Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Juízes 6:1

TEIMA, TEIMA, OH HOMEM!

Juízes 6:1 "Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos"


Não apenas uma, mas várias vezes, o povo de DEUS abriu mão da fidelidade ao SENHOR, para seguir seu próprio e astuto coração (Juízes 21:25).


Nas muitas vezes acabaram debaixo da ira e castigo, porém o SENHOR renovava suas misericórdias, mas tudo lhes custava caro.


Precisamos entender que desobediência e prostituição com outros deuses se torna abominação, e posto que a humanidade sempre tende a levantar ídolos, acaba que o castigo vem a galope de dor.


Fazer mal aos olhos de DEUS parece algo tão distante de todos, mas ao observarmos a cadência destas ações, veremos que até hoje isto é comum.


Avaliemos, por exemplo, as críticas ou pregações sobre pecado - estão cada vez mais escassas e isto tem produzido corações infiéis, que estão se acomdando nas suas práticas achando tudo natural.


Talvez pregar sobre pecado e arrependimento precise ser mais que um chamado pastoral - precise ser um chamado profético sobre uma nação claramente idólatra.


Mas o que é mal?


Ausência do bem, de algo que põe em risco a integridade do cristão, que traz dano à fé, que gera discussões em temas wue seriam comuns, porém trqzem em seu encalço a demanda do proibido, do lícito sendo inconveniente.


O pecado precisa ser deixado e é muito fácil atirarmos em quem idolatra imagens ou doutrinas demoníacas.


Mas, e suas manias?


Como têm sido gerenciadas, pois a cada mania, uma coisa aqui e outra ali, acaba que alimentamos a nossa vontade, desejos e sentimentos ilícitos, mesmo aqueles que ninguém vê.


Estamos diante do ALTAR DIVINO a prestar culto a ELE, e nossas mãos devem ser santas a fim de termos nossos "sacrifícios" aceitos, aprovados pelo SENHOR.


Guardo esta voz: "tudo é licito, mas nem tudo convém" (1 Co 6:12), que é semeado nim contexto de juizo de uns sobre outros, demandas tolas que deveriam ser resolvidas, mas que pela imaturidade, malandragem, tendenciosidade, acaba se tornando um elemento facilitador ao pecado.


Acredito que a lição central de toda a demanda de Paulo com os crentes de Corinto se resuma nisto: "glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20).


Temo por conclusões como estas, quando nos pomos por juízes e estamos sujos em ações perigosas e pessoais: "já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais"

(1 Coríntios 5:9-11)

Salmo 121:1

Salmo 121:1 "Levanto meus olhos para os montes..."

ALI O SENHOR ORDENA!


Olhar para o Hermon, que de suas alturas geladas faz descer a água, o orvalho que rega a planície seca e sem vitalidade, tornando-a produtiva; do Sinai, donde leis e deveres descem para governar o povo e fazê-lo separado de nações e produtivos e fieis ao SENHOR; de Sião, onde o templo está, estando ali a adoração eno sacrifício, recebidos pelo SENHOR para expansão de sua bênção e ação a um povo escolhido; do mpnte do calvário, cuja forte mão da providência, põe sobre o madeiro a provisão definitiva aos separados de DEUS para a VIDA, nos cravos e escuridão que emerfem da dor do MESSIAS JESUS, prometido e cumprido, da imersão ao universo da morte ao levantar para a ETERNIDADE da VIDA.


"Olhem para os montes", diz a PALAVRA do SENHOR.


Eis que o "socorro vem do SENHOR", e assim o SENHOR decreta sua bênção, quando unidos, conscientes da presença DIVINA no sustento diário, na manutenção para a vida.


DEUS usa estes elementos da criação para mostrar que do CRIADOR vem socorro (salmo 121), que de fato quem ordena a benção é ELE e mais ninguém.


DEUS elabora tudo sem se frustrar, mesmo sabendo que a sua nação, povo escolhido, propriedade sua e exclusiva, um sacerdócio real acaba "fazendo o que é mal aos seus olhos" (Juízes 6:1), tendo em sua presença o CRISTO vivo e VERBO de AMOR, mas rejeitando a LUZ e amando as trevas.


Ah, povo de dura cerviz!


Até quando estaremos titubeantes entre dois pensamentos, desejosos de coisas que pouco edificam.e de sabores que pouco alimentam?


Ah, povo que rejeita a PAZ do SENHOR para buscar fora dps arraiais a divertida forma de viver dos que não levam a marca de JESUS.


Assim, e tão somente, perceberemos a razão pela qual DEUS nos entrega ao nosso próprio devaneio, para que sentindo as agulhadas de satanás, tenhamos certeza que não noa santificamos como ELE merece.


Ao pôr da vida, como sol que se apaga, veremos que secam as fontes e assim vem a sede, sem termos forças para levantar os olhos aos montes. 


Eis que se foi a VIDA!


Demora tua alma a entender isto?