Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Sobre juízos e prejuízos

Sobre juízos e prejuízos.


Provérbios 11:1-14 ARC

Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer.

MATEUS 7:2
Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós.

Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.  

Erro: acostumar à acusação do outro, como  o que o outro faz fosse pior do que o que o acusador faz. 

Na outra via, a justificativa dos erros pessoais, minimizados quando nossos ou de nossos mais próximos. 

Tanto um quanto o outro acabam em balança enganosa, em juízo indevido, e assim vamos compreender o trabalho de palavras de JESUS quando homens novos e velhos se apresentam com pedras para matar a mulher que já estava pronta a morrer. 

Somos assim, convenientes, generosos com alguns e pesados com outros, quando na verdade deveríamos usar o mesmo peso e a mesma medida, pois a PALAVRA afirma que com a medida com que medirnos, seremos medidos. 

Bom rever nossos conceitos de justiça, antes que venha o JUÍZO. 

De DEUS não se esconde e nem se zomba.


Dois pesos e duas medidas; pesos adulterados e medidas falsificadas são desonestidades abomináveis ao SENHOR.

Provérbios 20:10


Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor.

Deuteronômio 25:13-16



Mateus 23:12-17

 JESUS E A MENSAGEM PARA OS FARISEUS - EIS A DUREZA DO MESTRE


Mateus 23:12-17 "Insensatos e cegos! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! Por isso, sofrereis juízo muito mais severo! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!"


Observando as questões da época, vamos notar que JESUS, ao avaliar quem deveria ser liderança saudável, se depara com uma classe, que além de importuná-lo, torna-se pedra de tropeço para a "religião" daqueles dias. Nada suave para um CRISTO chamar e tratar de hipócritas. Os mais sensíveis e seguidores de um JESUS utópico, vão se escandalizar com o teor desta matéria. Mas se avaliarmos os discursos divinos no Antigo Testamento via boca Profética, de Juízes, de pessoas que ELE chamava a pregar, não veremos uma doçura na forma de tratar as questões de fé e de Estado. Afinal, se falava de DEUS o SENHOR de Israel, AQUELE que havia fundado uma Nação para si, e um povo somente seu. Por isso os discursos, apesar de muitas vezes virem com chamadas de paz e alegria, ao momento de deslizes para lados opostos ao da PALAVRA, eram alvo de uma EXORTAÇÃO que além de verbal, tinha conteúdos de castigos. Esta é a forma que JESUS trata os fariseus, chamando-os de elementos do inferno. Hoje, em nossos dias, precisamos nos posicionar contra diretrizes que fogem dos VALORES CRISTÃOS, BÍBLICOS. Fora disso, temos que denunciar e chamar de agentes do inferno. Pois se omitirmos a VERDADE, seremos cúmplices do erro. E para isto haverá castigo também:

Romanos 1:32  «Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem»

carlospuck@hotmail.com

Jó 6:14

JESUS, O AMIGO MODELO

Jó 6:14 "Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão"

"A palavra compaixão vem do latim compassio, que significa o ato de partilhar o sofrimento de outra pessoa". 

É interesante como as pessoas têm desistido fácil das relações. 

Buscam as motivações mais insignificantes para tal. 

Amizade envolve interesse, cuidado, compromisso, intimidade, comparilhar e responsabilidade. 

Quando JESUS quer dar um tom mais pessoal às relações entre eles e seus discípulos ELE afirma "que já não são mais servos, mas amigos porque lhes dei a conhecer mais do que PAI tem me transmitido" (João 15:15). 

A sabedoria de Provérbios nos fala que "Não abandone o seu amigo quando for atingido pela adversidade" (27:10).  

A adversidade traz a infelicidade por quem por ela passa, pois o abandono sempre se destaca. É mais fácil ser amigo de quem está bem, com dinheiro, sem problemas (Prov. 19:4). 

Os olhos tristes de alguém que precisa jamais precisariam trazer a voz de pedido de socorro. 

Bastaria uma leitura de fidelidade à expressão e brilho lacrimejante do outro. 

Não entro nem nos méritos da palavra AMOR, pois isto traria mais alongado texto. 

Os critérios de todos devem ser reavaliados, pois em tempos como os que vivemos, de isolamentos e carestia financeira e emocional o amigo se faz importante. Por isso extraindo de Eclesiastes 4, tudo ganha forma: "Se cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se". 

Ah, como estamos precisando de AMIGOS FIEIS E PARCEIROS. 

Como estamos carentes de pessoas que "se tornem responsáveis por aquilo que cativam" (A.S.E.). 

O medo! 

Esta é uma pedra a ser removida de nossos túmulos e de fora, ouvimos a voz de JESUS a nos chamar para a ressureição de relações verdadeiras e fieis. 

Daí a necessidade de "lançar fora o medo"

E encerro com Paulo: "Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês" (Romanos 12:10).