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segunda-feira, 31 de julho de 2023

Atos 19:2

Atos 19:2 "Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo"

Um diálogo simples, entre crentes, dentro da perspectiva paulina, numa cidade onde o EVANGELHO prosperava e fazia novos filhos de DEUS.

Ali estava Éfeso, cercada de idolatria e imoralidade, mas onde DEUS operava conversões, pois são os doentes que precisam de médicos.

Pecadores perdidos que ora estavam crendo na PALAVRA, na questão do REINO, que haviam passado pela agua batismal, e que agora são indagados por Paulo, por algum motivo específico, sobre a obra completa do ESPÍRITO SANTO.

O valor de toda a sua presença não estava em falar em línguas ou profetizar, mas em receber o selo que autentica a presença de DEUS na vida do seu povo.

Convertidos, entenda-se isto!

Já batizados, também leia-se isto!

Mas ainda incompletos, e necessitando de algo mais!

Semelhante expressão rodará pela Bíblia, quando em cumprimento “a todos” de Joel, em Atos 2:17, “que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”, numa escatologia que seria realizada nos dias apostólicos, e que seria a todos os crentes, aos que viessem a crer.

Logo tais crentes não poderiam ficar fora do rol dos selados pelo ESPÍRITO, mesmo depois da CONVERSÃO.

"Estes discípulos foram batizados em nome do Senhor Jesus. Depois disto, impondo-lhes Paulo as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles. Aqui foram retratadas duas experiências distintas. Aqui existe a prova de que aqueles que creram e passaram a ter a fé cristã ainda precisam ser cheios do Espírito Santo como uma experiência subsequente" (Comentário Bíblico de Beacon).

As ideias por trás da presença do ESPÍRITO SANTO passam pelas mesmas nestas passagens bíblicas, com palavras equivalentes no grego, mas um pouco diferentes no português: tomado (Mateus 8:17), recebido (Mateus 7:8, 18:15, Romanos 5:17), levado (Mateus 16:5), trazer (Marcos 9:36), constituir (Atos 15:14) – λαμβάνω.

Beacon ainda vai propor a tese de que havia uma imaturidade no crer e que eles agora se aprofundavam em tal conhecimento do “batismo em nome de JESUS”, o que de certo modo discordo, pois na medida em que Paulo chega a eles, não há ensino, mas IMPOSIÇÃO DE MÃOS, pois considero maturidade um crescimento em doutrina e não apenas um ato como foi realizado.

A definição verbal nos permite entender que dentro deste conceito de “iniciar, provar algo, fazer um julgamento de, experimentar”, agora a obra de CRISTO estava pronta para que fossem eles testemunhas de tudo que envolvia o REINO PRESENTE naqueles dias.

PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO.

O Comentário Bíblico de Genebra nos acrescentará “todas as categorias de pessoas recebiam o batismo do Espirito Santo: judeus, gregos tementes a Deus, samaritanos e gentios".

"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam" (Atos 19:6) – eis o que Paulo fez.

"Essa é a última vez que Atos registra o falar em línguas como prova do recebimento do Espírito", escreve o Comentarista Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista.

"Tendo passado pelas regiões mais altas (1). Paulo em vez de tomar o principal caminho de Éfeso, pelos vales Licus e Meandro, parece que tomou uma estrada mais ao norte, alcançando a cidade pelo lado setentrional do monte Messógis. Discípulos). Esta palavra estando desacompanhada de outras que lhe modifiquem o sentido, não significa "discípulos de João", e sim "discípulos de Jesus", quaisquer que fossem as falhas do conhecimento que tinham. Nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo, referência especial ao Espírito Santo como fora enviado no Pentecostes com manifestação exterior (regularmente é assim nos Atos). Certamente João batizou...; cfr. At 1:5-11.16. Que cressem naquele que vinha depois dele (4); cfr. Jo 1:26 e segs., At 3:25 e segs. Há impressionante concordância entre João e Atos, quando falam de João Batista e do Espírito Santo. Foram batizados em o nome do Senhor Jesus. É a mesma expressão de At 8:16. Este é o único exemplo de rebatizar-se alguém, registrado no Novo Testamento. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, como acontecera aos convertidos samaritanos em At 8:17" (O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson).

“Imposição das mãos deve ser entendido como um ato especial de comunhão, incorporando as pessoas em pauta na comunhão da igreja. Isso foi necessário, no caso de samaritanos convertidos, no capítulo 8, de deixar bem claro que eles foram aceitos plenamente na igreja judaica centrada em Jerusalém; e era necessário no caso em apreço para deixar claro a esses membros de que eles estavam agora se tornando parte da igreja universal. (Grand Rapids: Eerdmans, 1992, 308). “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef. 4:4 - 5 ). A partir de então, o Espírito Santo viria para cada coração na salvação, como as epístolas ensinam” escreve o calvinista John Fullerton MacArthur Jr.

“A pregação de João era um passo necessário, porque deve haver dois passos na vida religiosa. Primeiro, deve dar-se o momento em que despertamos à nossa insuficiência e ao nosso merecimento da condenação às mãos de Deus. Esta etapa está estreitamente relacionada com o momento em que tentamos nos comportar melhor e inevitavelmente fracassamos porque tentamos fazê-lo por nós mesmos. Segundo, há a etapa em que nos damos conta de que pela graça de Jesus Cristo deixamos de estar condenados. Bem ligado a este passo vem o momento em entendermos que todos nossos esforços são inutilizados, e assim ficamos reforçados e fertilizados pela obra do Espírito Santo, através do qual podemos fazer o que não poderíamos nunca realizar por nós mesmos. Aqueles cristãos incompletos conheciam a condenação; mas não a GRAÇA de CRISTO nem a ajuda do ESPÍRITO SANTO. Sua religiosidade era inevitavelmente uma luta que não haviam alcançado o ápice da paz. Todo este incidente nos mostra uma grande verdade: que sem o ESPÍRITO SANTO não existe o cristianismo completo. Mesmo que vejamos o erro de nossos caminhos, e nos arrependamos e decidamos mudar, não poderemos obtê-lo nunca sem a ajuda que só o ESPÍRITO pode nos dar” (O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da Escócia).

O paradigma não pode ser alterado, a fim de que não haja dois evangelhos.

CRISTO veio salvar, o ESPÍRITO encher e tudo para louvor da GLÓRIA DO PAI.

João estava anunciando o novo tempo, como profeta que era, e JESUS surge sob seu batismo e ação, posto que precisava atestar a importância do “SACRAMENTO” que evidenciaria a entrada para a ALIANÇA do CORPO, a IGREJA DO SENHOR.

O arrependimento precede a CONVERSÃO que é seguida do atestado batismal, quando assim como em JESUS, o ESPÍRITO dirá aos ouvidos e olhos de todos: “batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele e eis uma voz dos céus, que dizia: ESTE é o meu FILHO AMADO, em quem me comprazo” (Mateus 3:15-17).

Não se removem os modelos, apenas os utilizam.

Vivamos de acordo com o necessário, sem alardes, de divisões, sem preconceitos, sem medo.

Vivamos o EVANGELHO de CRISTO!


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