Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

1 Tessalonicenses 5:21

1 Tessalonicenses 5:21 "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal."

Intepelado por uma pessoa querida, acerca de um "lider" que se afastou da comunhão geral da igreja e passou a ter "palavras" que contradizem sua prática passada, pude então mergulhar no parecer Paulino.
Aos crentes da igreja de Tessalonica, escreve ainda no primeiro século sobre abster-se de todas as aparências do mal.
Fica fácil atirar uma pedra sem deixá-lo apropriar-se de uma defesa.

Mas ele o fez e por isso não exponho nomes.
Abster-se é privar-se ou não aceitar conceitos humanos e decaídos, dever de cada cristão.
E a isto Paulo chama de aparência do mal.
Estamos cercados de conceitos tortos, que parecem bíblicos, que têm cara de luz, mas que no fundo partem de corações frustrados com a igreja, decepcionados com a e possuídos de um espírito de fama, quando se quer holofotes e para isto vale tudo.
Tal servo tem em sua história troncos de uma genuína pela herança dos pais, mas que num determinado momento, deu as costas a todo princípio bíblico herdado.
Outrora lutava contra as trevas de uma forma "invejável", servia de "padrão" a tantos líderes nacionais, obtinha "crédito" diante de autoridades de forma singular.
Mas assim como todos nós, sujeitos à queda, tal servo caiu, e ainda tenta se levantar, mas não vê o caos que reveste suas tantas falas em público, o que atrai prejuízo claro ao nome de CRISTO e faz com que muitos tropecem.
Excesso de conhecimento levando à soberba e esta à ruína. 
É triste ter que trazer algo assim, mas a questão, resposta dada à pessoa a quem me referi no início do texto é a que está no verso 21: "examina tudo e retenha o que for bom".

Qual o filtro para esta árdua tarefa?

A PALAVRA DE DEUS, usada como usaram os crentes de Bereia nos dias de Paulo.
E não importa quem ou o que se fale - fugiu da PALAVRA, cuide, e se possivel, pela persistência no erro, nem sequer "sente-se à mesa com figuras assim".
Cuidar, zelar, examinar, abster e reter o que for bom.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5), disse JESUS.