Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Atos 19:28

Atos 19:28 "Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!”

 

Um determinado dia exaltam a homens, chamando-os de deuses.

Noutro, um artífice grego, amparado pelos seus ouvintes, adentra a uma agitação contra a fé apostólica, pois argumentava que Paulo estava agitando as pessoas e elas estava deixando de investir em relíquias, tirando o sustento dos mesmos.

Fato era que quem se convertia, deixava os caminhos da idolatria e passava a buscar JESUS, que se opunha totalmente à construção de imagens.

Aqui reagem com brados a Diana, mas em muitos lugares, e atualmente, idólatras fazem o mesmo, mas usando outros nomes, e santificando o pecado da idolatria, o que se torna abominação a DEUS.

Demétrio, homem que agita a população, onde Paulo estava, assim como seus amigos de ensino, provocando grande confusão e tentando arremeter aos apóstolos, trazendo agitação maior ainda, mesmo nem sabendo por que razão estavam agitados, coisa de gente que vai pelo fluxo da multidão (v.32).

Os brados de “Diana, rainha dos efésios” é produzida na mesma mente daqueles que se deixavam levar pelas multidões, sem sequer conhecer as razões.

À voz de um escrivão, acalmam-se, ouvindo-o afirmar o que lhes agradava os ouvidos (v.35,36) e a multidão é dispersada (v.41).

Precisamos entender o mundo em que vivemos.

Deste emergem falsos ensinos, mesmo dentre os chamados cristãos, que fazem perecer neófitos, por aplicarem ao coração destes aquilo que apenas lhes interessa.

Quando vejo as migrações idolátricas neste nosso tempo, logo penso no JUÍZO que virá aos que tais práticas ensinam e motivam, pelo lucro que retiram da venda de produtos em nome de DEUS ou de ídolos.

Estamos mal-acostumados em ver imagens, quando em nosso país, por exemplo, há uma imensa estátua de JESUS, de braços abertos.

JESUS não é o problema, pois pela fé o recebemos - mas a imagem que se torna objeto de adoração ou veneração, seja o nome que se dê.

Quando Paulo está no Aeropago, se utiliza não de imagem, mas de um altar vazio, para mostrar quem era DEUS.

Não precisamos de nada para ver, pois a nossa fé e baseada em um SENHOR a QUEM não vemos.

Portanto, quando se deparar com proposta e brados de “fulano ou cicrano é nosso santo ou deus”, pare e pense em Paulo, que por pouco não é morto por tirar os olhos do povo de Diana.

Por isso DEUS trará sua JUSTIÇA.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário