Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Gênesis 2:7

DO SOPRO AO PÓ. DO PÓ À ETERNIDADE.

Gênesis 2:7Então, formou יָצַר o SENHOR יְהוָה DEUS אֱלֹהִים ao homem אָדָם do pó עָפָר da מִן terra אֲדָמָה e lhe soprou נָפחַ nas narinas אַף o fôlego נְשָׁמָה de vida חַי, e o homem אָדָם passou a ser alma נֶפֶשׁ vivente חַי.”

CRISTO é o SER do CÉU que vem à Terra e o ser humano é o ser da Terra, pela terra, que vai ao CÉU, por JESUS CRISTO.

Parece um trocadilho vazio, porém está revestido de toda a doutrina de DEUS sobre a criação e sobre a redenção.

Por JESUS, nosso SENHOR, obtivemos livre acesso ao PAI, e como consequência nosso contato refeito, posto que em Adão tudo se desfizera.

Não há o que se possa fazer na Terra que leve o ser humano a DEUS, senão a realidade do CÉU vindo de encontro com a Terra.

Sem forma e vazia, eis que emerge do solo, do pó, a criatura, forma e semelhança do DIVINO, plantada na Terra para nela agir e cuidar – o ser humano o rejeitou – e assim como ao CRIADOR, posteriormente, e de forma ensinável e visível, a mesma rejeição ao FILHO, a fim de mostrar que a natureza humana, criada, mesmo como obra-prima, não era capaz de reconhecer as ações do SENHOR como benefício.

Como tolos e vazios, a forma torna ao pó, como ser que morreria.

O SOPRO de DEUS estava ali, dando a vida, no entanto, somente na vinda do VERBO em carne é que a VIDA se torna eficaz, realização das sombras antigas, das promessas de um SALVADOR, a realidade do CÉU em solo humano, donde o ser criado fora formado e de onde, sob o SOPRO VITAL, começaria uma etapa diferente no planeta.

DEUS formou, DEUS soprou, e o homem passou a ser.

CRISTO veio, morreu, ressuscitou, e o homem passou a ser.

Ser do REINO não é simples, mas é ato divino, sem interferência humana, e assim com criado foi no JARDIM para gestão do mesmo, o homem, em CRISTO é salvo para as boas obras, quem sabe, lavadas e regeneradas, para demonstrar sua imagem e semelhança com QUEM o criara.

Isto posto, vemos que há necessidade urgente de retornamos ao CRIADOR, de forma integral, sem reter partes, para que AMANDO o CRIADOR com todo nosso ser, possamos eliminar todos os ruídos que nos impelem para longe do REINO e do CRIADOR.

E nisto é importante saber: JESUS é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, e ninguém, repito, ninguém se achegará ao PAI se não for por meio do ÚNICO MEDIADOR da ALIANÇA, JESUS CRISTO, em QUEM cremos para a VIDA ETERNA, muito mais que o sopro para esta vida.

Por isso, diferente do ser humano caído, não se esconda do CRIADOR, pois ELE mesmo te chamará, hoje ou no dia do Juízo, para a revelação final da VIDA ou da morte eternas.

DEUS não nos deve nada, pense nisso!

-------------------------------------------

Comentário Bíblico de Beacon

As duas expressões: o fôlego da vida (7, nishmat chayyim) e a alma vivente (nefesh chayyah) têm muito em comum. Ambas podem ser usadas para referir-se tanto a ani-mais como ao homem. Fôlego (nishmat) está mais associado com o homem, mas é desig-nado a animais em 7.22. Alma vivente se aplica a todos os tipos de animais em 1.20,21,24,30; 2.19; 9.12,15,16.

O termo hebraico nefesh tem conotação mais ampla que o termo nishmat. Ambos podem significar "respiração, fôlego, hálito", mas nefesh também inclui estes significa-dos: ser vivo, alma, vida, ego, pessoa, desejo, apetite, emoção e paixão.' O homem é único. Ele é o que é, porque Deus... soprou em seus narizes o fôlego da vida. Deus nunca fez isso com um animal.