Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Atos 15:1

Atos 15:1 "Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos"

 

Hoje, quando resolvi tratar da “guarda do sábado” com uma pessoa, percebi o quanto as pessoas têm necessidade de legalismos, sejam quais forem.

Por tradição ou por qualquer outra via, tentam impor valores que não estão mais em prática, como é o caso da circuncisão.

Este era um “padrão” judaico, a fim de abrir as portas a quem teria que entrar numa sinagoga ou se colocar diante dos judeus para lhes falar.

Seria hipócrita dizer que era simplesmente um método da LEI, quando JESUS mesmo fora circuncidado e depois batizado.

A questão é: devemos circuncidar gentios?

Devemos guardar a LEI literalmente?

Vamos com alguns versos, que não intencionam, senão gerar luz sobre a ideia: "e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura: quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16:15-16); "e não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração" (Atos 15:9); "agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram" (Atos 15:10,11); "alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos" (Atos 15:1).

“Salvos pela graça do Senhor Jesus”, não por obras da LEI, "e, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça" (Romanos 11:6).

"Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração" (Jeremias 4:4) – a ideias de Jeremias não era mais uma identidade superficial, mas de consagração, ainda que a circuncisão estivesse validada

Mas após a vinda de JESUS e do alcance dos gentios, a imposição legalista, fosse do sábado ou de qualquer prática, perderia o sentido, por se tratar de obras de religiosidade local e dirigida a uma nação, em especial aos homens.

O batismo vem de encontro a todos, não sendo negado a qualquer que viesse a crer.

Portanto, precisamos estar tentos em algumas imposições, pois para sanar esta dificuldade, saíram da discussão e seguiram à liderança em Jerusalém, onde os apóstolos estavam.

De nada valeria trazer costumes antigos que se tornaram distantes do que o próprio JESUS ensinou.

Uma longa estrada de aprendizado ainda precisamos percorrer, a fim de ensinarmos aquilo que de fato é essencial à SALVAÇÃO dos povos.

"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes" (Atos 15:28, 29).

A alegria e a paz retornaram entre os irmãos (Atos 15:31, 33).

Apenas viva para glória de DEUS.

¹ Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.

² Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;

³ quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.

⁴ Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.

⁵ Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente.

⁶ Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.

⁷ Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.

⁸ Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

⁹ Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.

Romanos 14:1-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário