Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2024

Mateus 10:32-33

304

Sobre as repercussões eternas do que professamos com nossos lábios.


Mateus 10:32-33 

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus."


Um resumo do capítulo 10 de Mateus passaria por alguns detalhes:


(a) JESUS desafia os seus a não o negarem diante de tantos desafios, perdas e tipos (10:17-18);

(b) JESUS deixará claro que haverá divisões quanto à fé que NELE professamos, junto aos nossos mais próximos (10:34-36);

(c) JESUS deixa claro que teremos que abrir nossos lábios sem temer o pior, pois ninguém é maior do que AQUELE que pode lançar a alma no inferno (10:28);

(d) JESUS trará uma consolação dizendo que nenhum dos fios de cabelo cairá sem que passe pelos olhos do PAI (10:30);

(e) JESUS deixa uma mensagem de perseverança e bênção para todo aquele que tiver coragem de afirmar a sua fé e seu senhorio e salvação (10:16);

(f) JESUS mostra que se o perseguiram e trataram como “belzebu”, certamente seus seguidores assim terão tratamentos iguais, sendo seus discípulos (10:25).


O apóstolo João reafirmará esta VERDADE dita por JESUS: "aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus" (1 João 4:15).

Nossa fé jamais será vã, se depositada em CRISTO.

Não precisamos temer nada e ninguém ainda que nos custe a vida, pois por ELE VIVEREMOS no Céu.

Eclesiastes 5:4

305

Nossos lábios são movidos pelo conteúdo de nosso coração, mas às vezes...


Eclesiastes 5:4 "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes."


O chamado de uma pregação muitas vezes empolga os ouvintes, levando-os a reações inesperadas, coisa do coração humano.

Assim como, em meio a pressões sociais, vendemos nossos direitos, seja pela mesma empolgação, ou conveniência.

Precisamos saber que:


(a) a apostasia de todos os tempos se relaciona com estas emoções voláteis, que ao momento se sentem aptas pela mensagem, porém ao se deparar com as propostas que vêm diariamente, acabam cedendo;

(b) as paixões de nosso coração corroboram com a parábola do semeador e os tipos de solo em que a SEMENTE cai;

(c) diante de decisões, ou mantemo-nos firmes e as sustentamos dia após dia, ou abandonamos cada uma delas, segundo propostas que nos possam ser feitas.


Temos tratado o REINO DE DEUS como uma bancada de emprego, que se houver um pagamento mais condizente com minha necessidade, logo troco.

Porém a PALAVRA DE DEUS dirá claramente que “melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Ec 5:5).

Votos são votos e se feitos a DEUS, cumpramos.

Se não, melhor sequer abrir a boca e fazê-lo.

Eclesiastes 5:1

306

Devemos estar prontos para os Conselhos de DEUS, e eles vêm da PALAVRA.


Eclesiastes 5:1 "Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal."


O ser humano está lançando mão de dar ouvidos à PALAVRA DE DEUS e a cada dia, sem perceber ou percebendo, mergulha num mundo muito perigoso, sem governo decente, sem uma PALAVRA SÁBIA, que venha a alterar o curso de destruição.

Alunos entram em salas de aula, e após ouvirem sistemas e propostas, começam a arrogar para si mesmos a razão, se esquecendo que BONS CONSELHOS sempre emergirão de uma mente que seja superior, e que esta mente jamais será humana.

Quando observamos JESUS:


(a) vamos entender que ser humano lhe imputaria limites, porém a sua divindade lhe conferirá SABEDORIA que se liga aos CONSELHOS ETERNOS e, como diz Paulo, “quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?” (Romanos 11:34);

(b) poderemos entender que a CASA DE DEUS é ambiente onde a PALAVRA DE DEUS deve ser pregada com a seriedade de um PAI que fala com os seus filhos e os quer em bons caminhos;


Quando Josué e Moisés se acham diante do SENHOR, ouvem sobre tirar as sandálias, pois o lugar era santo e obedeceram.

Ouvir a DEUS é obedecer e dar atenção é negar-se.

Ouça! Sacrifique sua vontade! O coração engana!