Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Atos 13:3

Atos 13:3 "Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram"

 

Antioquia se tornara uma das cidades centrais na expansão do EVANGELHO e dali, uma das coisas preciosas que ocorreram foi o envio de Saulo e Barnabé às suas primeiras inserções quanto à longa carreira que toma forma.

Coisas interessantes: "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres" (Atos 13:1) - interessante e importante - níveis de conhecimento, relacionamento com DEUS, posto que são mestres e profetas, numa mistura de dons que somente DEUS pode comunicar aos homens.

E por estas características, aprouve a DEUS, não falar direto com Saulo e Barnabé, mas com o corpo de liderança que ali estava presente, tratando de assunto mediante ORAÇÃO e JEJUM, práticas comuns nos dias apostólicos e tão negligenciada pelo mundo ocidental.

O materialismo costuma dar valor aos requisitos de conhecimento catedrático, de títulos humanos, de capacitação em ambientes acadêmicos e talvez por isso a negligência aos meios de Graça, como ORAÇÃO e JEJUM.

Quando da escolha apostólica para o serviço de cuidado das viúvas, esta era a prática.

Quando da caminhada de nosso BOM MESTRE JESUS, vemos sua prática de ORAÇÃO e JEJUM, quando iria começar um MINISTÉRIO PÚBLICO.

"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado" (Atos 13:2)

A VOZ do SENHOR é que importa, quando de vocações na humanidade, pois ELE sabe o fim que dará para tais vocacionados.

Estes dois separados estavam prestes a mergulhar num universo de PODER, PREGAÇÕES, MILAGRES e PERSEGUIÇÕES - não seria com preparo acadêmico que teriam tais capacitações - pois diz a PALAVRA: "recebereis PODER ao d

escer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis minhas testemunhas" (Atos 1:8), em um cumprimento do que JESUS havia dito "que não se preocupassem com o que haveriam de dizer, pois o ESPÍRITO SANTO lhes daria o que falar" (Mateus 10:19).

"Enviados, pois, pelo Espírito Santo" (Atos 13:4)

Ousamos tomar para nós a capacitação, quando veremos que o testemunho destes homens se resumia em falar de CRISTO e de sua OBRA COMPLETA, nada mais - ah, sim! Os sinais os acompanhariam e Paulo dirá "que pregaria em PALAVRA e PODER" (1 Coríntios 2:3-5; 1 Coríntios 4:20).

Logo, aprendo que para ser boa testemunha de JESUS e de sua obra em minha vida, não basta me sentir chamado, mas preciso ser testificado no CÉU e esta comunicação deve descer sobre uma "liderança" que seja consagrada e busque a DEUS.

Senão tudo vira bagunça.

Não despreze o preparo teológico para não sair falando bobagens por aí e tendendo a criar heresias tolas, mas lembre-se que não é somente isso.

Ao nascermos de novo, o mesmo ESPÍRITO que separa e chama Saulo e Barnabé, vem de encontro ao meu coração para me converter, me chamar e me testificar que sou filho de DEUS.

Ou seja... vamos orar e jejuar também?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário