Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Romanos 8:28

Romanos 8:28 "chamados segundo o seu propósito"

 

O propósito de DEUS se funde com todos os passos da ORDEM DA SALVAÇÃO - "conheceu, predestinou, chamou, justificou, justificou e glorificou".

Tudo, absolutamente tudo, deve passar pelo critério de uma ALIANÇA estabelecida por ELE, que invade as eras, antes mesmo da criação da matéria organizada.

ALIANÇA nos leva a pensar em QUEM de fato tem a primazia do propósito, do desígnio, da escolha.

No entanto, no correr da história, mesmo sendo povo chamado, vemos as escolhas humanas equivocadas, ainda que não frustrando em nada os eternos propósitos divinos.

O SENHOR que tudo criou e sustenta, mantém a ALIANÇA por amor de seu NOME, a fim de mostrar aos seres humanos a sua total dependência do CRIADOR.

Estabelece o chamado a Adão, mesmo após o pecado e mostra que do ventre de sua auxiliadora, Eva, viria o que fecharia o caos causado pelo pecado, pela escolha humana.

DEUS não se equivoca em traçar a vocação dos homens seja para a SALVAÇÃO como para sua demanda no inferno.

Há uma história eterna montada e muito perfeita sendo mostrada aos olhos dos homens e já concluída na ETERNIDADE, onde DEUS reina soberanamente com SEU FILHO, nosso SENHOR.

ALIANÇA, SALVAÇÃO e PERDÃO fazem parte deste propósito, pois sem estes elementos, seríamos culpados.

Lembremos que "propósito" tem a ver com a vocação e consagração a DEUS, por DEUS e o "chamado", com a vocação para a salvação e sua proclamação e testemunho, aglutinando-se com a apresentação do Apóstolo quanto ao seu ministério, divinamente selecionado e nomeado, como todos os que são chamados:

"Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações" (2 Corinthians 3:2-3).

Neste precioso capítulo, Paulo blinda nossa vocação à VIDA, nos protege quanto às dúvidas em meio a tribulações e nos remete à segurança do projeto de DEUS para cada um dos seus amados.

Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18).

 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8:27)

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

"Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica" (Romans 8:33).

Firme-se nisto: “quem fez a promessa é fiel” (Hebreus 10:23-25).