Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Ezequiel 13:14

Ezequiel 13:14 "Despedaçarei o muro que vocês caiaram e o arrasarei para que se desnudem os seus alicerces. Quando ele cair, vocês serão destruídos com ele; e vocês saberão que eu sou o Senhor"


Um profeta exilado, posto para falar coisas difíceis, tanto ao povo como aos falsos profetas.


E qual era o problema?


Falar o que DEUS não falava, mentir e dizer que era DEUS quem estava falando - eram enganadores do povo e mais, além disso, plantavam a idolatria, feitiçaria, encantamentos, criavam amuletos para induzir o povo, através de "mulheres que costuram berloques de feitiço em todos os seus pulsos e fazem véus de vários comprimentos para a cabeça a fim de enlaçarem o povo" (13:18).


DEUS fala que destruirá as aparências, pessoas que se amarram em aparências, e ao invés de usar material vivo para proteção de estruturas, usavam "cal", e de nada servia, apenas aparentando estarem reparadas as paredes.


E tudo isso culminará em um profetismo tosco e diabólico: "paz, quando não há paz" (13:10), e sempre reforçando "saberão que EU SOU O SENHOR" (13:11).


A vida plantada pelos falsos profetas ia na direção oposta de tudo que DEUS mandava Ezequiel falar, pois animavamo povo com falsas promessas. 


E isto é gravíssimo, pois a boca do servo de DEUS não deve falar nem mais nem menos do que ELE manda - há uma ligação única com a vida nova prometida a quem se faz fiel, e uma vida lançada no fogo eterno, a todos que se fazem falsos e mentirosos.


Como lidar com gente assim?


Falar sempre a VERDADE, sem profanar os oráculos de DEUS.


A banalização de púlpitos, os modismos diabólicos nada mais são que as tais fitinhas enganosas nos "braços seduzidos" de um povo fraco como paredes prestes a cair.


Generosamente o SENHOR nos alerta em todas as estradas que devemos trilhar com a sabedoria e a prudência necessárias que apontem a sua glória.


Podemos entender a ligação com os dias finais que a igreja viverá, entre sintomas de um anticristo, da apostasia e do próprio JUÍZO de DEUS: "eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel e saberão que eu sou o SOBERANO SENHOR" (13:9),  e o paralelo - "todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no LIVRO da VIDA do CORDEIRO que foi morto desde a criação do mundo. Aquele que tem ouvidos ouça: se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá e se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos (Apocalipse 13:8-10).


Precisamos despertar e receber o que DEUS promete por Ezequiel a um remanescente fiel: "lhes darei um coração e um espírito novo, porei um coração de carne no lugar do coração de pedra para andarem em meus estatutos e juízos, em conhecimento e práticae assim serão meu povo e eu lhes serei seu DEUS" (11:17-21).


Entenda todo o modelo impresso neste livro e use-o de referência para uma vida de temor a DEUS.