Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Rute 2:12

Rute 2:12 "O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio" ...(disse Boaz)...

Em Belém, a "casa do pão", cidade onde Rute e Noemi estavam, e que agora encontram socorro a partir de Boaz, servo do SENHOR em tempos de colheita.

Pelas boas obras de Rute, a fama corre e por isso é alvo de bênçãos.

Na verdade, aquela mulher foi fiel a sua sogra, uma israelita de Belém, e agora, ambas viúvas, recebem o cuidado de DEUS através dos homens israelitas.

Mas fixe sua atenção nas obras praticadas por esta serva.

Galardão é recompensa e Rute vem a achar graça diante de DEUS e dos homens, pelo bem que praticou: “faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver.

Não é comum vermos fidelidade entre seres humanos de nenhum tipo, e diante de tanta perniciosidade, quando alguém se aproxima com tais votos de fidelidade, logo vem o juízo humano decaído.

Quando Rute se apega a Noemi, ambas estavam viúvas e sem direção, bem como sem propósito, posto que eram conectadas aos propósitos de seus maridos.

Da morte para a vida, vemos Rute colher os benefícios de frases ditas por ela, e constantes nos versos 1:16-17: "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não te seguir; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti"

Frases raras de se ver hoje, pela presença de tanto pecado e malícia entre os seres humanos.

Lembra-me, também, o Salmo 91:4 “debaixo das suas asas te confiarás”.
O SENHOR ama a justiça.

E Rute se mostra justa ao não abandonar sua sogra, desempenhar a ela sua doce conduta e cuidado, algo como revelado entre pessoas que de fato conhecem o amor sem interesse (1 Coríntios 13:4-7; Lucas 6:35; Romanos 12:9-13).

Aprendamos de uma vez por todas que é possível dar sem esperar nada em troca, de nos doarmos sem pensarmos em benefícios pessoais, de nos entregarmos ao cuidado sem nos importarmos com o que possam dizer e mais, de sabermos que o que semeamos de bem, colheremos.

Rute é uma figura do amor tão terno que CRISTO nos dedicou.

Não à toa aparece esta mulher na genealogia de nosso SENHOR, pois sua marca de caridade excede a compreensão humana (Mateus 1).

Aprendamos com Rute de irmos até as últimas consequências por alguém – deixemos nossa carne de lado para nos entregarmos ao cuidado do próximo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário