Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Atos 19:28

Atos 19:28 "Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!”

 

Um determinado dia exaltam a homens, chamando-os de deuses.

Noutro, um artífice grego, amparado pelos seus ouvintes, adentra a uma agitação contra a fé apostólica, pois argumentava que Paulo estava agitando as pessoas e elas estava deixando de investir em relíquias, tirando o sustento dos mesmos.

Fato era que quem se convertia, deixava os caminhos da idolatria e passava a buscar JESUS, que se opunha totalmente à construção de imagens.

Aqui reagem com brados a Diana, mas em muitos lugares, e atualmente, idólatras fazem o mesmo, mas usando outros nomes, e santificando o pecado da idolatria, o que se torna abominação a DEUS.

Demétrio, homem que agita a população, onde Paulo estava, assim como seus amigos de ensino, provocando grande confusão e tentando arremeter aos apóstolos, trazendo agitação maior ainda, mesmo nem sabendo por que razão estavam agitados, coisa de gente que vai pelo fluxo da multidão (v.32).

Os brados de “Diana, rainha dos efésios” é produzida na mesma mente daqueles que se deixavam levar pelas multidões, sem sequer conhecer as razões.

À voz de um escrivão, acalmam-se, ouvindo-o afirmar o que lhes agradava os ouvidos (v.35,36) e a multidão é dispersada (v.41).

Precisamos entender o mundo em que vivemos.

Deste emergem falsos ensinos, mesmo dentre os chamados cristãos, que fazem perecer neófitos, por aplicarem ao coração destes aquilo que apenas lhes interessa.

Quando vejo as migrações idolátricas neste nosso tempo, logo penso no JUÍZO que virá aos que tais práticas ensinam e motivam, pelo lucro que retiram da venda de produtos em nome de DEUS ou de ídolos.

Estamos mal-acostumados em ver imagens, quando em nosso país, por exemplo, há uma imensa estátua de JESUS, de braços abertos.

JESUS não é o problema, pois pela fé o recebemos - mas a imagem que se torna objeto de adoração ou veneração, seja o nome que se dê.

Quando Paulo está no Aeropago, se utiliza não de imagem, mas de um altar vazio, para mostrar quem era DEUS.

Não precisamos de nada para ver, pois a nossa fé e baseada em um SENHOR a QUEM não vemos.

Portanto, quando se deparar com proposta e brados de “fulano ou cicrano é nosso santo ou deus”, pare e pense em Paulo, que por pouco não é morto por tirar os olhos do povo de Diana.

Por isso DEUS trará sua JUSTIÇA.

 

 

 

Atos 19:10

Atos 19:10 "Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos""

 

Mais uma vez vamos perceber a necessidade de tempo gasto no fazer discípulos.

Enquanto uns se opunham ao REINO, atrapalhando os apóstolos de progredirem em sua missão de ENSINO, Paulo agora se retira a um lugar específico para se dedicar a trazer maturidade aos servos de DEUS.

Russel Shedd irá nos escrever assim: "Escola de Tirano. Uma sala de aulas, provavelmente alugada. O Códice D acrescenta o fato do horário ser das 11 até às 16 horas diariamente. Não é de admirar a profundidade da Epístola aos Efésios ao se lembrar do alicerce teológico que esta Igreja ganhou durante dois anos"

Já Francis Davidson irá acrescentar que "o texto "ocidental" acrescenta "desde a quinta à hora décima", na folga do meio-dia, quando Tirano não utilizava seu salão de aula. Dois anos".

É interessante o comportamento social quando de sinais e prodígios do SENHOR através dos seus servos: “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam” (Atos 19:11,12).

Seria um ato repugnante nos dias de hoje, pois neopentecostais têm se utilizado de “OBJETOS” a fim de atrair público, dando significado aos objetos e enfatizando a necessidade dos mesmos, quando na verdade o texto mostra claramente que era DEUS operando e não homens, que eram apenas instrumentos, além de "o nome do Senhor Jesus era engrandecido" (Atos 19:17).

"Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente" (Atos 19:20), pois até mesmo os mágicos queimavam seus livros de mandinga, dado o temor que sobreveio a todos (v. 16-19).

Quando o REINO invade a Terra, nada fica como era – tudo passa a um novo estado de ser, mas lembrando que tudo, tempo e ensino, devem ser a ênfase do REINO, posto que JESUS disse quando de sua ordem para irem por todo o mundo, que estes ensinassem (Mateus 28).

Faça discípulos mesmo, mas faça direito, e dê-lhe alimento sólido, que trate de serem mais que crianças que vivem de leite doutrinário, ou como aqueles homens dos dias de Paulo, buscando lenços ou magias.

DEUS não se vale de quem não o conhece pela PALAVRA: “porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome” (Salmo 91:14) e "prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3).

Assim seja!

 


Atos 19:2

Atos 19:2 "Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo"

Um diálogo simples, entre crentes, dentro da perspectiva paulina, numa cidade onde o EVANGELHO prosperava e fazia novos filhos de DEUS.

Ali estava Éfeso, cercada de idolatria e imoralidade, mas onde DEUS operava conversões, pois são os doentes que precisam de médicos.

Pecadores perdidos que ora estavam crendo na PALAVRA, na questão do REINO, que haviam passado pela agua batismal, e que agora são indagados por Paulo, por algum motivo específico, sobre a obra completa do ESPÍRITO SANTO.

O valor de toda a sua presença não estava em falar em línguas ou profetizar, mas em receber o selo que autentica a presença de DEUS na vida do seu povo.

Convertidos, entenda-se isto!

Já batizados, também leia-se isto!

Mas ainda incompletos, e necessitando de algo mais!

Semelhante expressão rodará pela Bíblia, quando em cumprimento “a todos” de Joel, em Atos 2:17, “que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”, numa escatologia que seria realizada nos dias apostólicos, e que seria a todos os crentes, aos que viessem a crer.

Logo tais crentes não poderiam ficar fora do rol dos selados pelo ESPÍRITO, mesmo depois da CONVERSÃO.

"Estes discípulos foram batizados em nome do Senhor Jesus. Depois disto, impondo-lhes Paulo as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles. Aqui foram retratadas duas experiências distintas. Aqui existe a prova de que aqueles que creram e passaram a ter a fé cristã ainda precisam ser cheios do Espírito Santo como uma experiência subsequente" (Comentário Bíblico de Beacon).

As ideias por trás da presença do ESPÍRITO SANTO passam pelas mesmas nestas passagens bíblicas, com palavras equivalentes no grego, mas um pouco diferentes no português: tomado (Mateus 8:17), recebido (Mateus 7:8, 18:15, Romanos 5:17), levado (Mateus 16:5), trazer (Marcos 9:36), constituir (Atos 15:14) – λαμβάνω.

Beacon ainda vai propor a tese de que havia uma imaturidade no crer e que eles agora se aprofundavam em tal conhecimento do “batismo em nome de JESUS”, o que de certo modo discordo, pois na medida em que Paulo chega a eles, não há ensino, mas IMPOSIÇÃO DE MÃOS, pois considero maturidade um crescimento em doutrina e não apenas um ato como foi realizado.

A definição verbal nos permite entender que dentro deste conceito de “iniciar, provar algo, fazer um julgamento de, experimentar”, agora a obra de CRISTO estava pronta para que fossem eles testemunhas de tudo que envolvia o REINO PRESENTE naqueles dias.

PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO.

O Comentário Bíblico de Genebra nos acrescentará “todas as categorias de pessoas recebiam o batismo do Espirito Santo: judeus, gregos tementes a Deus, samaritanos e gentios".

"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam" (Atos 19:6) – eis o que Paulo fez.

"Essa é a última vez que Atos registra o falar em línguas como prova do recebimento do Espírito", escreve o Comentarista Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista.

"Tendo passado pelas regiões mais altas (1). Paulo em vez de tomar o principal caminho de Éfeso, pelos vales Licus e Meandro, parece que tomou uma estrada mais ao norte, alcançando a cidade pelo lado setentrional do monte Messógis. Discípulos). Esta palavra estando desacompanhada de outras que lhe modifiquem o sentido, não significa "discípulos de João", e sim "discípulos de Jesus", quaisquer que fossem as falhas do conhecimento que tinham. Nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo, referência especial ao Espírito Santo como fora enviado no Pentecostes com manifestação exterior (regularmente é assim nos Atos). Certamente João batizou...; cfr. At 1:5-11.16. Que cressem naquele que vinha depois dele (4); cfr. Jo 1:26 e segs., At 3:25 e segs. Há impressionante concordância entre João e Atos, quando falam de João Batista e do Espírito Santo. Foram batizados em o nome do Senhor Jesus. É a mesma expressão de At 8:16. Este é o único exemplo de rebatizar-se alguém, registrado no Novo Testamento. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, como acontecera aos convertidos samaritanos em At 8:17" (O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson).

“Imposição das mãos deve ser entendido como um ato especial de comunhão, incorporando as pessoas em pauta na comunhão da igreja. Isso foi necessário, no caso de samaritanos convertidos, no capítulo 8, de deixar bem claro que eles foram aceitos plenamente na igreja judaica centrada em Jerusalém; e era necessário no caso em apreço para deixar claro a esses membros de que eles estavam agora se tornando parte da igreja universal. (Grand Rapids: Eerdmans, 1992, 308). “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef. 4:4 - 5 ). A partir de então, o Espírito Santo viria para cada coração na salvação, como as epístolas ensinam” escreve o calvinista John Fullerton MacArthur Jr.

“A pregação de João era um passo necessário, porque deve haver dois passos na vida religiosa. Primeiro, deve dar-se o momento em que despertamos à nossa insuficiência e ao nosso merecimento da condenação às mãos de Deus. Esta etapa está estreitamente relacionada com o momento em que tentamos nos comportar melhor e inevitavelmente fracassamos porque tentamos fazê-lo por nós mesmos. Segundo, há a etapa em que nos damos conta de que pela graça de Jesus Cristo deixamos de estar condenados. Bem ligado a este passo vem o momento em entendermos que todos nossos esforços são inutilizados, e assim ficamos reforçados e fertilizados pela obra do Espírito Santo, através do qual podemos fazer o que não poderíamos nunca realizar por nós mesmos. Aqueles cristãos incompletos conheciam a condenação; mas não a GRAÇA de CRISTO nem a ajuda do ESPÍRITO SANTO. Sua religiosidade era inevitavelmente uma luta que não haviam alcançado o ápice da paz. Todo este incidente nos mostra uma grande verdade: que sem o ESPÍRITO SANTO não existe o cristianismo completo. Mesmo que vejamos o erro de nossos caminhos, e nos arrependamos e decidamos mudar, não poderemos obtê-lo nunca sem a ajuda que só o ESPÍRITO pode nos dar” (O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da Escócia).

O paradigma não pode ser alterado, a fim de que não haja dois evangelhos.

CRISTO veio salvar, o ESPÍRITO encher e tudo para louvor da GLÓRIA DO PAI.

João estava anunciando o novo tempo, como profeta que era, e JESUS surge sob seu batismo e ação, posto que precisava atestar a importância do “SACRAMENTO” que evidenciaria a entrada para a ALIANÇA do CORPO, a IGREJA DO SENHOR.

O arrependimento precede a CONVERSÃO que é seguida do atestado batismal, quando assim como em JESUS, o ESPÍRITO dirá aos ouvidos e olhos de todos: “batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele e eis uma voz dos céus, que dizia: ESTE é o meu FILHO AMADO, em quem me comprazo” (Mateus 3:15-17).

Não se removem os modelos, apenas os utilizam.

Vivamos de acordo com o necessário, sem alardes, de divisões, sem preconceitos, sem medo.

Vivamos o EVANGELHO de CRISTO!


Rute 4:7

Rute 4:7 "Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel"


BENDITOS CALÇADOS!

Da troca de sapatos entre dois israelitas, o resgate de vidas, para que se cumpra tudo em conformidade com os costumes.

Conhecíamos o tal “FIO DE BIGODE”, costume de fechamento de negócio, quando outrora contratos ainda não eram realizados por cartórios, e quem sabe não dizer, onde a “PALAVRA TINHA VALOR”.

E ali estava Rute sendo resgatada e beneficiando a sogra a quem se apegou.

Boaz, servo de DEUS, entendia que DEUS lhe havia de abençoar pelo que fizera a sua sogra Noemi.

Uma bela história que poderia se nosso costume (1) pelo atestado de amor, (2) pelo conceito de cuidado com o próximo, (3) pelo interesse de DEUS em não abandonar os seus, (4) pela palavra que tinha validação acima de qualquer outra coisa e (5) por DEUS cuidar de órfãos e viúvas, não os deixando à própria sorte e isto, sendo LEI entre os homens, que vem de encontro com o serviço cristão em Atos dos Apóstolos, quando os “diáconos” são eleitos a fim de dedicarem a tal tarefa.

Precisamos urgente “dar nossos calçados” para que sirvam aos pés de libertação do próximo, num ato de amor e resgate, em meio a tanta carência que o mundo vive.

Importe-se, dedique-se, doe-se...

E verá a boa mão de DEUS sobre tua vida e sobre os seus!

 


Rute 2:12

Rute 2:12 "O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio" ...(disse Boaz)...

Em Belém, a "casa do pão", cidade onde Rute e Noemi estavam, e que agora encontram socorro a partir de Boaz, servo do SENHOR em tempos de colheita.

Pelas boas obras de Rute, a fama corre e por isso é alvo de bênçãos.

Na verdade, aquela mulher foi fiel a sua sogra, uma israelita de Belém, e agora, ambas viúvas, recebem o cuidado de DEUS através dos homens israelitas.

Mas fixe sua atenção nas obras praticadas por esta serva.

Galardão é recompensa e Rute vem a achar graça diante de DEUS e dos homens, pelo bem que praticou: “faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver.

Não é comum vermos fidelidade entre seres humanos de nenhum tipo, e diante de tanta perniciosidade, quando alguém se aproxima com tais votos de fidelidade, logo vem o juízo humano decaído.

Quando Rute se apega a Noemi, ambas estavam viúvas e sem direção, bem como sem propósito, posto que eram conectadas aos propósitos de seus maridos.

Da morte para a vida, vemos Rute colher os benefícios de frases ditas por ela, e constantes nos versos 1:16-17: "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não te seguir; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti"

Frases raras de se ver hoje, pela presença de tanto pecado e malícia entre os seres humanos.

Lembra-me, também, o Salmo 91:4 “debaixo das suas asas te confiarás”.
O SENHOR ama a justiça.

E Rute se mostra justa ao não abandonar sua sogra, desempenhar a ela sua doce conduta e cuidado, algo como revelado entre pessoas que de fato conhecem o amor sem interesse (1 Coríntios 13:4-7; Lucas 6:35; Romanos 12:9-13).

Aprendamos de uma vez por todas que é possível dar sem esperar nada em troca, de nos doarmos sem pensarmos em benefícios pessoais, de nos entregarmos ao cuidado sem nos importarmos com o que possam dizer e mais, de sabermos que o que semeamos de bem, colheremos.

Rute é uma figura do amor tão terno que CRISTO nos dedicou.

Não à toa aparece esta mulher na genealogia de nosso SENHOR, pois sua marca de caridade excede a compreensão humana (Mateus 1).

Aprendamos com Rute de irmos até as últimas consequências por alguém – deixemos nossa carne de lado para nos entregarmos ao cuidado do próximo.

 

 


Juízes 17:13

Juízes 17:13 "Então, disse Mica: Sei, agora, que o SENHOR me fará bem, porquanto tenho um levita por sacerdote"

 

Sabe aquela máxima bíblica de que DEUS não reparte sua GLÓRIA com ninguém (Isaías 42), deuses ou ídolos de pau e pedra, que fazendo assim a ira DELE sempre vem contra os que têm tais práticas?

Vemos uma pessoa em Israel, da região de Efraim (Mica), que recebe em sua casa, para cuidar de altares erigidos por ele, e tendo dado função de sacerdote do lar ao levita, acaba recebendo as consequências de seus atos idolátricos.

E veja, a intenção dele era apenas tem altares e assim consagrar-se ao ídolo – uma religiosidade comum à época (mas de todo condenada por DEUS, pois se tratava da terra que DEUS havia levantado ao seu povo) e  Mica era do povo, de uma das tribos e o levita, claro, deveria conhecer os procedimentos corretos para seu DEUS.

Isto mostra que boa intenção não leva agrados a DEUS.

Primeiro: destitua-se de todo elemento que você adore, venere, cultue, acendendo velas ou rezando a ele, posto que isto é abominação e DEUS pedirá contas, cedo ou tarde.

Depois, perceba que o sacerdócio diante dos deuses criados por Mica, acabaram se tornando deuses em Dã, servindo de vergonha para quem de fato deveria temer apenas o DEUS DE ISRAEL.

A cegueira de um pode contaminar a todos, e por falta de uma liderança firme, como a de Josué, o povo caía nas tentações de levantar outros deuses que não o SENHOR, contrariando sua voz outrora tiveram, e que após gerações, seguiram a outros deuses: "agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR" (Joshua 24:14) - "longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses, porque o SENHOR é o nosso Deus" (Joshua 24:16-17).

O tempo passa e nada muda no coração dos seres humanos, que levados por líderes cegos, guiam o povo ao mesmo abismo da idolatria, dizendo e defendendo suas ações como respeito, admiração ou veneração.

Pois bem...

Pense nisso e reflita se DEUS não está nos alertando sobre as intenções profanas de nossos corações.

 


Juízes 16:27

Juízes 16:27 "Ora, a casa estava cheia de homens e mulheres, e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o teto havia uns três mil homens e mulheres, que olhavam enquanto Sansão os divertia"

 

Após a perda da dignidade, pouco sobra senão a zombaria sobre quem caiu, ou se perdeu.

Cego, pelos seus algozes, agora com a sensação de vitória, o insensato Sansão estava entregue à vergonha, dando sua vida ao espetáculo, como um “bobo da corte”.

Quem diria, o forte e eficaz homem, por conta de uma mulher, deu-se à prisão e à derrota e em nada ajudou seu povo em relação ao jugo da escravidão.

Mas é interessante notar que houve mais um episódio, nada solene quanto às festas, mas de forma pública, que acabou em um desastre para quem não escolheu o lado certo para viver se deixou valer pela torpeza: Judas Iscariotes.

A exposição pública de JESUS por causa do coração de Judas: "E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem. E, manietando-o, o levaram e o entregaram ao governador Pôncio Pilatos" (Mateus 27:1-2).

E o fim de Judas, pela traição do seu SENHOR: "E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue" (Mateus 27:5-6) e aqui se cumpre a LEI - "maldito aquele que aceitar suborno para matar pessoa inocente" (Deuteronômio 27:25)

Quando a casa cai, todos saem fora – sempre foi assim – veja o problema de drogas, más companhias, enfim, das questões que nos envolvem até hoje, quando queremos fazer parte de grupos e por estes ser aprovados, vamos aceitando tudo, como se fosse bom e normal e o fim sabemos qual será.

Sansão acaba morto com os inimigos, e Judas, numa forca onde serviu-se de suicídio.
Que triste fim para homens que poderiam ter alcançado mais do que a vaidade.

Não à toa conseguimos assemelhar ações que mostram o fim de pessoas que traem a DEUS, a sim mesmas e acabam se vendendo ou rendendo a qualquer proposta que invalida a LEIS DIVINA.

Por causa de pecados tantos, o que acaba ocorrendo é mais uma vez, por nossa culpa e pecados, JESUS sendo entregue numa cruz, a fim de levar a culpa que nunca teve, e proporcionar a oportunidade singular de nos rendermos à VONTADE DE DEUS.

Quanto custa nossa dignidade em meio a tantas propostas iníquas?

 

 


Juízes 16:5

Juízes 16:5 "um mil e cem siclos de prata" ... um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30) ... "trinta moedas de prata" ... (Mc 14.10-11; Lc 22.3-6)

 

DIGNIDADE?

CARÁTER?

Como definir o que negociamos, num mundo que se move por interesses?

A cada dia percebemos que o homem negocia valores, princípios...

 

Ande pelos palcos políticos!

O que nota?

 

Falta de caráter, valores invertidos, compra e venda de propostas, negociatas do inferno, independente do destino de uma nação ou reino

Nos dias de Sansão o que estava em jogo era a vida de um dos juízes levantados por DEUS, e do próprio povo de Israel, subjugado pelos filisteus.

 

E por questões de desejos e interesses, tanto Sansão como muitos na história da humanidade investiram no mal, deixando que satanás reinasse em suas decisões, dando-lhe a honra que era para ser de DEUS, posto que é DEUS que tudo criou.

 

O que fazer?

Vê-se a ruína de Sansão e tantos outros personagens que se meteram em culturas e ali depositaram seus corações, acendendo incensos e sacrificando a ídolos, o que se tornaria afronta ao SENHOR.

 

Interessante que depois de toda sujeira, o homem recorre a DEUS... SEMPRE!

Após lidas de castigos e de sua poderosa ira, DEUS restabelece a ordem sobre o caos, e assim, por um tempo, as pessoas usam o NOME DE DEUS como amuleto, sem amá-LO de fato.

O coração humano tem feito isso, quando jovens na escolha de namoros esquecem de seus princípios e invadem o mundo das paixões, ou quem sabe homens e mulheres que se deixam levar pela aparência do mal e caem em tentação, seja na área que lhe atraia.

Caímos e pecamos por nosso próprio desejo, quando este enche nosso coração (Tiago 1:14-15) e infelizmente, mas sabedores do fato, vêm o preço a ser pago.

A BÍBLIA deixa vários exemplos de homens e mulheres que se deixaram levar pelos seus corações e o fim de cada um.

Não são padrões para seguirmos, mas para nos alertarmos.

São exemplos que DEUS poderia impedir inclusive de estarem relatados, mas é assim que aprendemos sobre o caráter humano, antes e depois da queda, a fim de exercitarmos a obediência plena são SENHOR.

De Adão ao último ser humano que nascerá na Terra, a única coisa que importa e serve prova de amor a DEUS é a OBEDIÊNCIA e para nos mostrar o valor desta palavra, veremos Paulo escrever: "(JESUS) esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome" (Filipenses 2:7-9).

Cuidemos de nós mesmos diante de um mundo que “jaz no maligno” (1 João 5:19).


Juízes 16:15-17

Juízes 16:15-17 "Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? ... importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar... deu-se a conhecer todo o coração"

 

Ao ler Juízes, me veio dois episódios bíblicos à mente: satanás e Eva, Judas e Jesus.

Dois momentos em que a sutileza inimiga invade o coração de pessoas, que se entregam ou se deixam levar, seja qual for o motivo, ao engano de outrem.

A expressão utilizada por “dar-se a conhecer” (v.17) é a mesma usada por DEUS, quando interpela Adão, após a queda: "Quem te fez saber que estavas nu?" (Genesis 3?11)

É triste ver que nos deixamos levar pela pressão, quando de repente, por três tentativas, Sansão, sabendo das intenções da mulher, uma nova tentativa e por “impaciência”, entrega o valor dado por DEUS ao inimigo, pois fora DEUS quem lhe concedeu força e poder (16:20).

Claro, o cabelo não era fonte de nada, mas nele residia o voto feito ao SENHOR (Juízes 13:3-5), que fora descumprido após muitos anos por Sansão por causa de seu coração dado a paixões desenfreadas.

Manoá, o pai, junto de sua mãe, fizeram um sacrifício ante o Anjo do Senhor, que subiu ao céu na chama que se levantava, marcando a consagração de Sansão ao Senhor, que viria a ele, dando-lhe do SANTO ESPÍRITO, sendo esta a real fonte do poder e força daquele servo.

A mente, eu era temente ao SENHOR, agora se entrega à mulher, que por aparente sentimento, estava ali para enganá-lo, e ele, sem discernir os seus próprios pensamentos, abre mão de tudo o que o SENHOR lhe significava e dá-se à paixão que, assim como a todos ser humano, é destrutiva, chantagista, maligna e cheias de inferno.

Avalie se o diálogo de tal “DALILA” não se iguala ao diálogo enganoso de satanás junto à Eva no Jardim, sabendo ela que não deveria sequer achegar-se à árvore proibida.

E de quedas e decepções, eis o precipício, lodo ou poço de enganos que um ser humano é levado...

E pensar que Sansão era tolo, por não discernir votos feitos e a presença de DEUS e um mero cabelo que apenas fazia parte do VOTO.

Quando pensamos que o que somos e fazemos está em nós mesmos, tiramos a honra de QUEM realmente nos deu e fez: "é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

É pretensioso quando achamos que controlamos todas as coisas.

Imaginamos que DEUS nos fez à sua imagem e semelhança e por isso somos autônomos, poderosos, senhores de nós mesmos: JAMAIS!

Pensemos no que deu a Sansão a sua derrota e posterior morte, e sondemos nossos corações, para não ficarmos enamorados com chantagens, amores, paixões e ilusões de amores de “DALILAS” que podem ter a forma de serpente ou de um belo exemplar humano.

 


Juízes 16:4

Juízes 16:4 "Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila"

 

O preço de nossas escolhas...

Deixamo-nos dominar pelo fogo que nos há de consumir, de nossos desejos pelos prazeres sem levar em conta cada consequência.

Do primeiro casal até nossos dias, vemos que não temos força, senão para nos derramarmos em nossos prazeres, em nossos deleites – a PALAVRA irá nos ensinar que “para resistir ao diabo”, devemos nos “sujeitar a DEUS” (Tiago 4:7).

 

DEUS estruturou a forma certa e como devem ser guiados nossos passos em relação ao que enche nossos corações.

Lemos de forma profunda o que DEUS nos reserva no Livro de Cantares de Salomão.

 

Mas não resistimos às paixões, e damos margem aos nossos mais íntimos desejos, e quando vemos, estamos estatelados e sem força para levantar.

 

Quem conhece a história de Sansão e Dalila, perceberá como nosso pecado e nossa entrega a ele nos tira as forças, nos leva ao solo, e muitas vezes à destruição.

Todos os sonhos, projetos, por melhores que sejam, quando entregues à devassidão, acabamos por terra.

 

ÀS vezes é possível ter um último fôlego, para derrubar as "estacas" do mal, mas acabamos mortos por aquela escolha frustrante e fora do desígnio de DEUS.

Lembremos o que o apóstolo Paulo traz em Romanos 12:3: "e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

 

Fazendo isto, poderemos evitar as "DALILAS" que nos vierem agradar aos sentidos e assim alcançarmos o PODER INTEGRAL do SENHOR sobre nós.

Use da BOA VONTADE e do BOM CONSELHO DE DEUS, a fim de manter sua vida no CAMINHO.


Juízes 15:14

Juízes 15:14 "porém o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele"

 

Quando leio este evento sobre Sansão, penso duas coisas:

(1) porque, da mesma forma que em Pentecoste, o ESPÍRITO SANTO não toma a todos e deles faz um exército invencível?

(2) porque, de uma forma súbita o ESPÍRITO SANTO toma conta de Sansão, e posteriormente este homem o despreza, deixando-se cominar por uma mulher que não era de DEUS?

 

Refletindo, aprendo sobre o caráter humano e a SANTIDADE DIVINA, que de modo algum se permite negociar.

E aprendo ainda que seus escolhidos de tal maneira devem andar, que DEUS seja honrado.

 

Para DEUS é simples abater o ímpio, mas a Sansão como aos do povo escolhido, bem como aos filisteus, restam se dobrar diante DAQUELE que a tudo criou e entender que sem DEUS, nada será possível.

Quando li o Salmo 46, sobre o REFÚGIO que se faz o SENHOR, compreendo que somos inquietos, ansiosos por fazermos de DEUS apenas um amuleto em dias de angústia e não o tempo todo

Nós o buscamos em nossos interesses e não somente naquilo que LHE interessa (Isaías 58).

 

A FIDELIDADE DO SENHOR transcende ao entendimento humano, bem como as suas misericórdias, mas não deixa o SENHOR impune aos que lhe não ouvem a VOZ.

 

Sansão, por suas vaidades e gostos pessoais atrai para cima de Israel os inimigos (filisteus), mas DEUS o ajuda, pelo SEU PODER exclusivamente, e não pela fama de suas obras.

Nos dias em que Sansão está para nascer, diz a PALAVRA que "tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos" (Juízes 13:1).

 

O que esperar de DEUS?

Socorro?

Sim! Sempre!

Por este motivo nasceu Sansão, porém este homem, enquanto era dedicado ao SENHOR, era tomado do seu PODER, e assim lhe fazia o SENHOR prosperar em seus atos de guerra, mas quando se entregava à vaidade, tudo era travado.

 

Precisamos entender a dimensão que atinge uma pessoa quando está CHEIA do ESPÍRITO SANTO.

Ouvindo o Pastor Augustus, dizia que ser "tomado pelo vinho é perder suas faculdades todas e o domínio de si mesmo", e como embriagado, estar entregue aos seus mais baixos desejos; o contrário disso, dirá o pastor "o que é ser CHEIO DO ESPÍRITO", posto que será dominado pelo SENHOR e pelo seu PODER.

 

Sansão nos ensina que devemos estar sempre aos pés do SENHOR, e não nos entregarmos à concupiscência dos olhos e da carne, a fim de perseverarmos em agradar a QUEM nos chamou, a fim de nos aquietarmos e termos em mente que “ELE é DEUS, REFÚGIO e SOCORRO nas tribulações”.

Assim seja sobre o povo de DEUS!