Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2021

Joel 2:14

Quem sabe, não é, SENHOR?

Joel 2:14 "Quem sabe se não se voltará"

11/07/2021

A utopia de reino apresentada pelos profetas, em especial Isaías, se torna assim (utópico) se apenas validada pelas ocorrências locais e ali se encerre. Utopia porque não vivemos, como cristãos, em função do reino terreno, mas do Celeste, que apresenta a esperança de um Messias Redentivo, em adventos de salvação e de juízo. O Exílio mostrava ao povo que uma vida sem DEUS não tinha sentido e que a desobediência era a causa de ser escravo de novo. O Exílio de 70 anos, iniciado por volta de 586 aC, trouxe à memória do povo de como era bom andar nos vales e montes abençoados pelo SENHOR e como era bom ter os ambientes de culto livres e que eles mesmos entregaram a outros deuses, banindo a santidade de um único e verdadeiro DEUS. Quando se vê Joel dizendo "quem sabe olhe e veja", mostra que ainda há chances, se houver um coração mudado, uma mente convertida e uma vida no Altar Divino - «Eu sou o SENHOR (hwhy), este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura»(Isaías 42:8). Assim, hoje, ao olharmos não somente para um mundo em plena decadência espiritual, mas também às instituições que representariam o nome de DEUS aos homens, e agora se vendem como Esaú se vendeu, uma coisa vem: «Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?» (Isaías 58:5) e «Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal» (Joel 2:12,13).


carlospuck@hotmail.com

CARLOSPUCK.BLOGSPOT.COM

Efésios 4:30

 ESPÍRITO SANTO: o DEUS CONSOLADOR

 

Efésios 4:30 «E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção»

 

Quando vivenciamos a totalidade de DEUS, podemos ter uma experiência extraordinária. Vejamos: tendo sido prometido por JESUS, que viria poder sobre as pessoas, quando o SENHOR ESPÍRITO SANTO viesse em Jerusalém e mais, depois com as milagrosas línguas para a conversão de tantos, observamos que não era só poder: tal qual JESUS andou entre os homens, este SER DIVINO maravilhoso esteve e está entre os homens, em meio ao povo de DEUS. Quando vemos a demonstração paulina sobre dons, percebemos que tudo no CORPO de CRISTO é ou está por causa do SENHOR DEUS ESPÍRITO SANTO. Por qual motivo enfatizo isto? Pelo motivo de muitos estarem colocando-O numa caixinha, como se ELE dependesse de credos e pessoas, ou sistemas eclesiásticos para «funcionar». Não é um ente dependente do ser humano. Mas nós somos totalmente dependentes DELE. Totalmente mesmo. Se somos o que somos em JESUS, é porque quem nos convenceu do «pecado, justiça e juízo» foi ELE. Invisível, impossível de comungar com pecado, ELE vem para desbaratar toda obra infrutífera das trevas em nós.  E como PESSOA da trindade, ELE intercede com gemidos e Paulo diz para «não deixar ELE triste». Tristeza não é atributo de energia ou poder. Mas de uma PESSOA. Pense nisso, "andai como filhos da luz provando sempre o que é agradável ao Senhor" (5:8-10). Nossa leitura muitas vezes é limitada. Abra-se a uma LEITURA adequada desta PESSOA incrível. É por causa DELE que não nos sentimos órfãos. Ande com ELE e faça-O feliz...

TEXTOS JÁ PUBLICADOS SOZINHOS

O SENHOR que nos ajuda

Isaías 41:13 "Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo"

 

Na insignificância humana, em saber de nossa estrutura, podermos ouvir do SENHOR, como dito a ISRAEL e com o privilégio de sair da boca do EMANUEL, DEUS CONOSCO, JESUS CRISTO: que repouso em pastos verdes podemos ter e que alívio para nossas almas.

Assim é todo o que teme  e ama ao SENHOR.

De mãos dadas com o CRIADOR não há porque a criatura ter medo de prosseguir.

Levamos a sério a segurança que ELE pode nos dar e vivamos.

Paz sobre todos.

 

--------------------------------------

 

O SENHOR em você, consolo

 

2 Coríntios 7:6 "Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito"

 

Em meio as lutas paulinas, sua solidão, suas questões íntimas, ele encontra força em alguém, em uma pessoa. Tal consolo anima-o, como é de se esperar de um parceiro e amigo. Em Hebreus 10?24,25, aprendemos que congregar não apenas se refere a um tempo de adoração a DEUS, mas também de observar ao outro, fixar os olhos nele, estar atento, compreendê-lo, a fim de estimular, falar com o cuidado de quem realmente se preocupa. Uma exortação envolve cuidado e conselho. Neste caso, pela observação, de quem está junto, poderá levá-lo a boas práticas. Importante é saber que estamos juntos, próximos para a finalidade de comunhão. Haverá necessariamente o despertar. Paulo diz sobre Tito que ele foi «consolo», que implica em estar ao lado, do grego parakaleo, que tem mesmo sentido da função do prometido consolador, o Espírito Santo (João 14:16), quando JESUS está tratando de sua partida. De suma importância é provermos o outro de nossa presença, de nossa amizade, de alguém que está ali para ser um amigo de fato. A humanidade toda foi podada de contatos e conforto pessoal, nestes últimos tempos. Quase que já não sabiam o que era cuidado com o outro, o que era ser parceiro, o que era ser um instrumento de DEUS para consolar e suprir. Os seres humanos já estavam distantes uns dos outros. E com o isolamento, isto se intensificou. De repente, o que Mateus nos fala, de esfriar do amor, quem sabe pela apostasia, ou todos os desencantos dos últimos dias, nos leve a meditar em como serão os próximos anos da existência humana. Como lidaremos com a comunhão? Com o tal cuidado? Com sermos conselheiros em tempos de dificuldade? Devemos desacostumar deste evento, reaprender sobre comunhão, de nos darmos ao próximo, e mostrarmos que somos aprendizes da voz paulina: «ser o consolo».

 

--------------------------------------

 

O REINO DE DEUS, apenas para convertidos

 

Mateus 18:2-3 "E Jesus,... disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes ... de modo algum entrareis no reino dos céus."

 

Por muito tempo o ser humano tenta conquistar reinos e poderes pelos seus méritos e forças. Porém, ao serem confrontados pelo SENHOR JESUS, os homens de seu tempo aprendem que a condição para herdar a VIDA ETERNA, ao que denominamos REINO DE DEUS, é via CONVERSÃO. JESUS veio converter corações pecadores, falhos e cheios de si a um NOVO CORAÇÃO, a serem NOVAS CRIATURAS. Ao apontar para crianças, não foi nada diferente do confronto de idéias com Nicodemos. NASCER DE NOVO ou tornar-se como crianças. Ao chamado, as crianças respondem sem questionar sobre quem é o SENHOR. Como crianças, sua malícia ainda está distante daquilo que o adulto pensa e sente. Como criança, dependeriam plenamente de ALGUÉM, sem dar conta de autonomia. Logo, não teriam que retornar ao ventre materno, mas se entregarem de todo coração a QUEM de fato é SENHOR: "aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo" (Judas 1:1). Não por força nem por violência, mas pelo Espirito (Zacarias 4:6),"nem por obras, para que não se glorie" (Efésios 2:8,9).

 

--------------------------------------

 

O SENHOR que nunca mente

 

João 14:2 "se não fosse assim, eu vo-lo teria dito"

 

Alguém poderia levantar a tese de que a Bíblia é para quem acredita. E alegar não acreditar nela. Este alguém pode continuar em sua incredulidade. Por quê? A PALAVRA DE DEUS foi elaborada para um povo específico, que terá sua fé despertada pelo Espírito Santo, que inspirou a mesma, e sua fé será edificada sobre as Sagradas Letras. Para facilitar ainda mais, perceberemos que quando Moisés recebeu os dogmas divinos, ele os recebera para passar para o povo de DEUS. E a obediência e relacionamento com estas LETRAS seriam o seu diferencial, inclusive para o JUÍZO ou para a BÊNCÃO. Era a referência divina para uma construção nacional, e para todo aquele que viesse a estar debaixo do chamado para ser nação santa e raça eleita. Portanto, o verso que trata de uma despedida, de JESUS indo ao PAI, de estar organizando as coisas para nosso encontro futuro com ELES, é para apenas a NOIVA DE CRISTO, conhecida como povo escolhido de DEUS, propriedade exclusiva DELE. Lemos que JESUS não mente. "Se não fosse assim, não teria dito": não adianta forçarmos a mente e o coração de quem não foi tocado pelo ESPÍRITO SANTO. Pois JESUS é SENHOR e SALVADOR apenas dos seus. Por isso nos "apeguemos firmemente a esta promessa, porque ELE é FIEL" e "não é homem para que minta".

 

--------------------------------------

 

o SENHOR que nos dá conforme damos

 

Marcos 11:25-26 "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas."

 

Dentro da realidade ensinada na BÍBLIA, «do que se planta colhe», do «faça ao outro o que deseja que te façam», podemos ver que nossas ações, boas obras, têm peso na nossa vida. Esta é a realidade do REINO. Perdoar nem sempre significa estar «lambendo» o sapato de quem te chutou, mas de dar a ele a oportunidade de rever suas condutas. JESUS, ao se compadecer de cada um de nós, nos ensina que devemos perdoar. Um de seus discípulos diz «que precisaria que a sua fé fosse maior para tal». Mas perdoar é uma atitude, não depende de fé. A fé está em crer na ação amorosa e sobrenatural de DEUS, em nos limpar pelo SANGUE DO CORDEIRO. E todos devem ter esta oportunidade. PERDOE, pois ao orar, ninguém mais ouvirá o seu choro de dor pelo que te fizeram, mas apenas seu PAI. Perdoe «PARA QUE» seja perdoado. Como Jó orou pelos seus amigos, JESUS orou, em meio às dores na cruz. «SE» perdoar, então haverá perdão. Assim ensinou JESUS. Experimente a libertação do cativeiro pela força do PERDÃO.

 

--------------------------------------

 

O SENHOR que opera

 

Psalm 90:16  «Aos teus servos apareçam as tuas obras»

 

Nunca estivemos tão carentes de uma aparição imediata da presença de DEUS. Nossa geração nunca teve tanto medo de morrer como nestes dias presentes. Algumas pessoas, de mais idade, perceberam a intensidade de perdas quando das guerras, das catástrofes naturais. Porém, neste século, nada afetou tanto o emocional humano como esta versão viral da morte. De um lado para outro correm em busca de soluções. Muito investimento. Muitas idéias. Muitas intenções de acabar com este mal que assola a todos. Lidar com a morte, com a perda, com o desconhecido se tornou grande desafio. Mas onde está o ser humano que deveria se render ao SENHOR, CRIADOR de todas as coisas, que sabe dos tempos e das ocorrências, em detalhes? DAQUELE que pode mudar a sorte de quem ELE quiser? Há segurança quando se entende esta passagem: «O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta» (Samuel 2:6-7). Esta geração já deveria ter despertado para a REALIDADE de um DEUS que a tudo GOVERNA. ELE é o único RECURSO, a saída ideal. «Mostra-nos, SENHOR, as tuas OBRAS».

 

--------------------------------------

 

Nosso DEUS que transforma

 

Romanos 12:2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

 

É clara a tendência de nossa sociedade. Nada novo, quanto à condução dos costumes. Muitos têm lutado por direitos disso ou daquilo, mas se esquecem que a geração da vida está ligada diretamente a DEUS. E como AQUELE que cria tudo e determina a finalidade para cada ato e elemento na criação, ELE tem as regras de como tudo deve funcionar. Paulo bem sabia disso e após a sua conversão escreve com maestria aos homens de Roma, sobre costumes perversos e anômalos, dando claros conselhos que em nada eram novos na PALAVRA de DEUS. É importante notarmos que não é carne nem sangue que os revelam, mas o ESPÍRITO SANTO, que inspira o autor e assim alcança os seres humanos. E sujeitar-se a DEUS é ter sabedoria para a vida, para que saibamos como é boa a SUA VONTADE. Não há como fugir das determinações empregadas na PALAVRA. Por isso, vamos lê-la e buscar obedecê-la.

 

--------------------------------------

 

O DEUS que modela segundo sua vontade

 

Romanos 1:7 "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo"

 

É comum vermos nas cartas do Novo Testamento uma identificação clara dos destinatários. Na maioria das vezes, conhecidos por AMADOS ou FILHOS, mostra como o tratamento divino era diferenciado. Tal identificação, nas saudações, os escritores, inspirados pelo Espírito Santo, definem os crentes com uma missão definida: serem santos. Aqui não se trata de canonizar pessoas, mas dar a elas o entendimento do que é estar ou ser separado para DEUS. Ser santo é identificar-se com QUEM chama para se tornar coparticipantes dos benefícios e missão do REINO ETERNO. Em êxodo vemos DEUS separando o seu povo para ser exclusivo, para cultuar somente e agradar somente a ELE, pois foi quem os chamou e salvou.

Logo, tendo o caráter mudado, conformado ao SENHOR e sua PALAVRA, obter-se-á a PAZ que vem de DEUS, proclamada por JESUS, e manifesta em GRAÇA aos que de fato são conhecidos pelo CRIADOR como filhos amados..

 

--------------------------------------

 

O homem em suas fraquezas: CORAGEM

 

1 Reis 19:4 "Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais"

 

Ao lermos a história de Elias, podemos aprender muito sobre a raça humana, suas fraquezas, seus medos, suas fugas. É importante que vejamos que Elias desejou morrer, pois mesmo depois de tantos sinais divinos sobre sua vida, a ameaça de uma mulher má o faz fugir. E na fuga, ora a fim de que o SENHOR o leve. Era um tempo perigoso para profetas. E depois de ter zombado dos profetas de baal, de ter visto fogo descer do céu, a sua fraqueza humana se manifesta. Um homem que foi elevado ao céu , que ungiu um sucessor, que teve uma vida entre os reis marcante. Nunca devemos substimar os elementos que compõem nossos sentimentos, pois aqui se entende o coração humano ser enganoso. DEUS o protegeu. DEUS o levou. DEUS foi sempre seu provedor. Sai para proteger sua vida. «Elias subiu ao céu num redemoinho» (2 Reis 2:11), e isto atesta a presença de DEUS na sua vida, mesmo em meio a tantos medos e fraquezas. Por isso, continue fazendo o que DEUS manda, e saiba que medos são normais até a pessoas como Elias, que dirá a pessoas como nós.

 

--------------------------------------

 

BARRABAS, DE NOVO

 

(Hebreus 3:7-9) "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos."

 

Há uma urgência em apresentar o ser humano como incapaz de escolhas sábias. Quando entendemos o erro dos primeiros seres humanos, Adão e Eva, em dar as costas ao SENHOR que os criara, optando pela voz da serpente, satanás, vamos entender também porque os brados dos primeiros anos da era cristã era por "BARRABAS". O mesmo espírito humano estava se achando apto ao comando de sua vida. Mas erra em imaginar que a inteligência humana está desligada do controle divino, tendo em vista que o SENHOR preparou para seu povo a SEU PALAVRA. Ela se torna guia para construção de uma vida aos pés de CRISTO. Tudo que foge aos ensinos impressos nas SUAS páginas se torna abominável a DEUS. E por isso entendemos mais ainda sobre a queda ético-moral de nossos dias, onde se dá preferência por linguagens e símbolos que fogem da VERDADE. Os autores, atestam que «não há um justo sequer e nem quem busque a DEUS», e que «há trombetas prestes a serem tocadas», «selos e flagelos» a serem liberados e que, apesar do DEUS TODO AMOR,  há o DEUS TODO JUÍZO. Então se prepare porque gostemos ou não, o DIA DO SENHOR está próximo e ELE voltará para JUÍZO, julgamento de todos os seres humanos. Daí sermos indesculpáveis quanto à presença da BÍBLIA no planeta, pois ela é o parâmetro para a JUSTIÇA DIVINA.

 

--------------------------------------

 

Deus, de dias e do DIA, o que restitui

 

Joel 1:15  «Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso»

 

Há uma promessa feita pela PALAVRA de DEUS, e que certamente se cumprirá: o DIA DO SENHOR. Sim, tal promessa não tarda. Nos dias de Joel, conclama-se à guerra, buscam transformam instrumentos de trabalho em armas, e assim, olhar para o SENHOR que a tudo pode restaurar. Nesta fase, para obter êxito na empreitada, após muito sofrimento e devastação, precisavam se converter de seus caminhos. Todo processo de desolação tinha um motivo: atrair o povo de DEUS para ELE. Por meio dos mandamentos e da obediência, eles não deram ouvidos e acharam que seu porte de nação era alguma coisa. Agora ouvem de DEUS, pela boca do profeta: «Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal» (2:13), «Promulgai um santo jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR» (1:14). E completa Joel assim: «Quem sabe se não se voltará» (2:14) e «regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR faz grandes coisas» (2:21). Mesmo na mais difícil situação aprendemos que há esperança de um chamado de DEUS para arrependimento, quando ELE coloca por terra todos nossos inimigos e dores. Basta buscar de todo coração.

 

--------------------------------------

 

DEUS para nossas crianças

 

Mateus 19:14-15 "Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.  15 E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali."

 

Por isso não abrimos mão de crianças para o diabo, vista ele a roupagem que quiser. A serpente anda solta a ludibriar os povos da terra, e lançando sobre o povo de DEUS a tese de "fundamentalismo". Todo cristão deve ser conservador e não abrir mão da VERDADE, ainda que lhe custe amizades e apoio. Sobra-lhes a fé, que deve ser o suficiente para quem foi amado por DEUS. A fé com a certeza de que DEUS é maior que tudo em nós. A razão de nossa vida. JESUS foi o único que deu a vida e ressuscitou para nos gerar para DEUS. Assim, o verso «deixai vir a mim os pequeninos» ganha sentido para que as protejamos de maus caminhos, de más influências, de idéias perdidas e distantes da PALAVRA DE DEUS. Muitos tentam falar de DEUS e citá-LO em conversas. Mas a característica de quem teme ao SENHOR, DEUS de Israel é conhecimento da BÍBLIA, sua aceitação como algo inspirado pelo SENHOR e mais, regra de fé e prática.

 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida» (João 14:6).

 "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos» (Salmos 119:105)

 

--------------------------------------

 

DEUS FILHO que busca DEUS PAI

 

Mateus 26:42 "Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade"

 

A expressão «de novo» nos leva a alguns pensamentos, a saber: [1] que JESUS, mesmo sendo DEUS, tinha tempo para falar e buscar a DEUS-PAI, pois tempo com o SENHOR é essencial em todos os momentos, mas principalmente nos dias mais críticos. [2] que JESUS, mesmo tendo pessoas ao seu lado, deixa-os para estar com quem o chamou para algo específico. E este sair de perto, era a escola do quarto solitários com nosso PAI. [3] que JESUS, sabendo o que o aguardava, lança-se ao solo, joelhos cansados e entendendo a dor que invadiria sua vida. E nesta hora não pede para que a provação seja diferente da vontade de quem o designou para tal, ainda que peça por um livramento. JESUS mostra com esta atitude, não ensina aos que adormecem pela tristeza e cansaço, mas aos que viriam a conhecer este texto abençoado. Pois naquele espaço de dor, estavam apenas alguns dos seus amigos, Pedro e os filhos de Zebedeu. E Pedro é aquele que viria a negar, mesmo tendo uma postura diante de CRISTO: "Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei" (Mt 26:35). E no verso 70, o mesmo presente ali, cai na tentação, pois não vigiara como lhe era pedido por JESUS. Não importa o peso ou dificuldade que venhamos passar, mas precisaremos de tempo com DEUS, acordados e despertos, senão cairemos.

 

--------------------------------------

 

JESUS, o elo inquebrável

 

1 Pedro 2:24 "por suas chagas, fostes sarados"

Isaías 53:5 "pelas suas pisaduras fomos sarados"

 

Ao lermos as expressões proféticas e apostólicas, uma 700 anos aproximadamente antes do fato e outra cerca de 50 anos após, vamos entender o alcance de toda dor que JESUS teve que enfrentar por nossa culpa. Poderíamos entender que tudo isso é conectado ao AMOR incondicional que somente DEUS poderia derramar sobre pecadores, AINDA pecadores. Mas isto não diminui em nada as chagas ou pisaduras. O MESSIAS aguardado, anunciado pelo homem de vestes simples no deserto, rejeitado pelos seus enxerta à ÁRVORE DA VIDA seres que aos olhos do DEUS VIVO eram abomináveis. Este é o PODER DO SANGUE DO CORDEIRO e a VIRTUDE DO PLANO DE SALVAÇÃO DO PAI. Predestinados, como Paulo afirma em suas cartas, conhecidos antes da fundação do mundo, chamados para a salvação pela GRAÇA emanada do TRONO, justificados pela morte e ressurreição do REI dos reis e que aguardam a glorificação da parte do FILHO glorificado (Rm 8). "A ELE seja a glória eternamente" (Rm 11). Desta forma, e de breve exposição, entendamos de vez o que Isaías e Pedro enfatizam nos versos e por este conhecimento cheguemos à plenitude dos dias anunciando que somente JESUS salva e"não há outro nome entre os homens por quem se possa alcançar a VIDA ETERNA", o REINO DOS CÉUS (At 4).

 

--------------------------------------

 

ESPÍRITO SANTO: o DEUS CONSOLADOR

 

Efésios 4:30 «E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção»

 

Quando vivenciamos a totalidade de DEUS, podemos ter uma experiência extraordinária. Vejamos: tendo sido prometido por JESUS, que viria poder sobre as pessoas, quando o SENHOR ESPÍRITO SANTO viesse em Jerusalém e mais, depois com as milagrosas línguas para a conversão de tantos, observamos que não era só poder: tal qual JESUS andou entre os homens, este SER DIVINO maravilhoso esteve e está entre os homens, em meio ao povo de DEUS. Quando vemos a demonstração paulina sobre dons, percebemos que tudo no CORPO de CRISTO é ou está por causa do SENHOR DEUS ESPÍRITO SANTO. Por qual motivo enfatizo isto? Pelo motivo de muitos estarem colocando-O numa caixinha, como se ELE dependesse de credos e pessoas, ou sistemas eclesiásticos para «funcionar». Não é um ente dependente do ser humano. Mas nós somos totalmente dependentes DELE. Totalmente mesmo. Se somos o que somos em JESUS, é porque quem nos convenceu do «pecado, justiça e juízo» foi ELE. Invisível, impossível de comungar com pecado, ELE vem para desbaratar toda obra infrutífera das trevas em nós.  E como PESSOA da trindade, ELE intercede com gemidos e Paulo diz para «não deixar ELE triste». Tristeza não é atributo de energia ou poder. Mas de uma PESSOA. Pense nisso, "andai como filhos da luz provando sempre o que é agradável ao Senhor" (5:8-10). Nossa leitura muitas vezes é limitada. Abra-se a uma LEITURA adequada desta PESSOA incrível. É por causa DELE que não nos sentimos órfãos. Ande com ELE e faça-O feliz..

 

--------------------------------------

 

JESUS, o VERBO VIVO

 

Lucas 7:7 "porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado"

 

Quando vemos o poder da VOZ DIVINA rompendo o caos nos dias da criação, em Gênesis, chamando à ordem tudo a ser novo, vamos entender a razão desta fala do Centurião: «uma só palavra tua». JESUS, agente da criação, quando vem ao mundo, em carne, mergulha num ambiente que ainda era consequência da queda, levando em conta o pecado e seus resultados. O que  levou à busca de socorro foi a amizade. O cuidado com o amigo doente, um servo estimado. Num mundo como o nosso, onde o egoísmo impera, vemos a razão da parábola do «bom samaritano». Estamos perdendo as raízes dos bons relacionamentos e do cuidado com o outro. Outra riqueza neste texto é quando JESUS elogia a fé daquele homem, como mostra Mateus: «seja conforme a tua fé». Aquele homem creu desde a hora que saiu de casa e é aí que a frase de impacto surge: «a uma palavra tua». Sua  motivação era o outro. Os judeus tentam usar de outras motivações, que não a fé: «ele fez a sinagoga, é amigo dos judeus». Muitas vezes queremos usar moeda de troca com DEUS, mas o que moveu os céus para a cura foi a fé. Eis o segredo. O CRISTO da criação não se prende por barganhas, mas por AMOR a quem LHE pede. «Se pedirmos com fé». «Fé, esperança e amor», o maior sempre será o AMOR. A PALAVRA se fez carne, por AMAR de tal maneira, que gerou filhos ao CRIADOR. Quais nossas motivações para nos chegarmos a CRISTO? Estamos abertos a nos doar ao outro? «A fé sem obras é morta» e «em todo tempo ama o amigo». Aja por fé.

 

--------------------------------------

 

DEUS, o Oleiro Perfeito em todas as ações

 

Jeremias 18:4-6 «Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.»

 

Já fiz um ano de Belas Artes e sou formado em Desenho Industrial. Mas uma coisa me veio à mente, quando lendo a PALAVRA DE DEUS. Nunca cheguei num laboratório de modelagem e ouvi os bolos de argila gritando: - faz assim, assim não quero, não gostei da forma ou muda tudo, Artesão, que voce errou. NÃO! A matéria não exerce poder sobre o artista ou projetista. A matéria não tem voz ou liberdade para mudar projetos que estão na mente do Artífice. JAMAIS! Ousam achar que humanos têm capacidade para traçar seu destino distante da prancheta do CRIADOR. Um prédio sendo levantado não grita à equipe de Arquitetos e Engenheiros: - parem tudo, estou ficando torto. NUNCA! O ser humano perceberá que depende totalmente de DEUS em tudo e em todo o tempo - é impotente. Não escolheremos jamais o ventre de onde sairemos. A pensar nisto, quem escolheu o ventre virgem de Maria foi o SENHOR, dono de toda a situação e ELE mesmo designou ao FILHO sua MISSÃO de salvar os pecadores. Aprendo com isto que depender de DEUS só me fará feliz. E se eu seguir seu preparo de massa ao longo da vida (a BÍBLIA), tendo a chegar ao final do processo todo aprovado em forma e função. E isto obrigatoriamente me desperta para algo tremendo: confiança plena no meu ARTÍFICE. Por quê? Por que ELE é DEUS, e em seus atributos incomunicáveis estão a GRAÇA da ONIPRESENÇA, ONISCIÊNCIA e ONIPOTÊNCIA. E tais atributos não fazem parte do projeto final - o homem. A ELE SEJA A GLÓRIA ETERNAMENTE!

 

--------------------------------------

 

Lucas 7:7 "porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado"

 

Este é mais um passo de JESUS junto aos seres humanos para lhes fazer o bem. Um homem preocupado e interessado no problema de saúde do servo, chegado, um amigo, se destaca em um diálogo de fé. Este diálogo é reconhecido por JESUS como diferencial entre os que deveriam crer por tradição histórica (judeus) e os gentios. Para alcançar favores, os judeus dizem a JESUS que era um homem que construiu uma sinagoga e lhes era amistoso. Já o gentio, Centurião, usa a fé em JESUS . A frase «basta uma palavra tua», encontra em JESUS guarida. Dois fatores importantes para guardar: socorrer alguém pelo bem que lhe deseja, não em causa própria e a fé. «Seja conforme a tua fé», assim relata Mateus acerca do mesmo episódio. E foi feito. JESUS não o abençoou porque construiu uma sinagoga, mas porque cria. Creu a ponto de buscar, a ponto de se expor, a ponto de abrir mão de preconceitos. E ali estava mais um milagre de JESUS e mais uma rica lição de AMOR ao próximo e FÉ que move montanhas. Precisamos urgentemente reconhecer que o outro está em segundo plano nas nossas listas de prioridades, precisamos ter a coragem de nos expormos em função do outro, e buscarmos a CRISTO para dar ao outro o que lhe é necessário. Muitos nos esperam. O que temos feito pelos nossos amigos?

 

--------------------------------------

 

Lucas 7:7 "porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado"

 

Ao me deparar, dias atrás, com o choro de um amigo de ministério, que se sentia abandonado pelos seus amigos todos, vivendo uma solidão angustiante e passando por necessidades, percebi o quanto a humanidade está carente de gestos de fé e amor. As ações deste Centurião passam por estes dois pilares do cristianismo: Fé e Amor. Ele não esperou: foi ao encontro do MESTRE, expôs-se numa sociedade que chamava JESUS de blasfemo por causa dos milagres, teve mais dignidade que os judeus que apenas quiseram barganhar com JESUS pela construção da sinagoga. Não era isto que JESUS ensinava. E nunca será. Como pastor, andando entre as gentes, percebi mais núcleos de carências. E muitos se afastando, por receios ou vergonha de exposição social, por egoísmo mesmo, em pensar em apenas benefícios próprios. Se a fé foi elemento para o milagre, o que falta ainda para termos tamanha fé e desapego? Cole este texto junto à parábola do bom samaritano. Ou leia Provérbios 17:17 que diz «Em todo o tempo ama o amigo». Não podemos falar que não custou nada aqui. Custou o status num mundo onde se relacionar com JESUS e buscar milagres era bem complicado. Você está pronto?

 

--------------------------------------

 

Lucas 7:7 "porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado"

 

JESUS se submete ao batismo de João. JESUS se abaixa para lavar os pés de seus discípulos. JESUS se dá a conversas e visitas na casa de pecadores. JESUS anda por estradas se dando ao exercício de milagres. JESUS passa por rejeição e ainda assim continua firme. JESUS abre mão de sua glória e aceita vaias e cuspidas, socos e tapas, cravos e vinagre, morte. Ao olharmos para este Centurião, vemos que ele sabia do poder que JESUS tinha e do seu diferencial no trato com pessoas. Autoridade na terra, se expõe, se encontra com o MESTRE em favor de um servo-amigo. E reconhece que a palavra de JESUS, mesmo de longe, poderia fazer a diferença. E fez. E JESUS, conforme Mateus diz: «seja conforme tua fé». O Centurião não falou para JESUS: eu que fiz a sinagoga. Me abençoe. Isto foi barganha de judeus. Ele apenas disse: fala e será feito. E JESUS aponta este homem como exemplo de fé. Nossa fé tem movido montes somente em nosso favor ou temos nos exposto para mover montanhas nas vidas de pessoas que vemos perto? É hora de pensarmos em nossas motivações. Quem sabe JESUS olhe para nós e diga «que fé esta pessoa tem». quer provar e ver que o SENHOR é bom? Então sirva.

 

--------------------------------------

 

TEXTOS JÁ PUBLICADOS!