Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Malaquias 3:10,12

Malaquias 3:10,12 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Todas as nações vos chamarão bem-aventurados... 


Qual a lógica divina em requerer de cada um, seja no Antigo ou Novo Testamento, o dízimo, considerando que foi ELE que manteve o povo no deserto, que derramou comida sem qualquer esforço?

Simples!

Naqueles dias a aridez do deserto e a necessidade de caminhar ao destino proposto por ELE, não havia como produzir qualquer tipo de alimento ou bem, apenas o que recebiam.

E é interessante que a provisão diárias não poderia ser armazenada, batendo com a oração do SENHOR, quando diz sobre "pão nosso de cada dia nos dá hoje!"

No entanto, procede de DEUS, após a marcha e já entendido que o PROVEDOR proverá, ensinar os seus a devolução de parte do que ELE mesmo concede, a fim de que toda a manutenção da parte do povo e do serviço na CASA DELE fossem supridos.

Aprendemos aqui que devolver a décima parte como primícias de nossa renda, é mais do que prover a CASA DO TESOURO ou CASA DE DEUS - é um ato de fidelidade e confiança, pois andar no deserto significava reconhecer que até as nuvens e a luz foram provisão do SENHOR dos exércitos.

DEUS é autossuficiente e não depende em nada de qualquer que seja a nossa doação.

Mas a manutenção do REINO enquanto terreno depende de nossos esforços por mantê-lo.

Nisto veremos os levitas, os dedicados à obra sendo considerados dignos de seus sustentos, usando Paulo e a Lei.

Cristo não dispensa a crítica aos fariseus quando de sua negligência da misericórdia, enfatizando a necessidade da dízima do endro e do cominho.

Provar de fato que ELE é fiel é confiar que ELE suprirá todas as necessidades, mas ainda confiar nos textos de Malaquias e Provérbios, quando ELE chama seu povo a contribuir.

Diante das dificuldades da reconstrução de uma nação, ainda que sob tantas questões de miséria, muitas vivida pelo povo, de um retorno do exílio, ainda assim a FIDELIDADE era imperativa.

Por isso vamos entender a veemência de Malaquias em seu capítulo 3, ou Salomão ensinando em Provérbios, quem sabe observando a voz paulina ou dos Santos Evangelhos - nçao importa, se fiel é DEUS, devemos em tudo buscar sermos fieis a ELE.

E a concretização desta FIDELIDADE a DEUS se materializa no nosso tempo, nesta metodologia material, pois no REINO ETERNO não haverá mais necessidade disso - posto que tudo estará sob a LUZ INTENSA do MAGNÍFICO CRIADOR e de SEU FILHOS JESUS.

Portanto, seja a tese que levantem os infiéis, apenas saiba que DEUS nos atribui o privilégio de termos este atributo comunicável, que é prover.

Seja provedor da CASA DE DEUS, e de sua MISSÃO na Terra, e verá se as promessas DELS não se cumprirão em tua vida.

---------------------------------

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas". Mateus 23:23

“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações, os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”. Provérbios 3:9-10