Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Jó 15:23

Ah, se soubéssemos o que nos aguarda!

Jó 15:23 Bem sabe que o dia das trevas lhe está preparado, à mão.


A precipitação no falar pode nos trazer dano tenebroso.

Precisamos pensar para emitir juízo sobre ideias e pessoas.

Somente quando o juízo se volta contra nós é que sentimos a dor.

Algo interessante ocorre em Davi e seu profeta Natã, quando Davi é rápido em julgar um caso precipitadamente e recebe de sua própria boca o julgamento.

O amigo de Jó, Elifaz, sem conhecer as tramitações no REINO, acaba sendo voraz em suas palavras quanto ao que seu amigo passava.

É natural que pessoas deduzam que dores e opressões sejam consequência de pecado e desvios de conduta.

Ao ouvir os lamentos de Jó, logo se lança em julgamentos, dando mais peso à dor de seu amigo.

Este verso me traz algo além dos dias de Jó, que invadem a escatologia já prenunciada por tantos, e agora tão presente em nossos dias, diante de tantas ocorrências.

Todos os seres humanos escrevem, poetizam e sofrem, até mesmo fazem filmes apocalítpticos, prevendo a denúncia do céu contra toda iniquidade humana.

A diferença do amigo de Jó é que o responsável pela verdadeira escatologia é JESUS, que em seus ensinos, trata deste assunto de forma dura e definitiva.

Pagar para ver é o que estamos percebendo em toda a humanidade, pois esta nem imagina o que de fato é o DIA DO JUÍZO DIVINO.

Há marcado pelo CRIADOR um momento em que todos serão reunidos, vivos e mortos, para serem julgados.

Já não será uma voz humana, coo a de Elifaz, precipitado conselheiro, mas a VOZ DO SENHOR, que despedaça os cedros do Líbano, troveja poderosamente (Salmo 29).

Em nossa imaturidade interpretativa acabamos nos colocando como senhores da razão.

No entanto, o bom menino que nos nasceu, chamado de FILHO DE DEUS, e posto advogado e justiça nossa, virá como AQUELE que julgará a Terra com justiça e os povos com equidade (Salmo 96).

Necessitamos descer do degrau da arrogância, do saber, dos achismos, e nos humilharmos sob a potente mão do SENHOR, além de avivamentos, mas de uma entrega total de todo nosso coração ÀQUELE que venceu e o LIVRO abrirá.

Ah, se pudéssemos discernir o quanto miserável somos e o quanto necessitamos DELE, e somente DELE.

Por isso, não ria, ou julgue como Elifaz, mas acolha, em AMOR a todo aquele que se achegar com o coração quebrantado, pois é por esta acolhida que seremos reconhecidos por todos, inclusive por DEUS (Mateus 7:2).