Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Atos 15:1

Atos 15:1 "Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos"

 

Hoje, quando resolvi tratar da “guarda do sábado” com uma pessoa, percebi o quanto as pessoas têm necessidade de legalismos, sejam quais forem.

Por tradição ou por qualquer outra via, tentam impor valores que não estão mais em prática, como é o caso da circuncisão.

Este era um “padrão” judaico, a fim de abrir as portas a quem teria que entrar numa sinagoga ou se colocar diante dos judeus para lhes falar.

Seria hipócrita dizer que era simplesmente um método da LEI, quando JESUS mesmo fora circuncidado e depois batizado.

A questão é: devemos circuncidar gentios?

Devemos guardar a LEI literalmente?

Vamos com alguns versos, que não intencionam, senão gerar luz sobre a ideia: "e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura: quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16:15-16); "e não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração" (Atos 15:9); "agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram" (Atos 15:10,11); "alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos" (Atos 15:1).

“Salvos pela graça do Senhor Jesus”, não por obras da LEI, "e, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça" (Romanos 11:6).

"Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração" (Jeremias 4:4) – a ideias de Jeremias não era mais uma identidade superficial, mas de consagração, ainda que a circuncisão estivesse validada

Mas após a vinda de JESUS e do alcance dos gentios, a imposição legalista, fosse do sábado ou de qualquer prática, perderia o sentido, por se tratar de obras de religiosidade local e dirigida a uma nação, em especial aos homens.

O batismo vem de encontro a todos, não sendo negado a qualquer que viesse a crer.

Portanto, precisamos estar tentos em algumas imposições, pois para sanar esta dificuldade, saíram da discussão e seguiram à liderança em Jerusalém, onde os apóstolos estavam.

De nada valeria trazer costumes antigos que se tornaram distantes do que o próprio JESUS ensinou.

Uma longa estrada de aprendizado ainda precisamos percorrer, a fim de ensinarmos aquilo que de fato é essencial à SALVAÇÃO dos povos.

"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes" (Atos 15:28, 29).

A alegria e a paz retornaram entre os irmãos (Atos 15:31, 33).

Apenas viva para glória de DEUS.

¹ Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.

² Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;

³ quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.

⁴ Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.

⁵ Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente.

⁶ Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.

⁷ Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.

⁸ Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

⁹ Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.

Romanos 14:1-9

Atos 14:28

Atos 14:28 "E permaneceram não pouco tempo com os discípulos""

Meu querido irmão!

Como é bênção termos na vida pastoral ambientes de encontro, com pessoas de mesma fé, onde poderemos contar os testemunhos, renovar as forças, auxiliar os irmãos, dar uma palavra de apoio.

Ali estavam Paulo e Barnabé, juntos aos crentes de Antioquia, os mesmos que, sob ordem do ESPÍRITO SANTO, os enviaram aos cantos das nações.

Como é útil termos um porto seguro, onde possamos reclinar nossa cabeça, como renovo para as forças e para continuarmos a fazer a obra de DEUS.

Muitos acham luxo, mas é a realidade e tomando posso da voz paulina que dizia aos idólatras de seus dias: "nós também somos homens como vós" (Atos 14:15).

Nas estradas por onde tenho passado, tenho observado vários irmãos sem estes ombros, quando as igrejas apenas tiram, tiram, tiram e achando que eles são super, além do normal – e tantos mergulhados na depressão, sem um socorro, sem sequer salário, vendo suas famílias se desfazerem, por falta de forças, e um número não pequeno de suicídios entre obreiros.

O que é isto?

Falta de AMOR!

Falta de visão de CORPO, como fora ensinado: "Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram" (Mateus 25:35-40), "levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo" (Gálatas 6:2), "cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" (Filipenses 2:4), e "se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus" (1 João 3:17).

Seria ideal que recebêssemos nossos bravos irmãos como a comunidade de Antioquia recebeu Paulo e Barnabé, e assim foi edificada, pela sinergia presente.

Faça isso com o povo de DEUS.

 

 


Atos 14:19,20

Atos 14:19,20 "Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade"

Pois é, seu José!

De repente, como a JESUS, arrastam o apóstolo Paulo para apedrejarem, já que esta prática era comum entre os povos antigos.

A CRISTO, crucificaram no “Gólgota”.

A Pedro, prenderam.

A Paulo, apedrejaram, o mesmo Paulo que vira Estevão em seus pés expirar sob a potência da pedras.

Então o que fazer diante de tamanhas oposições?

Persistir e continuar a obra de DEUS.

Perdem as pessoas de Listra e ganham os de Derbe.

Mas assim tinha que ser, posto que Paulo estava, junto ao seu irmão e amigo Barnabé, comissionado por DEUS, e assim haveriam de chegar ao ponto final de sua “missão”.

Viagens, cadeias, pedras, enfim...

Um universo composto de uma profecia, dita por JESUS a Ananias, no capítulo 9.

Nunca será fácil a trajetória de um cristão, ainda mais se ele se puser contra fontes de lucro que trariam glórias a homens, ao que chamamos de idolatria.

É o preço de se opor às mentiras que o diabo pôs sobre a mente de religiosos desde a antiguidade.

"E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia" (Atos 14:21).

Por que voltar?

Era assim a estrada da vida destes homens, pondo à parte o medo e o desprezo, mas atendo-se aos já convertidos, àqueles que o SENHOR transformou.

"Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 14:22,23).

E destas idas e vindas emergem as Epístolas Paulinas, que nos deixarão legados de doutrina e ensino, combatendo toda sorte de males postos por satanás nas igrejas e limpando o eirado para o DIA DA GRANDE COLHEITA.

Assim a igreja do SENHOR e seus servos deve prosseguir, trazendo para si a palavra de DEUS de encorajamento, dada a Josué, quando de sua posse do governo de Israel: “não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Atos 14:14,15

Atos 14:14,15 "Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: senhores, por que fazeis isto?

 

Olha a diferença de Paulo e Barnabé com o tal Herodes que fora consumido por vermes a mando de DEUS por um anjo (Atos 12:23).

Não devemos aceitar glórias que são devidas a DEUS somente: "EU SOU O SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor" (Isaías 42:8)..

Paulo grita em meio ao povo para não blasfemarem, pois eram tão seres humanos quanto os que os idolatravam: "nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há nele" (Atos 14:15).

Mostra que a vaidade da idolatria é algo maldito.

Quando atribuímos a homens os milagres, como fazem muitas igrejas, sejam romanistas ou evangélicas, bem como seitas orientais, isto demanda correção, a fim de mostrar que nada é feito por homens, mas por DEUS.

Castigos terríveis vêm sobre a idolatria, a ponto de vermos em palavras do Novo Testamento que tais "idólatras" não entrarão (1 Coríntios 6:9-10; Apocalipse 22:15) no REINO DE DEUS.

Por isso, seja o nome que for: venerar, adorar, dar culto... tudo passa por IDOLATRIA!

Afaste-se urgente, pois assim como Paulo, outros homens nada mais foram que servos de DEUS e os milagres realizados eram por obra do ESPÍRITO SANTO.

Quisera DEUS tivessem tempo de corrigir este erro os tais venerados com sua própria voz, pois os mortos pouco podem dizer a eles da blasfêmia que cometem.

Claro, esta não será uma informação que agradará os que tais males praticam, mas é a verdade.

Se apreendermos, aleluia!

Se não, esperemos o JUÍZO!

Mesmo aos brados, os apóstolos, como nos dias de hoje, tiveram dificuldades de remover as intenções do coração dos acostumados à idolatria: "dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios" (Atos 14:18)

"Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria" (1 Coríntios 10:14).

 


Atos 14:2

Atos 14:2 "Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos"

 

Vamos aprender de uma vez por todas: incredulidade é gerada em corações não alcançados, e corações não alcançados por DEUS nunca serão de outro, senão do diabo.

E é por isso que vemos tantas dissenções, facções, divisões, brigas, medição de forças, vaidade, ciúmes, invejas, sentimentos tais que não procedem do ESPÍRITO SANTO (Gálatas 5:19-21).

E perguntamos: como reagir?

A resposta primeira é expulsar os espíritos malignos destas pessoas e libertas trazerem-nas ao convívio da "ALEGRIA DO ESPÍRITO SANTO".

A segunda resposta é a mesma usada por Paulo sobre Elimás, o mágico, que fica cego por estar atrapalhando o ensino da PALAVRA a uma pessoa interessada.

A terceira é ignorar, mandar embora, e mostrar que a CASA DE DEUS é lugar de vidas cujo objetivo maior é a GLORIFICAÇÃO do NOME de DEUS.

Não espere abraços e sorrisos de tais pessoas.

Afinal, muitas vezes os ditos judeus e líderes, que deveriam primar pela boa conduta, além de se deixarem levar por sentimentos pobres, inflamavam pessoas para praticarem os mesmos sentimentos que eles possuíam e fracas, caíam no engodo.

Na Pisídia, após a ida na sinagoga, e tomados de inveja, "os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território" (Atos 13:50).

E agora, em Icônio, eis novamente a maldita inveja!

O que move uma pessoa a isto senão o desejo de ser usado pelo diabo?

Será que temos honrado a DEUS com nossas vidas ou temos provocado os "ânimos ψυχή" (psiqué) das pessoas contra os que têm feito o trabalho do REINO?

Qual deveria ser nossa conduta dentro dos ambientes que deveriam ser de TRABALHO para DEUS?

---------------------

Veja a que ponto chegam pessoas que deveriam conhecer a VERDADE:
¹ Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos.
² Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos.
³ Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios.
⁴ Mas dividiu-se o povo da cidade: uns eram pelos judeus; outros, pelos apóstolos.
⁵ E, como surgisse um tumulto dos gentios e judeus, associados com as suas autoridades, para os ultrajar e apedrejar,
⁶ sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia e circunvizinhança,
⁷ onde anunciaram o evangelho.
Atos 14:1-7

Atos 13:52

Atos 13:52 "Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo"

 

Algo está faltado em muitas igrejas?

Os capítulos iniciais deste livro trazem a expressão alegria, ESPÍRITO SANTO e simpatia.

Vemos JESUS ensinando que se uma pessoa se "converte", há festa nos céus.

Porém, ao vermos em muitas igrejas conversões, batismos e a presença de DEUS, o sentimento ou a reação é outra: uma apatia.

Se não me alegro com a presença de DEUS tem alguma coisa errada.

Se esta presença não mexe com minhas emoções, tem alguma coisa errada.

Queremos ver milagres, prodígios e sinais, mas não nos envolvemos.

Das ações divinas de milagres sempre havia saltitantes pessoas a glorificarem ao SENHOR.

O que está faltando?

Desaprendemos o significado da alegria, das emoções, alegando sermos racionais?

Que bobagem!

Quem ensinou esta besteira?

Levantar as mãos e dar glórias a DEUS é realidade tanto no Antigo e no Novo Testamento.

Olha que semelhança: no namoro tudo era alegre, muitos beijos, alegria em encontrar a pessoa, presentes, saídas etc - após o casamento, uns anos depois, sem risos, sem alegria, sem prazer, uma obrigação em ter que agradar alguém, algo pesado e sem graça – o que de fato ocorreu?

O NOIVO enviou o CONSOLADOR para não sermos como filhos sem pai, órfãos.

Será que isto tem a ver com "porque abandonaste o teu primeiro amor" (Apocalipse 2:4)?

Ou quem sabe sejamos tão tradicionais que não se envolvemos com emoções por nos sentirmos cheios da sabedoria e racionalidade, um cheiro de arrogância, afinal não somos como os fracos que ficam alegres à toa?

Seja o que for, meu comentário de hoje é direcionado para esta ideia de Atos dos APÓSTOLOS, quando os discípulos eram cheios do ESPÍRITO SANTO e da PALAVRA e ficavam todos alegres.

Assim como em Apocalipse, há um chamado para o "arrependimento", devemos rever nossas emoções e valores pelo REINO, pois precisamos de nossas emoções para viver e alegrar nossos amados.

Não abandone os sentimentos para parecer sério ou qualquer coisa: viva, viva a vida com prazer, alegria, pois foi para isso que DEUS nos fez.

Desde o Edem até o último dia, mesmo no Céu, teremos prazer, pois somos movidos a isto por causa da presença de DEUS no meio do seu povo.


Atos 13:51

Atos 13:51 "E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés""

 

Lições que extraímos deste precioso relato de Lucas:

(a) se ao entrarmos com a pregação e houver rejeição, entendermos que a PALAVRA e a MISSÃO foram cumpridas e cabe a DEUS salvar quem ELE mesmo quer, baseado no vero anterior, que trata de pessoas que foram destinadas a crer.

(b) não se preocupar com os ouvintes e que rejeitam, pois quem chama ao arrependimento é DEUS

(c) entender o significado do Ministério de Jesus quando pessoas o rejeitaram, quando o perseguiram, quando se entregaram ao destino traçado

(d) entender o significado de deixar o pó (parte imunda) na casa que houve desprezo pela VERDADE, não se doendo pela rejeição - Mateus 10:14; Lucas 9:5; Mateus 10:14

(e) aprender de uma vez por todas que, independente de nossas intenções de testemunho, veremos muito desprezo, seja dentro ou fora das "sinagogas"

(f) tirar da mente coisas que desanimam e perseverar na pregação, mesmo fazendo o que os Apóstolos faziam e JESUS também - muda para outro lugar, afinal CRISTO não está encerrado em paredes

(g) ouça o ESPÍRITO e fale o que ELE mandar - basta

 

Quando Paulo diz "prega a PALAVRA, seja oportuno ou não" é para que tenhamos consciência, assim como Timóteo, de que DEUS não é bem-vindo em todos os lugares, ainda que a tudo domine.

E aprendendo assim veremos a oportunidade se abrindo, para que saibam que entre eles "houve um profeta".

Não tenha medo de falar a verdade como Paulo a Elimas ou de bater o pó de suas sandálias.


Atos 13:48

Atos 13:48 "Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam A PALAVRA DO SENHOR, e creram todos os que haviam sido destinados para a VIDA ETERNA"

 

Os segredos de DEUS se revelam a quem ELE mesmo escolhe.

Uns seres humanos, que querem ser melhores que DEUS, acabam se deixando influenciar pelo universalismo, doutrina que prevê a SALVAÇÃO de todos, por acharem que DEUS é legal.

Sim: DEUS é maravilhoso, mas predestinou alguns e não todos!

E ao dar uma aula sobre livre-arbítrio, concluímos que nem tem e nem DEUS deixou, após a queda, o homem livre como imagina.

O SEBERANO CRIADOR e DEUS sabe quem há de crer, quem a de ouvir, quem a de ler, quem há....

E o ser humano somente entrará na VIDA ETERNA se por DEUS for escolhido e chamado (João 3:27).

O homem desperdiça tempo tentando “recriar a roda”, mas deveria saber desde o nascimento que é altamente dependente dos desígnios de DEUS e não importa os divertidos ateus que teimam em colocar a PALAVRA em questionamentos pueris.

Eles sim têm um grande problema em lidar, mesmo não aceitando, com o destino de todas as coisas, inclusive de suas próprias vidas.

Claro que isto bate de frente com as suas vaidades e soberba, mas não muda a natureza dos atributos de DEUS.

Penso em Herodes, nos dias apostólicos: um tentava aniquilar o filho de um carpinteiro e mesmo dominando a região, sequer conseguiu fazer meros magos que adoraram a JESUS voltarem para lhe dizer onde estava o REI nascido, o FILHO DE DEUS; outro Herodes, ao ser ovacionado e chamado de deus, tem seu ventre devorado por vermos, sob a ação de DEUS mediante um anjo – isto vem corroborar a SOBERANIA DIVINA, a dependência de toda a humanidade de DEUS e como diz o Apóstolo Paulo: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente” (Romanos 11).

É simples assim: “creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”.

Então, tenta entender de uma vez por todas que a ELIEÇÃO é ato DIVINO para louvor da GLÓRIA DE DEUS.

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

(Romanos 8:29,30)

 

³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

⁴ assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

⁵ nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

⁶ para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,

⁷ no qual temos a redenção, pelo seu

(Efésios 1:3-7)

 

¹¹ nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

¹² a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

¹³ em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;

(Efésios 1:11-13)

 

προορίζω

preordenar, designar de antemão

no NT do decreto de Deus desde a eternidade

6 Ocorrências deste termo na Bíblia

 

pró (pro) - preposição primária - antes + horizo - definir, determinar, marcar as fronteiras ou limites (de algum lugar ou coisa), determinar, designar

 

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

(Romanos 11)

 

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

(João 6:44)

 

 

 

 

 


Atos 13:15

Atos 13:15 "Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a"

Paulo agora se apresenta em uma Sinagoga, em terras gentias, onde judeus dispersos moravam.

E num dia de sábado, como de costume, estavam os judeus envolvidos com a palavra, quando pedem a Paulo para falar, caso tivesse alguma contribuição.

Interessante saber que que Paulo, um judeu e fariseu, conhecia o ambiente, era chamado de Saulo, provavelmente por ser descendente da tribo de Benjamim, a mesma de Saul (v.13), o primeiro rei de Israel, e quem sabe, sendo filho de judeus, não tenha sido esta a razão do nome dado pelos pais.

O histórico da exposição de Paulo na Sinagoga é bem interessante, pois faz uma narrativa histórica, sobre Israel, para entrar no mundo dos seus ouvintes.

Muito legal vermos que a mensagem, de início agradou tanto que numa segunda convocação "quase toda a cidade para ouvi-los" (v.44).

Porém, nesta segunda vez, já tendo sido agradáveis, começa a questão da "inveja" (v.45), sentimento que surge no coração de quem não conhece a JESUS, não entende o alcance do EVANGELHO, e que jamais entendeu a força da expressão CORPO DE CRISTO.

Judeus que ora ouviram e gostaram, agora mergulham no inferno da alma, local onde o ESPÍRITO SANTO não visitou.

"Posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios" (Atos 13:46) - eis que agora caminham para além das paredes das sinagogas, dando aos gentios o que os judeus rejeitaram, que também é mencionado por João, quando da rejeição a JESUS (João 1:11).

O que nos deve dar paz é sabermos que temos os dias programados pelo SENHOR: "porque o Senhor assim determinou" (Atos 13:47) e disso não podemos fugir, lembrando de Jonas.

Eis que a nós foi dada a PALAVRA de SALVAÇÃO, nós gentios por natureza, mas filhos de Abraão pela fé.

O preço pago foi lavrado em cruz, redigido na PALAVRA, e atestado pelo ESPÍRITO de que somos filhos de DEUS.

Portanto, lide com certezas e expulse as dúvidas, que muitas vezes te fazem ter uma fé oscilante, frágil e levada por todo vento de doutrina ou sentimentos.

REAJA!

----------------------------------

TEXTOS AUXILIARES:

Atos 22

2E, assim que ouviram que lhes falava em aramaico, guardaram o mais atento silêncio. 3Então Paulo declarou: “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado rigorosamente na Lei de nossos antepassados, aos pés de Gamaliel, sendo tão zeloso por Deus, assim como estais sendo vós neste dia. 4Persegui os seguidores do Caminho até a morte, algemando tanto homens quanto mulheres e jogando-os no cárcere, …

 

Filipenses 3

4Embora eu também tivesse razões para alimentar tal convicção, ora, se alguém julga que tem motivos para confiar na carne, eu ainda mais: 5circuncidado no oitavo dia de vida, filho da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à Lei, fui fariseu; 6quanto ao zelo, persegui a Igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível.

 

Atos 13:17-24

¹⁷ O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo durante sua peregrinação na terra do Egito, donde os tirou com braço poderoso;

¹⁸ e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto;

¹⁹ e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança,

²⁰ vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disto, lhes deu juízes, até o profeta Samuel.

²¹ Então, eles pediram um rei, e Deus lhes deparou Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto pelo espaço de quarenta anos.

²² E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

²³ Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus,

²⁴ havendo João, primeiro, pregado a todo o povo de Israel, antes da manifestação dele, batismo de arrependimento.

 

Atos 13:44,45

⁴⁴ No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

⁴⁵ Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

 

Atos 13:8

Atos 13:8 "procurando afastar da fé o procônsul""

Algumas pessoas têm por radicais chamarmos pessoas de “filho do diabo” (Atos 13:10), mas é o que Paulo irá fazer, para afastar de perto de alguém que ouvia a PALAVRA, e que atrapalhava a audição.

Muitas vezes tentamos ser politicamente corretos, mas não tem muito o que fazer: o diabo toma para si seus servos para que a MENSAGEM DA CRUZ não chegue clara aos ouvidos de quem DEUS está falando.

DEUS poderia eliminar tais elementos, mas temos autoridade para tal e esta autoridade, acredite, é parte do que o ESPÍRITO SANTO irá comunicar aos filhos de DEUS -"Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos em Elimas-Barjesus" (Atos 13:9) e olha bem o que houve - "Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão" (Atos 13:11).

O que a gente pensa das pessoas pouco importa, mas quando CHEIOS DO ESÍRITO SANTO, já não somos nós, mas DEUS que DETERMINA.

Quando perceber que há intrusos penetrando em sua casa ou vida a fim de transtornar os ENSINOS de JESUS, pode mandar para o "casa" sem medo do tipo que impede suas idas aos cultos, mas que sabe que você é um cristão e tem seu compromisso – pode mandar embora, não tenha medo – afinal, precisamos saber de nossas prioridades, pois perceba que não vêm em horas de trabalho humano e serviços, mas de horas de culto ao SENHOR.

Paulo percebeu e logo impôs um peso sobre aquele servo do diabo.

Pense nisso!

            *o imperador Augusto dividiu as províncias romanas em senatoriais e imperiais. As senatoriais eram governados pelos                 procônsules; as imperiais, pelos embaixadores do imperador, algumas vezes chamados de propraetors

            Chipre foi transformada em província imperial no ano 27 d.C., porém cinco anos mais tarde ela foi concedida ao senado             pelo imperador e assim permaneceu como província senatorial. Como em muitas outras passagens em Atos, a                             arqueologia confirmou esta precisão de Lucas.