Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Provérbios 16:1-3

Provérbios 16:1-3

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Quando nos deparamos com o livro de sabedoria (Provérbios), observamos conselhos sensatos que aponta para DEUS como perfeito organizador das ideias. Ao sermos feitos seres humanos, sentimos como se todo poder e celestialidade viessem sobre nós. Como deuses, tentamos projetar, caminhar, decidir e agir. No entanto, quando vemos as paredes, como verdadeiras muralhas de Jericó se levantando à nossa frente, percebemos os traços de poder que somente DEUS possui. «Quem é grande como o SENHOR?» (Dt 10:17), quem pode fazer o que o SENHOR faz e como ELE faz? Limitado, imperfeito, às vezes insano, o homem segue em sua limitude, em sua insignificância, sabendo que quem «pesa» ou «avalia» o espírito é DEUS. Ao passar pela cruz, muitos destes limitados seres esbravejaram, cuspiram, humilharam nosso SENHOR e AMADO JESUS. Pensavam tais seres que ali estava o «final de tudo». Mas ali e em tantos outros momentos, a divindade sabia bem onde e o que faria. Eis em quem podemos confiar. Eis em quem podemos perceber a doçura da vida e o peso do saber. Eis o nosso SENHOR, vivo e exaltado, pronto a receber todos que a ELE se consagram, se comprometem e confiam. Derrubar paredes e obstáculos é com ELE mesmo. A nós resta a obediência. A ELE seja a glória.


carlospuck@hotmail.com

Jeremias 29:14

 Jeremias 29:14

“Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”

 

Um sonho realizado faz qualquer um feliz. Quando olhamos para nosso DEUS nos afirmando que podemos buscar, com o coração transformado, e ELE se deixará achar, veremos que nossa vida pode ser cada vez mais feliz. Esperança é a palavra exposta por Jeremias, para que tenhamos, como Israel, a certeza de que o SENHOR tem compaixão de cada um dos seus. Espalhados, seja por motivo que for, haverá um momento físico em que congregará de todos os cantos os eleitos. Mas há também, o profetismo escatológico, quando nos veremos face-a-face com nosso SENHOR, que virá buscar sua igreja, seu povo. Não se trata de um DEUS de repulsa, mas de um DEUS que preserva, que acolhe, que demonstra AMOR. Ainda que em meio a momentos de disciplina pensemos que o ETERNO SENHOR nos deixou, e pareça que nossos inimigos se estabeleceram, há sim o RIO de ÁGUAS que flui do seu TRONO sobre todas as nações e que se chamam povo de DEUS. Não haverá exílio que trave o agir de DEUS, pois exílio e liberdade para ELE são os mesmos, sendo ELE quem os elabora com propósitos específicos. Os tempos passarão e nada de suas letras passará. ELE é o mesmo que levou seu remanescente à terra que ELE deu. E será ELE quem nos levará ao bom termo da VIDA ETERNA. Apenas aguarde. O DIA está chegando. Hora e forma são DELE.

carlospuck@hotmail.com

2 Coríntios 4:16-18

2 Coríntios 4:16-18

*_"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas."_*


Ah se pudessem nos conhecer por dentro. 


Mas se pudessem sondar nossos pensamentos: _o que as pessoas veriam?_


Pois ali neste terreno interior de nossa mente somente *DEUS* penetra e conhece. 

E desta forma, Paulo exorta e estimula os cristãos a se fortalecerem na *FORÇA* e no *PODER DAQUELE* que a tudo conhece. 

As questões que nos abalam externamente são nocivas e muitas vezes nos desanimam, _nos dando a ideia de que não servimos e nem prestamos_. 


Mas quem foi chamado santo para ser santo?

Ninguém.

Somos pecadores, no meio de uma geração corrupta, má e que segue seus impulsos mais diversos. 


E nesta perspectiva ouvimos o apóstolo nos aconselhando a esperar por este *peso de glória* que deveremos experimentar, e desviarmos nossos olhos desta situação terrena que nos destrói a cada dia. 

Chama ele de _tribulação_, relacionando aqui o _homem exterior_. 

A natureza humana é insensata e por isso devemos olhar para o *ALVO* de nossa *SALVAÇÃO*, *JESUS*. 

*NELE* podemos saber do *AMOR* e *DELE* podemos extrair o *PERDÃO*. 


É importante nesta caminhada de fé nos envolvermos cada dia mais com a proposta divina de *SANTIDADE*, a fim de que compense tanta dor e perda que muitas vezes passamos. 

As privações e lutas presentes jamais terão *peso de glória* se comparadas à *VIDA* que nos aguarda na *ETERNIDADE* com o *SENHOR*. 

Não desanimemos, portanto. 

*Prossigamos!*

_carlospuck@hotmail.com_

Apocalipse 6:10,11

 

Apocalipse 6:10,11

Eles clamavam em alta voz: "- Até quando, ó Soberano, Santo e Verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?" Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.

 

Pressa. Esta é a sensação humana. Até mesmo nos céus, pelo que vemos. O desejo de justiça presente na mente do ser humano. Pressa que impede de vermos que não somos únicos, e que nossa filiação não é coisa de menino mimado. Claro que a PALAVRA é correta em citar esta “ansiedade” dos salvos. E não é diferente entre nós. Há tantos para salvar. Há tantos que necessitam ouvir. E temos esta pressa em julgar ou desejar juízo. E não percebemos que o TEMPO é do SENHOR, os salvos são eleitos pelo SENHOR e não temos controle de quantidade e tempos de salvar. A competência do SENHOR está em conhecer dias e pessoas. Como a ordem da salvação, “a quem conheceu de antemão”. Precisamos aprender que vidas estão sendo alcançadas diariamente. Vidas são assistidas por vocacionados no mundo todo. Não temos que apressa, mas pregar. E ao vermos que a resposta divina foi “esperem até que”, vivamos assim. E não nos agitemos por todos que nos agitam a alma, sabendo que em meio ao joio há muito trigo. Deixemos de presunção e fiquemos quietos, sem “Até quando esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?”. DEUS não precisa de conselheiros nem aqui, nem nas visões joaninas.

carlospuck@hotmail.com

Provérbios 3:3

 Provérbios 3:3

Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.

 

Desde os dias antigos, quando das leis elaboradas pelo SENHOR para dirigir seu povo, algo que emerge da vontade de DEUS é a FIDELIDADE que ELE designa para os que ELE mesmo chamará de seu. Uma ligação com o AMOR que é elaborado na LEI. Quando diz sobre ser único DEUS, ser como único a ser adorado, então sermos fieis e dedicarmos a ELE todo nosso coração se torna condição única. Único DEUS, único povo. Única razão de vivermos. Prender ao pescoço se torna nosso colar, nosso sistema condutor. Podemos ter ciência de que a fala do sábio Salomão, em termos na fronte o nome gravado e no coração a Lei, nos levará a bons e perfeitos lugares. E temos que entender que este ato de viver é ato preparatório para a ETERNIDADE. Somos preparados para os dias eternos pela PALAVRA. E aqui somos levados a pensar que o SENHOR sempre é fiel. Logo, temos o testemunho de ALGUÉM SUPERIOR que se torna modelo para todos os que desejam ser-lhe servos. E o nosso AIO é a PALAVRA. Sejamos, pois, fieis a QUEM de fato nos tem sido maravilhoso – nosso DEUS.

carlospuck@hotmail.com

Efésios 5:14-17

 A vontade de DEUS

 

Efésios 5:14-17

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor."

 

O capítulo 4 cita aos cristãos em Éfeso que não entristecessem o Espírito Santo, com atitudes que em nada testificavam da fé de um nascido de novo. Deveriam andar de forma digna do chamado para SALVAÇÃO. Tudo deveria ser permeado pelo cuidado com o próximo, para o desenvolvimento dos demais irmãos. Diferente dos hábitos culturais dos gentios não convertidos, de suas formas erradas de cultos a deuses estranhos, de dedicação promíscua em sua maneira de cultuar que traziam dano ao ser humano em relação a uma fé genuína no VERDADEIRO DEUS. Paulo agora se interessa em aconselhar que busquem, além de dons para servir, a VONTADE DE DEUS. Ele a descreve em cada um dos capítulos da carta, mas reforça que esta deve ser a meta de cada um. Compreender traz facilidade para o serviço cristão e para o louvor ao SENHOR. Tudo que faz parte de um caráter contrário ao EVANGELHO, o autor mostra detalhadamente. Ao falar "desperta tu que dormes, e o SENHOR te iluminará" (14), vamos perceber que "igreja" não é lugar de pessoas acomodadas e de mau testemunho. Pergunte -se com relação ao nosso tempo: o que mais tem trazido ao meio cristão dano à fé? Veremos que acomodação, pessoas com mau comportamento, desinteresse e pessoas dadas a uma vida dupla serão a causa de não se saber qual a VONTADE DIVINA. Pois deixam de consultar a PALAVRA e quando a tem nas mãos não a fazem regra de prática. Sabemos que desde os tempos antigos os "tempos eram maus". Pense em como isto está hoje. Vejo muitos obreiros cursando "revitalização de igrejas", "avivamento e discipulado. Mas se não se entregarem aos conhecimentos da VONTADE DIVINA, serão nada mais que métodos. E o REINO já tem estabelecido seu próprio método. Basta aplicar. E isto começa com o indivíduo e não no coletivo. Então faça valer sua profissão de fé, que de fato é a revitalização de nossas vidas.


carlospuck@hotmail.com

João 14:1-3

DEUS, o nosso dono e dono de nossa VIDA 

João 14:1-3 «Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.»


Uma preocupação de tanta gente é sobre a vida após a morte. Muitos têm questões a serem resolvidas sobre sua esperança de futuro. E isto gera muita insegurança. O texto escolhido deve responder aos que estão com JESUS, àqueles que se dão a confiar em suas promessas. Dias atrás mencionei que foi ELE quem disse, então podemos crer. Mas ao vermos o tempo passar, os dias que se vão, pessoas que partem e nos deixam com sentimentos malucos, amplia nossa sensação de querer saber de fato no que podemos acreditar. Vejamos: JESUS saiu daqui, deixando seu ESPÍRITO que testifica em nós sobre suas verdades, sobre o que devemos esperar. ELE afirma sobre nossa morada eterna, sobre um lugar onde DEUS será nossa LUZ, onde a dor não terá mais força, onde o pecado não nos atrapalhará na comunhão com nosso PAI. E tudo junto desta trindade santíssima e amorosa. Confiar nesta etapa após a morte deve nos dar PAZ que excede todo entendimento. Diferente de experiências enganosas com "espíritos", aqui é JESUS afirmando. E JESUS é quem sabe de onde veio e para onde foi. Está aqui nossa segurança. Viva aqui em paz com CRISTO para uma VIDA ETERNA perfeita.


carlospuck@hotmail.com