Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Atos 13:15

Atos 13:15 "Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a"

Paulo agora se apresenta em uma Sinagoga, em terras gentias, onde judeus dispersos moravam.

E num dia de sábado, como de costume, estavam os judeus envolvidos com a palavra, quando pedem a Paulo para falar, caso tivesse alguma contribuição.

Interessante saber que que Paulo, um judeu e fariseu, conhecia o ambiente, era chamado de Saulo, provavelmente por ser descendente da tribo de Benjamim, a mesma de Saul (v.13), o primeiro rei de Israel, e quem sabe, sendo filho de judeus, não tenha sido esta a razão do nome dado pelos pais.

O histórico da exposição de Paulo na Sinagoga é bem interessante, pois faz uma narrativa histórica, sobre Israel, para entrar no mundo dos seus ouvintes.

Muito legal vermos que a mensagem, de início agradou tanto que numa segunda convocação "quase toda a cidade para ouvi-los" (v.44).

Porém, nesta segunda vez, já tendo sido agradáveis, começa a questão da "inveja" (v.45), sentimento que surge no coração de quem não conhece a JESUS, não entende o alcance do EVANGELHO, e que jamais entendeu a força da expressão CORPO DE CRISTO.

Judeus que ora ouviram e gostaram, agora mergulham no inferno da alma, local onde o ESPÍRITO SANTO não visitou.

"Posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios" (Atos 13:46) - eis que agora caminham para além das paredes das sinagogas, dando aos gentios o que os judeus rejeitaram, que também é mencionado por João, quando da rejeição a JESUS (João 1:11).

O que nos deve dar paz é sabermos que temos os dias programados pelo SENHOR: "porque o Senhor assim determinou" (Atos 13:47) e disso não podemos fugir, lembrando de Jonas.

Eis que a nós foi dada a PALAVRA de SALVAÇÃO, nós gentios por natureza, mas filhos de Abraão pela fé.

O preço pago foi lavrado em cruz, redigido na PALAVRA, e atestado pelo ESPÍRITO de que somos filhos de DEUS.

Portanto, lide com certezas e expulse as dúvidas, que muitas vezes te fazem ter uma fé oscilante, frágil e levada por todo vento de doutrina ou sentimentos.

REAJA!

----------------------------------

TEXTOS AUXILIARES:

Atos 22

2E, assim que ouviram que lhes falava em aramaico, guardaram o mais atento silêncio. 3Então Paulo declarou: “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado rigorosamente na Lei de nossos antepassados, aos pés de Gamaliel, sendo tão zeloso por Deus, assim como estais sendo vós neste dia. 4Persegui os seguidores do Caminho até a morte, algemando tanto homens quanto mulheres e jogando-os no cárcere, …

 

Filipenses 3

4Embora eu também tivesse razões para alimentar tal convicção, ora, se alguém julga que tem motivos para confiar na carne, eu ainda mais: 5circuncidado no oitavo dia de vida, filho da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à Lei, fui fariseu; 6quanto ao zelo, persegui a Igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível.

 

Atos 13:17-24

¹⁷ O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo durante sua peregrinação na terra do Egito, donde os tirou com braço poderoso;

¹⁸ e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto;

¹⁹ e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança,

²⁰ vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disto, lhes deu juízes, até o profeta Samuel.

²¹ Então, eles pediram um rei, e Deus lhes deparou Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto pelo espaço de quarenta anos.

²² E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

²³ Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus,

²⁴ havendo João, primeiro, pregado a todo o povo de Israel, antes da manifestação dele, batismo de arrependimento.

 

Atos 13:44,45

⁴⁴ No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

⁴⁵ Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário