Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2022

Provérbios 16:1-3

Provérbios 16:1-3 “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. ”

Lendo e escrevendo sobre o assunto nestes dias, tem-me chamado a atenção sobre a famosa prepotência humana.

Como seres autônomos, estamos esquecendo de buscar a orientação do SENHOR para todas as coisas.

Lembramos DELE quando as nuvens engrossam suas águas e os ventos vêm sobre nossos ombros, mostrando quanto deveríamos consultar, confiar e andar com DEUS em todo instante.

Queremos provar o que com esta falsa autonomia?

Que somos bons?

Para quê?

Vemos a história de tantas pessoas que abandonaram o CONSELHO do SENHOR nas suas decisões, e quando acordaram, estavam mergulhadas no lamaçal, como a “parábola do filho pródigo”.

Ostentar sabedoria nem sempre é tê-la.

Ser de alto padrão de aprendizado intelectual também não nos dá o controle de tudo – jamais o teremos.

O homem com seus voos aos planetas, equipamentos moderníssimos, com toda a academia a seu favor ainda não pode acrescentar a VIDA ETERNA.

Sonham em congelamentos de corpos para voltarem noutro dia (coisas do Egito antigo que nada deram aos faraós o retorno), mas jamais poderão ver um “Lázaro” saindo de seu túmulo andando sob as ordens de uma VOZ PODEROSA como a de CRISTO, a mesma que deu ordens aos ventos e águas diante dos olhos de pescadores intimidados.

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12) ou “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9).

E encerro com uma palavra de quem foi soberbo, poderoso e dominador de povos: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Daniel 4:37), “não há quem lhe possa deter a mão” (Daniel 4:35).

Pense nisso!