Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Gênesis 22 7, 8 e 13

Gênesis 22 7, 8 e 13 “ Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. ”

Ao vermos as atitudes de Abraão na PALAVRA, devemos pensar até onde seríamos capazes de seguir na mesma direção. Mas para avaliar o fato, precisamos nos colocar naquela situação. E é óbvio que isto passará do mero leitor ao atribulado servo. Questão primeira é o diálogo entre pai e filho, que passa a ser algo de profunda dor para o pai que sabe o que DEUS pediu. A indagação do filho se torna uma busca lógica de um procedimento conhecido, o sacrifício. A segunda questão vem das certezas e da fé de um pai que conhece a DEUS, que se relaciona com ELE, e que sabe que é provedor fiel. Antes, o SENHOR chama o servo a deixar tudo e seguir a um destino que ELE mostrará. Somente sai quem confia. Somente segue quem conhece o chamado. Se não a frustração e a incredulidade anularão tudo. A unidade na caminhada, pai e filho, diálogos ora tensos, ora silêncio espontâneo. Como dizer para o filho senão que DEUS proverá para SI o que ELE mesmo está pedindo. No verso "sujeitai-vos, pois, a Deus" (Tiago 4:7), aprenderemos o que de fato é sintonizar com DEUS, sujeitar-se a ELE. É entrega total. Não podemos temer a perda do que o próprio DEUS nos concedeu. “DEUS deu, DEUS tirou, bendito seja” (Jó 1:21). Precisamos subir o monte certos de que o provedor já providenciou o animal a ser abatido. “Sujeitar-se” torna-se o ato de temor ao SENHOR, refletido como gestos de obediência. “ Levantando os olhos para os montes? ” O Animal substituto estava ali, no meio da mata. Quem providenciou? Qual foi a ação aprovada por DEUS? Quais os riscos que estamos de fato prontos a correr? Quanto estamos dispostos a dar ao SENHOR? Se DEUS te pedisse algo ou alguém que você tem hoje, como gesto de sujeição, confiança e obediência, o que você realmente faria? Não responda sim. Apenas se avalie.

Salmo 139:16

Salmo 139:16 "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda"

Quando passamos a nos avaliar a partir das SAGRADAS ESCRITURAS, mergulhamos na finitude de tudo, no limite da existência humana. Reconhecemos a grandeza do SENHOR em tudo, nos processos da criação, na elaboração de seus projetos a cada ser existente e criado. Como AUTOR, ELE se destaca em nos conscientizar de que estamos mais perto DELE a cada dia, não pelo simples aspecto do viver, mas pelo desgaste natural de todas as peças componentes de nosso corpo. E isto faz com que o desejemos mais ardentemente, que o busquemos fervorosamente e a ELE dediquemos o que somos e o que desejamos ser. Não há em DEUS, senão a intenção de nos atrair para ELE, a cada dia. E em cada dia sabermos que precisamos viver esta VERDADE: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90:12). Os salmistas entendem seu limite de dias. Os salmistas poetizam sobre o começo e o fim. E sempre concluem que o melhor é estar com o SENHOR. Os dias sabidos, o desgaste do corpo, o cansaço da mente – eis o dia se aproximando, do encontro entre CRIADOR e ser criado.

Salmos 23:1

Salmos 23:1 "O SENHOR é o meu pastor"


A PALAVRA DO SENHOR nos chama hoje a prestarmos a atenção neste chamado. 

O PAI, CRIADOR de todas as coisas remete seu FILHO à carne, à Terra, com o propósito de mostrar que o pequeno homem Davi, rei entre homens, prefigurava o PASTOR PERFEITO, JESUS de Nazaré, que vem sob os poderes celestes para se identificar com suas ovelhas, as mesmas a quem ELE chama, elas reconhecem sua voz e são geradas em VIDA ETERNA

O SUPREMO PASTOR, enviado pelo PAI tem a capacidade, sobre lombos de animais, de entrar na cidade-mor, cantado e exaltado por gentes a bradar-LHE "BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR". 

Este maravilhoso CONSELHEIRO, O ETERNO PRÍNCIPE DA PAZ rompe  com as imagens do homem ideal,  para se fazer dor e sofrimento, 

PASTOR que sabe o que é sofrer e que toma para SI a responsabilidade da transmissão da beleza, preparo de suas ovelhas para serem agora por ELE remetidas ao que LHE enviou, porque DELE as recebeu. 

O PASTOR PAI e o PASTOR FILHO mesclam Terra e Céu, carne e alma vivente para uma GLORIFICAÇÃO ETERNA

Dizer "O SENHOR É MEU PASTOR" é estar ligado na Terra por ALGUÉM que veio do céu, e amou demais suas ovelhas

Uma mescla entre a breve existência humana e a eterna VIDA doada pelo nosso PASTOR JESUS

Saber disso implica em saber que sempre o BOM PASTOR caminha à frente de seu eleito rebanho, a fim de conduzir-lhe à fonte da ÁGUA DA VIDA

E se desta água, ESSÊNCIA DIVINA bebermos, jamais voltaremos a poços cavados por Jacó ou qualquer dos homens santos que pela TERRA passou, pois é ELE, JESUS de Nazaré, nosso SENHOR, PASTOR-SALVADOR que nos apresentou ao ETERNO APRISCO, de onde jamais sairemos. 

Reconheça isto para tua segurança, paz e vida. 

Que seja um dia diferente hoje, quando terá mais uma chance de ouvir o SENHOR a chamar de filho, amada ovelha.