Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

1 Reis 8:60

1 Reis 8:60 "para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus e que não há outro"


Guardar-se para DEUS, mover-se segundo a sua PALAVRA, dar testemunhos que atestem a presença do SENHOR em meio ao seu povo.

Somos o que somos e vivemos como vivemos pela GRAÇA maravilhosa de JESUS CRISTO.

Neste aspecto, Salomão mergulha entre as nações com único intuito: que DEUS seja conhecido por todos.

E nesta expressão deixa claro que depende tão somente do CRIADOR: "Seja perfeito o vosso coração para com o Senhor, nosso Deus" (8:61).

Os pronomes nos empurram a tal dependência e reconhecimento, e nisto desnuda sua alma: "não nos desampare e não nos deixe" (8:57).

Elias invade este mundo de DEUS, consagrando sua vida e energia a ELE e se deleitando quando de fato declara: "Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração para trás" e "manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel" (18:36,37).

Elias apenas clamou e era homem como nós.

Salomão era mais um ser humano.

Isto mostra que DEUS está acima da nossa humanidadee por isso as coisas acontecem sobrenaturalmente.

Mas tudo para que se conheça que ELE é DEUS em nós e por nós.

Apenas seja fiel e ame suas santas letras.

O resto é com ELE.

ANSIEDADE X ANGÚSTIA - Por Pastor Manoel Delgado

ANSIEDADE X ANGÚSTIA

Por Pastor Manoel Delgado

Hoje num grupo de amigos recebi o compartilhamento de uma frase do grande  pregador e líder cristão George Muller. A frase era mais ou menos assim: "O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade." 

Durante muito tempo compartilharia esta frase, sem nenhuma reserva, e creio que dentro do seu contexto bíblico, ela encontra-se totalmente adequada e absolutamente verdadeira. 

Contudo, à luz de algumas experiências pessoais, e analisando a evolução do sentido que as palavras vão assumindo durante o tempo, me vi forçado a uma reavaliação bíblica.

                                                                                  Tenho refletido biblicamente sobre o tema e cheguei a conclusão de que, o que a medicina contemporânea e o senso comum denomina como ansiedade, a saber transtornos de ansiedade, estresse, ou síndrome do pânico, são, na verdade conceitos distintos do que a Bíblia em seu contexto original chama de ansiedade. 

Na verdade, muitos destes transtornos estariam mais associados a outro termo bíblico bastante conhecido: angústia.

Que diferença isto faz? 

(Muita!) 

Qual a importância desta distinção?

(Gigantesca) 

Não se trata de um preciosismo teológico ou de uma simples questão semântica., pois via de regra, a ansiedade apresentada na Bíblia é pecado, e consiste na falta de fé no Deus soberano e provedor, ao passo que a angústia bíblica nunca é descrença em Deus, e embora igualmente desesperadora a ponto de ser possível que alguém deseje a morte, nunca é apresentada como pecaminosa, ou negativa, mas apenas como a legítima expressão dos limites e fragilidades de nossa natureza humana.

O mesmo Jesus que no Sermão do Monte ordenou a seus discípulos que não andassem ansiosos por coisa alguma, é aquele que no Getsemani, sofreu uma angústia mortal, transpirando gotas de sangue, e que no seu sofrimento recorreu à companhia de seus amigos mais próximos, e clamou pela presença do Pai, em sua dor extrema. 

Sendo Jesus perfeito em sua humanidade e jamais pecando, precisamos ser muito mais cuidadosos quando lidamos com pessoas com genuína angústia. 

Os exemplos sobre angústia não se esgotam em Jesus.

A bíblia está repleta deles. 

Foi o apóstolo Paulo quem disse: "Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos" (2 Coríntios 2.8).   

Este é um tema pertinente para o nosso tempo onde tantas pessoas estão feridos, enlutadas e esgotadas. 

O certo é que o mesmo Deus que cura o pecado da ansiedade, e da falta de fé, em nossos corações pecaminosos, é o justo Senhor, que prometeu estar conosco sempre, sendo Ele mesmo o nosso refúgio, e socorro bem presente nos momentos de angústia.                                  

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" Filipenses 4.6.                                                                    

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia" Salmo 46.1.


Lucas 11:4

Lucas 11:4 "perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação"


Quando observamos o madeiro onde nosso SENHOR fora pregado e exposto aos olhos de todos, de forma vergonhosa e triste, vamos extrair dali as lições mais preciosas que a humanidade já recebeu:

(1) aprender o que é ser amado de uma forma plena, quando se é capaz de morrer por alguém.

(2) aprender como é o verdadeiro amor e quais suas implicações práticas.

(3) aprender que tomar a nossa cruz e seguir o SENHOR é imitar também a forma perfeita de amar alguém.

(4) aprender que o amor é incondicional.

(5) aprender que se recebemos, deveremos dar e sem questionar.

(6) aprender que o amor é o que  nos define como povo de DEUS e amado.

(7) aprender que amor e perdão se condensam, a ponto de se tornar uma coisa só.

Em suma, se queremos ter o passaporte e a identidade do REINO, "perdoar como perdoados fomos", é entender que perdoados para perdoar não é um opção, mas uma obrigação.

"Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor..." (Colossenses 3:13,14).

Perdoamos primeiro por termos sido amados primeiro.