Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2022

João 19:30

João 19:30 "Está consumado!" 

O Salmo 139 nos relata que "no TEU livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Salmo 139:16), dando-nos a certeza de que DEUS, o nosso DEUS é SENHOR da história humana antes mesmo desta vir à existência.

Vamos no verso de João:

1. Que consumado quer nos revelar o controle divino sobre cada detalhe da vida, inclusive da morte;

2. Que podemos descansar NELE por sabermos que a alma está nas mãos de quem a deu;

3. Que em nossa vida o que mais importa é servir e amar AQUELE que deixou toda a história escrita, pronta para sua consumação;

4. Que se compreendermos a morte do SENHOR como um ato consumado, teremos paz nas nossas mortes, como também consumadas;

5. Que até a consumação dos séculos teremos a companhia do senhorio divino, no perfeito controle do tempo e dos acontecimentos.

Vejamos que para JESUS expressar tal sensação e realidade precisou CUMPRIR AS ESCRITURAS, sendo ELE DEUS e sabedor de seu destino, enquanto homem.

Só haveria ressurreição, se houvesse morte, vinagre, dor, vergonha.

E lemos: "Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede" (19:28).

AQUELE que disse que se aquela mulher bebesse da ÁGUA que ELE tinha jamais teria sede, agora sente sua particular NECESSIDADE - para cumprir o já escrito.

Ainda, sobre SOBERANIA, vamos entender JESUS e seu diálogo com seu algoz: "Você se nega a falar comigo?", disse Pilatos. "Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo?" Jesus respondeu: "Não terias nenhuma autoridade sobre mim se esta não te fosse dada de cima. (João 19:10-11)

Nossa certeza deve estar imersa neste verso: "Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura" (19:24).

Se assim entendermos a vida, sofreremos menos, ainda que com as dores e lágrimas desta curta existência.

A dor se torna menor se temos a consciência do SOBERANO domínio de DEUS sobre tudo que passamos.

Tudo se dissipa, e mesmo em meio às lágrimas, glorificaremos ao CRIADOR dos Céus e da Terra, da vida aqui e da VIDA ETERNA.

JESUS CRISTO morreu porque estava escrito e assim também ressuscitou porque estava predito.

Então descansa NELE, pois o inevitável virá e precisamos entender que é pela mesma AUTORIA DIVINA que ocorrerá.

Tudo, em breve, estará consumado.