Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Jó 30:31

ONDE ESTÁS, NESTA ODE QUE MACHUCA A ALMA?

Jó 30:31 "Por isso, a minha harpa se me tornou em prantos de luto, e a minha flauta, em voz dos que choram"

 

Talvez, numa leitura mais poética, entremos em pânico com as lágrimas e a dor de Jó.

Andando por suas linhas, encontrei-me em prantos, diante de tantos lamentos e confissões, de tanta acusação suportada, de tantas questões seu coração suportou.

Algumas em seu silêncio, outras em falas que arrepiam o mais insensível ser.

"DEUS, onde está?"

Ou "se andei tortuosamente, que me castigue do TODO-PODEROSO!"

Diante de tais lamentos, reconheço que homens como ele são raros, e raros sendo, contam com a bênção de DEUS, mesmo diante de tamanhas sentenças.

Nunca entenderemos a profundidade do REINO, como se nos apresenta neste livro tão especial.

Da poesia, das lágrimas, das perdas e da restauração, do início, quando DEUS o oferece em sacrifício e ao final, quando DEUS o coloca como intercessor e mediador, por oração em favor de seus amigos.

E que amigos!

Outrora lamentando, jogando cinzas em suas cabeças por verem o servo abatido e de repente, suas duras palavras, quase que sentenciando o amigo ao JUÍZO DIVINO.

Que leitura!

Prostro-me em oração, conectando-me ao SENHOR, pedindo por sua MISERICÓRDIA, COMPAIXÃO, PERDÃO E AMOR.

"Deus, tu me lançaste na lama, e me tornei semelhante ao pó e à cinza" (Jó 30:19) e ao ponto de afirmar "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:5,6).

Teimo em ver uma figura de nosso AMADO JESUS em toda esta trama, suas sombras armadas no Antigo Testamento.

Mas me reservo ao poema, à sabedoria deste livro, que com tanto mistério, me põe a meditar quão profundas são as chagas de todos os que aceitam andar nos trilhos da fé em DEUS, no SOBERANO CRIADOR de todas as coisas, e assim, confessando, hoje seu FILHO, que por AMOR nos comunicou a GRAÇA.

Andarei com esta mensagem em meu coração.

Andarei seguindo os passos de meu SENHOR JESUS e sempre olhando ao OLEIRO, que muitas vezes moeu minha estrutura para mostra-me que sou pó e a este tornarei.

Bendito seja DEUS que aos seus amados disciplina em AMOR, e ainda que não entendamos, provados como Jó, saibamos que todas as coisas cooperam para todos os filhinhos de DEUS.