Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Filipenses 1:3-5

347

FELLOWSHIP - Cooperar / ter comunhão é para quem foi chamado por DEUS para ser igreja.


Filipenses 1:3-5

"Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora."


A palavra cooperar traz como base a unidade no trabalho e no sustento, na forma de encararmos a execução de todas as ações numa igreja.

Cooperar mostra que toda a vida cristã deve andar de mãos dadas, posto que o AMOR é o fundamento da vida do cristão.

Tal herança somente ganha sentido se imitarmos em tudo nosso SENHOR – "de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento" (2:2).

Esta carta nos ensinará muito sobre o assunto:


(a) o apóstolo que perseguiu a igreja agora é um de seus maiores cooperadores;

(b) que é bom lembrar dos benefícios de um povo unido num mesmo propósito;

(c) que a oração toma corpo e gera alegria de espírito quando aqueles que se doam a fazer a obra percebem resultados de amor entre os crentes - "tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo" (2:5);

(d) sobre o cuidado mútuo – “desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor, contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé...”.

Seria muito interessante aprendermos com a igreja de Filipos, como autêntica cooperadora.