Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Reforma Protestante

Quando pensamos em Reforma Protestante, precisamos entender que em 1500 anos muita coisa passou a ser inserida nas doutrinas da igreja.

Com isto e na intenção de resgatar a proposta divina para um "culto racional", a reunião de homens em torno da PALAVRA foi algo de extrema importância.

Haviam roubado a glória de CRISTO e do PAI, a fim de darem aos bispos e homens e à igreja a glória que não lhe era pertinente.

Colocaram a PALAVRA subordinada ao clero e à instituição, tirando-a das mãos do povo de DEUS.

Tentaram corromper a ideia da GRAÇA, misturando obras no processo da SALVAÇÃO, tirando de CRISTO a destinação única para a SALVAÇÃO.

Daí os assuntos que foram levantados e restaurados.

Hoje, sabendo das loucuras inseridas nos dias passados, muitos agora entendem que LER A BÍBLIA é para todos, e muitos o têm feito, graças a DEUS.

Mas vejamos:

SOMENTE A ESCRITURA SAGRADA, posto que somente ela pode dar LUZ ao entendimento humano da fé, e guiar os passos dos filhos de DEUS. Ela se define como "lâmpada para os nossos pés e luz para nosso caminhar", bem como "ser ela totalmente inspirada por DEUS". Paulo mostra que a fé é gerada pela PALAVRA e nada mais. Trata-se de uma fé pensada, desenvolvida e amadurecida pela leitura da PALAVRA DE DEUS.

SOMENTE CRISTO, como SALVADOR e SENHOR dos ELEITOS DE DEUS, por quem o PAI sacrificou-o. Disso aprendemos ainda que ELE, JESUS, é "o Caminho, a Verdade e a Vida, sendo único meio de acesso ao Pai". CRISTO mostra que a PALAVRA DE DEUS aponta para ELE em todo o processo de SALVAÇÃO. CRISTO é a PEDRA FUNDAMENTAL da SALVAÇÃO e somente NELE se crê para a VIDA ETERNA. Sua obra completa o torna suficiente e eficiente para se tornar o único SALVADOR. ELE foi à cruz e ressuscitou.

SOMENTE A GRAÇA, é inspirar-se na dependência divina para a SALVAÇÃO, e não por méritos humanos. Não há obra que possa nos levar à VIDA ETERNA, senão uma decisão do PAI e do FILHO, pela assistência do ESPÍRITO SANTO. A GRAÇA nos alcança ainda pecadores, considerando ser ela o instrumento transformador de nosso caráter e de nossa mente. Ela não elimina as obras, mas mostra a sua incapacidade de remeter um pecador ao céu pela prática de boas obras. Somos incapazes de nos salvarmos da ira divina. E a GRAÇA é o mover do SENHOR em direção aos seus escolhidos.

SOMENTE A FÉ, é o dom de DEUS. Sim, pois não se trata de uma fé genérica, mas FÉ que aponta para JESUS, movida pela GRAÇA libertadora, e pela pregação da PALAVRA. Como diz Paulo: "a fé vem pelo ouvir a PALAVRA". a conexão da fé com a PALAVRA, sob a influência do ESPÍRITO SANTO, e direcionada a JESUS, formará a nova mente em uma nova criatura. Se a PALAVRA gera a fé, se CRISTO é o VERBO que se fez carne e a GRAÇA o presente de DEUS aos que NELE se refugiam, então saberemos que a FÉ é gerada em nós.

SOMENTE A DEUS DAR A GLÓRIA requer um entendimento ainda mais amplo, pois retirar de DEUS a honra que somente ELE merece é desviar-se dos padrões bíblicos da exaltação do SOBERANO DEUS. Ninguém se salva, logo a glória pela SALAVAÇÃO é do CRIADOR. O homem não é merecedor de nada, nem lideranças ou instituições. O homem é pó, e do barro veio. Foi criado. Todas as coisas criadas devem ao CRIADOR a glória. Lembrar que o foco de nossa vida é viver para a glória de DEUS.

Quando compreendemos a profundidade da Reforma Protestante, vamos perceber que a intenção dos homens chamados por DEUS nunca foi destruir a igreja, mas subordiná-la devidamente a DEUS.

O clero e lideranças ainda hoje tentam subordinar o SENHOR aos seus usos e costumes, a culturas decaídas e formatação de cultos estranhos.

Quinze séculos para um despertar.

Passados tantos anos da data de Westminster, os seres humanos acabaram se misturando a secularização, ao humanismo, à centralização do homem no processo de culto.

Abandonaram todo trabalho que emergiu da Reforma.

Em sua idolatria do eu, abandonaram a DEUS, e "julgando-se sábios, mergulharam na escuridão".

Não fomos gerados para colocar pessoas no trono - apenas o SENHOR - o TRONO é somente do SEBERANO DEUS.

Disso concluímos que precisamos rever todos os temas para voltarmos ao PRIMEIRO AMOR.

Que DEUS nos ajude.