que ELE sempre está presente. É mais do que uma frase de impacto do tipo “DEUS NO CONTROLE”. Muito mais. Esta é a verdade que precisamos para testemunhar, para andar na direção do céu, nunca negar e perseverar até o fim. Pois são muitos os revezes e muitas as tentações que nos fazem balançar.

Como Jesus, precisamos entender que o tempo e o proposito divinos são perfeitos. E lembrando que tudo começou num deserto de pressões, e agora acaba num jardim de maiores lágrimas, quando Deus novamente agoniza e sua sangue de dor. A agonia de Jesus não pode passar em branco em nossas vidas. Precisamos reagir e agir de acordo com sua dor e ordem. Hoje, ouvindo o Espírito, pense e venha para Jesus.
UM BEIJO ESTRANHO – 28 de Dezembro
Lucas 22:48 "Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?"

O ser humano é presunçoso. Acha que com seus atos pode enganar a DEUS ou, no caso, o FILHO DE DEUS. Oh, malandragem ou astúcia de satanás. Isto prova que todos os intentos humanos, se não passarem pelo crivo da aprovação divina, podem se tornar assim, beijos de engano.

Judas, um destinado à desgraça pessoal. Quantos de nós não prevemos beijos assim. Abraços assim. E quantos de nós não tentamos agir como um dos seguidores de Cristo, à força de espada? Pois a espada de pouco ajuda quando o propósito de DEUS está acima desta versão humana de reação. Deus usou a espada no passado. Mas aquela hora era de rendição. Não de guerra. A vitória era tal qual o Reino de Cristo, que não era deste mundo. Sua morte escrita traria o abate final de satanás e suas intenções. Ali não somente a morte estava sendo posta em “xeque”, mas todo o reino das trevas. Os gemidos verdadeiros que se ouviam eram das trevas vivenciando seus últimos botes contra nosso Senhor. Satanás e seu reino estavam sendo submetidos a todo poderia celeste.

O beijo que atestou a morte. O beijo de um traidor. O beijo que muitos de nós recebemos de pessoas que pensávamos ser dos nossos. Sim, beijos inimigos travestidos de amigos. Mas lembre-se: DEUS sonda os corações e a vingança sempre será DELE. Então, mesmo em face da maior dor, confie, pois maior é o que está em nós. Venha para Jesus.

CONFISSÕES NECESSÁRIAS – 29 de Dezembro
Lucas 23:40-41 "Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? [...] mas este nenhum mal fez."

Quando expressamos nossa pública profissão de fé, temos que entender a profundidade da mesma e o que ela significa. No caso deste homem, ele cumpriu simples falas, de saber que tinha culpa (pecador), que Jesus era Justo (Santo) e reconhece que ali estava o Filho de Deus (Deus). Bastava para que Jesus o entendesse em temor e salvação. Ele pede ajuda ao Senhor, pede para que Jesus se lembrasse dele. E na mesma hora recebe a aprovação para estar diante do Pai. O céu é o lugar certo para os que temem a Deus. Quando os brados de Deus baixam sobre Abraão, em meio ao sacrifício de Isaque, entendemos isto: “Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22:12).

O temor do Senhor nos faz refletir que Jesus, ali sacrificado, pode produzir Vida em nós. Aquele homem tomou transporte direto para a Vida. Porque Jesus assim fez: salvou.

E continua salvando ainda, a fim de que pessoas o confessem diante dos homens, como aquele servo na cruz. Precisamos nos encorajar, mesmo nas mais difíceis situações e assim, confessar o nome do Senhor. Pois neste nome há salvação.
Confesse hoje a Jesus como Senhor. Não demore.
Venha para Jesus.

ESCURIDÃO E DESAMPARO – 30 de Dezembro
Lucas 23:44 "Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona."
Mateus 27:46 "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

O que mais aterrorizava o Senhor não era a densa escuridão que se derramara sobre a Terra, mas o abandono do Pai. Para alguém que estava sempre em contato com Deus, aquilo era uma dor terrível. Os brados e as inscrições na cruz, os deboches humanos, as surras nem se comparavam à dor do abandono. A ira divina pelo pecado humano. Ali estava desnuda a mais profunda solidão de Deus.

‘Deus meu” ou “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. Segue a morte. O último suspiro do Senhor ainda apontava para seu porto seguro. As últimas palavras ainda em tom de oração. O Filho de Deus estava definitivamente morto. O que seria da humanidade?

Pois bem. As densas trevas pensavam ficar sobre o terreno da dor. A Terra escura. Porém nada pode abater o plano de um DEUS que sabe todas as coisas e que as define com seus propósitos bem claros. Não era um ídolo feito por mãos de homens. Tratava-se do DEUS que formou pela força de sua PALAVRA todas as coisas, e sobre elas estabeleceu seu domínio. Ninguém mata DEUS. Foi a morte para gerar a Vida e findar todo peso do pecado. O sangue verteu. Apenas três dias. Quanto tempo você ainda esperará? Venha para Jesus.

VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO – 31 de Dezembro
Lucas 24:5 "Por que buscais entre os mortos ao que vive?"

Interessante saber que a morte tinha seu poder e que num dia determinado, JESUS ultrapassou a lógica da morte, saindo do túmulo. Era a profecia. Mas Paulo diz coisas como “ onde está morte a tua vitória? ”. Vem sobre toda a humanidade a força da ressurreição. Algo sobrenatural pelo qual todos, por causa de JESUS, poderão experimentar. E o DIA se aproxima. Se naquele dia da morte, muitos mortos levantaram, imagina o que será no DIA DO SENHOR.

Pois bem, as mulheres iam preparar um corpo. Seus aromas eram pertinentes, mas não naquele caso. Esquecemos facilmente do que a PALAVRA nos diz. Abandonamos promessas por pura pressa, insensatez ou quem sabe incredulidade. Se ELE disse que voltaria, porque tiveram dificuldades? O luto não era para ser intenso. Mas eram humanas.
E agora, despertas do sono da incredulidade, são alertadas que ELE não estava ali entre os mortos. Anjos disseram a elas do que ELE mesmo havia dito. Então lembraram. Mas que mente fraca todos nós temos. E por isso o exercício de leitura da Bíblia se faz necessário para tempos novos. Para “trazermos à memória o que nos dá esperança”, para não andarmos em túmulos onde não há vida.
O ano se vai, mas se renova a esperança. E você? Onde vai buscar Jesus neste ano? Busque-o enquanto pode achar, enquanto há tempo. E assim, venha para JESUS, hoje.