Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

1 Timóteo 4:1

1 Timothy 4:1 "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios..."

1 Timothy 4:7 "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade"

 

O misticismo atrai, e não por acaso DEUS chama a atenção de seu povo por se misturar com paganismo no passado (Antigo Testamento), nos dias de Paulo, e no mundo greco-romano (Novo Testamento) - sempre o mesmo apetite por tais movimentações espirituais.

A razão é simples: todos têm um fundamento espiritual em suas almas e acabam por buscar aquilo que satisfaz a cada um, seu contato com uma vida além desta.

A serpente, Jardim do Éden, dimensiona bem isto, além da desobediência.

O caso de Saul e a médium de En-Dor relata a necessidade de contato com o espiritual, com uma direção que não está nas mãos humanas e dos medos do dia seguinte, e quem sabe, de manuseio de informações que pairam em “espíritos enganadores” que são chamados de passado – PECADO!

Há muito tempo, desde os hindus mais antigos, dos budistas, espíritas, religiões de matizes africanas, e porque não dizer, sem descer ao nível destas ciladas malignas, mas adentrando ao profetismo estático em Israel... tudo envolvendo a alma humana que precisa de satisfação, e acaba ligando-se ao mundo espiritual, de alguma maneira, e dando ouvidos ao ÚNICO que é VERDADEIRO, como o profetas e apóstolos.

Não podemos comparar os moveres DIVINOS de Pentecoste ou Profetismo, em suas visões, sonhos e teofanias, onde o Espírito Santo modifica o status de cada ser vivo nestes ambientes, dando a cada um dons e direção que LHE pertenciam, com um fim claro e objetivo - trazer o CONHECIMENTO DE CRISTO.

E interessante é que, mesmo vendo que DEUS é ESPÍRITO e que busca adoradores, acabam os seres humanos se desviando do PROPÓSITO DO SENHOR para caminhos e espíritos enganadores, como Paulo trata em seus ensinos.

Quando a médium descobre Saul enrustido e covarde buscando a necromancia, ou consulta a mortos, ela mesma se assusta com o que vê e ainda o repreende, por saber que era contra a LEI DE DEUS.

O engano sobre o coração de um rei que havia sido ungido por DEUS e recebido DELE o ESPÍRITO SANTO para andar na SUA VONTADE, mas que por pecado e erro, acaba tendo a influência de um espírito maligno que o próprio DEUS lançou sobre ele - que triste fim o deste que poderia ter se tornado referência para a história de Israel.

"Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé" (1 Crônicas 10:13-14).

A LEI era clara: “não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos” (Deuteronômio 18.10,11).

E o profeta Isaías irá somar ao ensino: "quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus?" (Isaías 8:19).

No mundo de modismos, onde as pessoas têm preferido o insano, imoral, ilícito e ainda julgam poder fazer com a permissão de DEUS, com este "amorzinho de fábulas", acabam mergulhando no precipício das vãs paixões deixando a PALAVRA de lado e ampliando o abismo onde se lançam - “pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19.28).

Somente quem passou por estes poços fundo da escuridão e do vazio sabe e pode afirmar como estas regiões espirituais são ambientes de demônios.

Muitos se ofendem, e se ofenderam no passado, quando JESUS e Paulo expulsaram espíritos malignos de adivinhação e nada mais eram que legiões de demônios, que traziam lucros a pessoas, deixavam as pessoas reféns de ídolos etc.

Entenda: é fácil para uma legião governada por satanás, um anjo caído, buscar informações na biblioteca da vida - lembre-se de e dos diálogos abertos na PALAVRA DE DEUS (Jó 1).

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Apocalipse 21:8).

O CAMINHO DE DEUS não é e nunca será de engano e nunca precisará de serpentes dizendo novidades, de demônios dando ideias, ou de conselhos de espíritos que são demônios, em terreiros, mesas brancas ou roças.

JAMAIS!

DEUS não se deixa manipular pelo engano.

 

Há promessas para aqueles que se convertem destes caminhos malignos, que se arrependem em tempo de confessar, e são inscritos no LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO - "o vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho" (Apocalipse 21:7), "bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro" (Apocalipse 22:7), "aquele, porém, que perseverar (em e com CRISTO) até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:12-13), "seja fiel até à morte, e receberá de CRISTO a coroa da vida" (Apocalipse 2:1).

Se você tem marcado seu corpo em memórias de gente morta, tem feito rezas a defuntos, sejam eles Paulo, Pedro, Maria, ou se tem ido a casas de necromante ou centros espíritas, consultar sobre passado, presente e futuro, aconselho que busque libertação destes caminhos, pois um dia estando nestas trevas e escuridão, o SENHOR foi me buscar (ALELUIA!), e de lá me trouxe para SUA LUZ, a fim de iluminar meus caminhos pela SUA SUFICIENTE PALAVRA.

Ainda que a moda seja este misticismo ou esoterismo espalhado pela história da humanidade, certo fique que de nada disso DEUS se agradou e em tudo isso anunciou a SUA IRA.

Mude, se arrependa e volte para DEUS, pois ELE é a FONTE DE VIDA e PAZ, e todo BOM CONSELHO.

"Jesus contou a parábola sobre o rico e o mendigo Lázaro que morreram mostrando que os mortos não podem se comunicar com os vivos porque “está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós” (Lucas 16.26).

 

"Após a morte da pessoa, a única coisa que lhe aguarda é o Juízo final. Se a pessoa se converteu a Jesus então recebe a salvação (João 5.24) e aguarda a ressurreição dos mortos (João 5.28). Já quem não acreditou em Jesus aguarda juízo final (João 5.29)."

 

Queria incluir nestes movimentos esotéricos e pagãos, mesmo muitos gostando de buscar e com certeza irão me reprovar, a yoga,

“posto que ela vem de um histórico totalmente pagão, cujas origens remetem à Índia (provavelmente e Paquistão), textos sagrados da época eram chamados Vedas, uns 3 a 5 mil anos (alguns ampliam para 10), cercada de mantras e sons que buscam dissolver a materialidade do pensamento e da dor, levando o indivíduo a um relaxamento mental e consequentemente físico, usado em templos budistas, hindus, hare krishna, períodos em que pessoas também evocavam muito o brahman (o princípio fundamental do mundo) e o âtman (o "eu") como uma unidade, e tendo sido cantado por muitos artistas que é o Gita, o sexto livro do Mahabharata, um dos poemas épicos mais famosos da Índia".

 

Acaba que vira modinha que leva para o inferno!

Acredito que não seja um texto leve de se ler nem tampouco de aprovação de muitos, principalmente por quem se utiliza de tais prática, e ainda, cristãos, novos e velhos, que adotam filosofias assim, pensando que tudo é muito legal.

Porém encerro com uma frase que pode servir de orientação, mesmo em outro contexto usado por Paulo, que tratava de alimentos, inclusive de sacrificados a ídolos:

"Todas as coisas me são lícitas (legais), mas nem todas convêm (usadas ou incorporadas ao uso). Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas"

(1 Coríntios 6:12)