Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Esdras 6:22

230

Sabemos que o homem pode almejar voos, mas quem dá asas é DEUS.


Esdras 6:22 "Celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com regozijo, porque o Senhor os tinha alegrado, mudando o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da Casa de Deus, o Deus de Israel."


Vemos no livro de Esdras que o povo teve algumas sensações interessantes e creia, todas obras da PROVIDÊNCIA.

Nosso DEUS é SENHOR da história e tem seus decretos postos bem acima dos “decretos” humanos e com um detalhe muito simples: nenhum deles pode ser frustrado por nada ou ninguém.

Toda autoridade provém de DEUS”, mesmo as mais iníquas, pois servirão ao seu propósito.

Nabucodonosor, por exemplo, era instrumento de DEUS para subjugar os judeus desobedientes, assim como um Ciro vem para determinar o fim da angústia pela falta de temor a DEUS.

Estas são palavras chaves oriundas da ação de DEUS:


(a) Celebrar – produzir algo que fora determinado por DEUS, mas que havia sido abandonado – a Festa dos Pães Asmos;

(b) Regozijo e alegria produzidos por DEUS nas almas dos que foram libertos e renovados após o exílio;

(c) DEUS muda corações, pesa a mão sobre líderes que eram empecilho, e determina que tudo se cumpra, sempre dando forças aos que trabalham.


Quando JESUS vem dizer para não andarmos ansiosos, nada mais quer dizer do que “EU SOU O SENHOR e cuido dos meus sempre – CONFIE!”

-----------------------
-----------------------

Uma coisa interessante nas formas de agir do SENHOR é que ELE mesmo traz para a execução dos seus propósitos quem de fato será útil, independente das raízes e origens do povo.
Para os dias de Esdras em sua labuta para fazer a Casa de DEUS de novo, foram necessários muitas fases, mas algumas destaco aqui:

(a) Tatenai - "Quem vos deu ordem para reedificardes esta casa e restaurardes este muro?";
(b) Os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de maneira que não foram obrigados a parar;
(c) Nós somos servos do Deus dos céus e da terra e reedificamos a casa que há muitos anos fora construída;
(d) Nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor;
(e) Ciro deu ordem para que esta Casa de Deus se edificasse;
(f) Que se busque nos arquivos reais se é verdade haver uma ordem do rei Ciro para edificar esta Casa de Deus, em Jerusalém;
(g) Na província da Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial;
(h) A despesa se fará da casa do rei;
(i) Tatenai - dos tributos dalém do rio, se pague, pontualmente, a despesa a estes homens, para que não se interrompa a obra, retirai-vos para longe dali e não interrompais a obra desta Casa de Deus.
(j) Também por mim se decreta que todo homem que alterar este decreto, que seja ele levantado e pendurado nela; e que da sua casa se faça um monturo.

Graça Comum! Vontade de DEUS! Soberania DIVINA!
Seja o nome que desejarmos dar às ações de DEUS sobre seu povo, podemos resumir tudo em um verso de Jó: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2).

Josué 1:11

231

Confiar em DEUS não é mergulhar no nada, mas na certeza de que ELE é tudo.


Josué 1:11

"Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes."


Quando Moisés morre, DEUS incumbe a Josué continuar a marcha pela terra em direção ao seu destino final.

Neste tempo, muitos inimigos teriam que ser derrotados, muitas lutas enfrentariam, mas acaba se deparando, como Moisés, com um povo inconstante, medroso, condicionado às circunstâncias.

Mas tudo começa num verso interessante: “passe pelo arraial” (visibilidade) e disso veremos que:


(a) Josué deveria chamar o povo, costume de suas assembleias, reunião pela qual ele passaria não apenas ordens, mas estaria sendo visto como aquele que conduziria a todos pelo desconhecido;

(b) Josué recebe de DEUS a voz de encorajamento, de não temer inimigos e acima de tudo, confiar no que tudo faz e provê;

(c) Josué, neste capítulo, será exortado em seguir a NORMA, ou seja, a PALAVRA, pois esta seria a condição diferencial do povo de DEUS e dos povos conquistados.


Dirigidos pela PALAVRA DE DEUS, constantes em suas reações de obediência, haveria a resposta certa vinda de DEUS.

O caminho muitas vezes exige o uso do que temos em mãos a fim de chegarmos onde DEUS mandou – “provede-vos” – faça isso!