Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Juízes 6:1

TEIMA, TEIMA, OH HOMEM!

Juízes 6:1 "Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos"


Não apenas uma, mas várias vezes, o povo de DEUS abriu mão da fidelidade ao SENHOR, para seguir seu próprio e astuto coração (Juízes 21:25).


Nas muitas vezes acabaram debaixo da ira e castigo, porém o SENHOR renovava suas misericórdias, mas tudo lhes custava caro.


Precisamos entender que desobediência e prostituição com outros deuses se torna abominação, e posto que a humanidade sempre tende a levantar ídolos, acaba que o castigo vem a galope de dor.


Fazer mal aos olhos de DEUS parece algo tão distante de todos, mas ao observarmos a cadência destas ações, veremos que até hoje isto é comum.


Avaliemos, por exemplo, as críticas ou pregações sobre pecado - estão cada vez mais escassas e isto tem produzido corações infiéis, que estão se acomdando nas suas práticas achando tudo natural.


Talvez pregar sobre pecado e arrependimento precise ser mais que um chamado pastoral - precise ser um chamado profético sobre uma nação claramente idólatra.


Mas o que é mal?


Ausência do bem, de algo que põe em risco a integridade do cristão, que traz dano à fé, que gera discussões em temas wue seriam comuns, porém trqzem em seu encalço a demanda do proibido, do lícito sendo inconveniente.


O pecado precisa ser deixado e é muito fácil atirarmos em quem idolatra imagens ou doutrinas demoníacas.


Mas, e suas manias?


Como têm sido gerenciadas, pois a cada mania, uma coisa aqui e outra ali, acaba que alimentamos a nossa vontade, desejos e sentimentos ilícitos, mesmo aqueles que ninguém vê.


Estamos diante do ALTAR DIVINO a prestar culto a ELE, e nossas mãos devem ser santas a fim de termos nossos "sacrifícios" aceitos, aprovados pelo SENHOR.


Guardo esta voz: "tudo é licito, mas nem tudo convém" (1 Co 6:12), que é semeado nim contexto de juizo de uns sobre outros, demandas tolas que deveriam ser resolvidas, mas que pela imaturidade, malandragem, tendenciosidade, acaba se tornando um elemento facilitador ao pecado.


Acredito que a lição central de toda a demanda de Paulo com os crentes de Corinto se resuma nisto: "glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20).


Temo por conclusões como estas, quando nos pomos por juízes e estamos sujos em ações perigosas e pessoais: "já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais"

(1 Coríntios 5:9-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário