Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Provérbios 16:1-3

Provérbios 16:1-3 "Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." (nvi on line)


Ao conversar com um pastor amigo, falando sobre mudanças nas nossas vidas, ele afirmava que "DEUS não tem plano B".

De fato, nós é que planejamos, jogamos com possibilidades, geramos nossas intenções e por boas ou más que sejam, mas entendendo que "todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir" (Salmo 139:16).

Como é difícil lidar com nossa a insuficiência - olhamos para nossos planos como se fossem os mais perfeitos - e de repente, como orvalho ao fim da manhã, se desfazem.

Daí pensarmos por que razão o sábio diz que a "resposta final é divina": porque ELE sabe tudo, fez tudo, planejou cada detalhe.

Confiar, portanto neste SENHOR da história e da vida, é reconhecer que além de ter o  perfeito destino na palma das mãos, tem para seus filhos desígnios que somente a ELE pertencem.

Somos filhos.

Aleluia.

Planejamos.

Que bom.

Mas se a ELE nos consagrarmos, certamente receberemos o galardão devido tanto aqui por fazermos o que  ELE quer, como na ETERNIDADE, onde está assentado com nosso SENHOR JESUS.

Seja bem-sucedido e diga ao PAI ETERNO: "seja feita a tua vontade".

Filipenses 4:6,7

Filipenses 4:6,7 "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."


Como é difícil ser humano.

Limitados que somos, percebemos que nenhum sentimento poderá ser tão nocivo quanto a ansiedade.

A isto, Paulo chama de inquietação.

JESUS já havia dito sobre as solicitudes da vida, mostrando que ELE cuida de detalhes como das plantas e dos pássaros.

Ainda cita: "E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?" (Lucas 12:25).

Damos de cara com nossa total falta de controle

Vendo um vendaval numa cidade, que destruiu tudo, deixando muitos com perdas enormes, vamos de fato entender que complexo é tudo isso de não ter domínio de absolutamente nada.

Pensando na PALAVRA ainda, lembrei de quando DEUS manda o povo marchar para fora do Egito.

Costumamos dizer que havia uma reação às ordens.

Mas lembre: DEUS ORDENOU, DEUS IA ADIANTE, DEUS MANTEVE CADA UM EM SEUS DETALHES E DEUS TINHA UM OBJETIVO CLARO.

Pensamos também na cruz, onde CRISTO foi morto - tudo sob controle - que coisa difícil.

Então, melhor coisa é se entregar ao SENHOR e nos contentarmos com sua proposta a cada um, entender que a obediência nada mais é que concordar com a PERFEIÇÃO de quem manda (DEUS).

Fácil cantar e reafirmar que "DEUS é DEUS e que continua sendo DEUS" - mas no apagar das luzes, deveremos ser nós imitando CRISTO: "seja como TU queres".