Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2021

Eclesiastes 12:13

 

DEUS, AQUELE QUE NOS SERVE DE PADRÃO

 

Eclesiastes 12:13 «De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem»

 

A piedade está ligada a uma vida na presença de DEUS, quando da PALAVRA se extrai o padrão de vida. Piedade sempre conectada a uma vida de oração, ensino e prática da Palavra, santificação como resultado de estar com DEUS e o reconhecendo com reverência a sua majestade, que envolve sempre temor de sua ira (Matthew Henry).

Jó 28:28 «E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento»

Romanos 2:21 «tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?»

 

Deuteronômio 6:4 «Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR» parte desta realidade, quando o próprio DEUS ordena que seu povo o ouça e o reconheça. Ele quer que o povo entenda que há exigências para ser povo do SENHOR. E ouvir a PALAVRA em obediência é a condição. Segundo o teólogo, «deixar de lado todas as questões de disputa duvidosa, temer a Deus e guardar seus mandamentos. É o temor de Deus reinando no coração». Isto deve se tornar tudo o que o ser humano deseja e busca. Afinal é o SENHOR que o sustenta e lhe traz à vida. A mente do homem deve estar focada em Eclesiastes 11:9: «sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas». «O SENHOR chama, avisa de um JUÍZO, será o JUIZ, haverá avaliação das obras, comparação do que DEUS ensinou com o que o ser humano fez, e que tudo passará pelo crivo divino». Disso concluímos, sob o ensino do teólogo, que devemos saturar nossa existência da PESSOA DE DEUS, reconhecendo-O em todos os nossos caminhos e tendo NELE a fonte de ensino e inspiração. E nisto, vamos lembrar da piedade expressa por JESUS CRISTO, «que não julgou com usurpação, mas obedeceu».

* Matthew Henry Notes

1 Pedro 5:6-7

 DEUS, o SENHOR de nossa vocação


1 Pedro 5:6-7 "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"


Os conselhos de Pedro ao final de sua primeira carta, passa pela exortação a presbíteros para que os mesmos cuidem bem do rebanho que pertence a CRISTO o SUPREMO PASTOR. E ali mostra que não deve ser por ganância, nem demonstração de poder ou pressão, mas espontaneamente como quem entende e sabe do chamado divino. Pedro se iguala aos demais no ofício, e sendo Apóstolo e poderia arrogar para si domínio de todos. Nunca ser dominador das pessoas como que impondo às mesmas as suas formalidades, seus métodos, mas como ato de amor. Imaginemos o exemplo do SENHOR JESUS, que ao se encontrar com Pedro mostra a ele seu limite, sua maneira humana e falha de ser e aponta que o próprio diabo o testaria. E quando vemos a expressão "HUMILHAI-VOS DIANTE DA MÃO DE DEUS" significa que o domínio é do DEUS CRIADOR. A «humilhação», como ensinou JESUS nos EVANGELHOS, trará seu GALARDÃO. E disso, aprenderemos a força que a ansiedade tem sua força, quando tentamos ser o que não somos, e fazer o que não fomos chamados a fazer. Como uma espada, a ansiedade traz a destruição da PAZ, da consciência de CRISTO, da vocação ministerial, tornando-nos aquilo para o que não fomos designados. E como ferida pode gerar a morte de um líder, posto que não viu que é DEUS quem detém todo PODER para cuidar dos detalhes do rebanho que a ELE mesmo pertence. Este Pedro quase foi peneirado, como diz JESUS, que por ele orou. E esta dura experiência agora o habilita ao bom exercício de sua vocação, do ser CRISTÃO a partir de CRISTO e sua OBRA. Reflita como tem sido sua forma de cuidar do que é de DEUS, incluindo sua própria forma de ser.

carlospuck@hotmail.com