Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2021

Mateus 24:9, 12, 25

 JESUS,  O AMIGO QUE AVISA

Mateus 24:9, 12, 25 "Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu NOME. E, por se multiplicar a iniquidade, o AMOR se esfriará de quase todos. Vede que vo-lo tenho PREDITO."

Em um bate-papo escatológico com SEUS amigos, JESUS saindo do templo, começa a mostrar uma realidade que difere destas prosas motivacionais que temos ouvido por aí. Nosso SENHOR não temia seu cruel destino numa cruz, sabendo de sua MISSÃO de SALVAR seus amados. E ali mostra aos homens a grande luta que será seguí-LO. Neste episódio a mensagem vem como está escrita, "uma predição". Entre tantas marcas de CRSITO, o AMOR, essência divina e apregoado por ELE se esfriaria. O casamento "perseverar até o fim e o AMOR a DEUS e ao próximo" aponta para o que de fato é a apostasia. Se naquele dia o SENHOR alertava sobre o caos da frieza, com o passar dos anos, isto se multiplicou. E com o EVANGELHO invadindo os cantos da Terra, o ódio de satanás contra CRISTO vencedor agora é lançado mais ferozmente contra os responsáveis pela CONTINUIDADE da MISSÃO. A iniquidade tomava formas ainda mais visíveis, quando as leis para matar o SENHOR foram todas burladas quanto à sua inocência, lançando à liberdade Barrabas e crucificando a JESUS. E hoje, século XXI, as coisas estão bem piores, muito mais trevas. E o que fazer? ELE predisse muita coisa, mas uma deve estar bem legível em nossa mente: PERSEVERAR ATÉ O FIM, e nas palavras de Paulo, "Combater o bom combate, completar a carreira, guardar a fé" (2 Tm 4), pois a "COROA DA VIDA NOS ESTÁ RESERVADA PARA O DIA DO SENHOR" (2 Tm  4). Custe o que custar.

carlospuck@hotmail.com

Êxodo 4:11,12

 Dia 14 de julho, nossa devocional


Êxodo 4:11,12 *"Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."*


Uma das coisas mais importantes que todos devemos aprender é que o *CRIADOR* tem domínio sobre toda criação. Meio óbvio, mas nos tempos em que vivemos, parece admitirmos haver autonomia na humanidade, a ponto da mesma poder agir, falar e pensar independente de *DEUS*. Bem o texto em análise e de forma breve aponta para o dia em que *ELE (DEUS)* comissiona _Moisés_ para sair em favor de seu povo que _clamava por libertação das garras opressoras do governo do Egito_. Moisés coloca muitas dificuldades para a *missão divina*, uma delas a fala. Uma prova de *DEUS* levar até o final seus propósitos é que *ELE* lança mão de outro personagem _(Arão)_ para servir de boca, enquanto _Moisés_ seria o mediador entre mensageiro e *ORIGEM*. *DEUS* não se deixou envolver com alegações humanas. Cumpriu a libertação do seu povo com base na *Aliança* feita com _Abraão_. *ELE* fez, sustentou e trouxe à memória o *PACTO*. *"Serei tua boca"* mergulha no mundo _apostólico_ quando aos apóstolos é dito: *"Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer"* (Lc 12:12). _Jó_ se pronuncia dizendo *"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado"* (Jó 42:2). A lição principal é que *DEUS* não depende de nós e mesmo que façamos como _Jonas_, fugindo da missão, *DEUS* nos fará conforme aquilo que é de *SUA VONTADE*. Chamem isto de *SOBERANIA DIVINA*.


carlospuck@hotmail.com

Efesios 2:13

Efesios 2:13 "Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo"


Ao lermos o Evangelho de João vamos notar que o ser humano é péssimo em escolher por não ter discernimento adequado das coisas de DEUS. "Os homens amarem mais as trevas do que a luz" cai bem para definir seres "mortos em seus delitos e pecados", desde que os primeiros humanos caíram. Não adianta achar DEUS mau ou injusto. Paulo defende a tese que em nada soa como nova, levando em conta dizeres, por exemplo, de Jeremias sobre a riqueza da misericórdia divina. Apela-nos, então, a PALAVRA em nos convencer de que precisamos aprofundar mais na comunhão com o SENHOR, para conhecê-LO bem e mais. Desenvolver uma vida que nos leve a discernir como adorar e buscar ao SENHOR. Vejamos que o mesmo João disserta sobre DEUS "buscar verdadeiros adoradores" - a linha-guia para tal é o ESPÍRITO e a VERDADE. O segredo é que em JESUS nos aproximamos, pelo poder de seu sangue. Amar mais as trevas é atributo de quem jamais conheceu a CRISTO como Salvador e Senhor. Este é o tempo de estreitar estas relações. Temos tempo e oportunidade. Aproveitemos.

carlospuck@hotmail.com