Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Josué 1:9

Josué 1:9 "Não to mandei eu?"


No meio de uma caminhada nunca é o melhor para descobrir se decidiu certo pela rota ou se errou. Ideal sempre pensar em tudo, para que ao final, tenha a certeza que começou e terminou certo. Isto serve para toda espécie de escolhas. No entanto, sob as ordens de DEUS, tudo toma forma de perfeito. Imaginem Josué sendo alvo da uma ordem desta magnitude: “Eu te mandei, vá!”. Ao primeiro momento parece fácil, mas não é. Pense em Adão: DEUS diz que um local do JARDIM seria o grande problema. E foi. Por não ouvir a ordem. Jonas: ele teme ir à Nínive e troca de direção, e descobre que o grande peixe era um meio de transporte. Pensemos em DEUS falando com Saulo para que fosse à casa de Ananias. Por isso nem sempre ouvir é entender que é o SENHOR falando. Tiago diz: "Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo" (Tiago 4:15). Daí conseguirmos perceber por que razão a VONTADE de DEUS é boa para cada um de nós. Ainda prossegue: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros." (Tiago 4:13). Aprendemos que nosso coração é enganoso e isto nos deve deixar alertas. Josué recebe uma palavra de motivação do SENHOR. “Ser forte e corajoso” é complementar. Mas a ênfase é “EU te mandei”. Deus tinha planos para o povo. Então obedecer e sentir-se seguro nas mãos de DEUS. Vale a pena ouvir, crer e agir.

carlospuck@hotmail.com

 

Gálatas 6:9-10

 A imagem do SENHOR no meu irmão


Gálatas 6:9-10 "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."


Um tempo difícil tem se apresentado aos seres humanos nestes dias. Entre tantas catástrofes naturais (terremotos, incêndios, chuvas) a ataques vis ao conceito da fé (perseguição, prisão, morte) emergem as necessidades, as carências, sentimentos inadequados ao coração, pensamentos de morte, medos de todos os tipos. O ser humano deduzindo de si mesmo o desejo de conquistar, crescer, enriquecer e esquecendo do óbvio: não tem olhado para o seu irmão. Ou se olha, ou se deixa despertar com peso o tal «distanciamento social», não se comprometendo como ensina o texto sagrado. Há bênção baseada no cuidado com o outro. Promessa de DEUS. Se há oportunidade, devemos aproveitá-la. Pois para quem passa por lutas e dificuldades, o tempo não espera. Tempo, no texto tem a ver com o famoso «kairos», que tipifica tempo esperado e marcado, e tempo oportuno. Por isso não tarde em fazer o bem se oportunidade tem. «Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo» (Gálatas 6:2). Uma forma de entendermos JESUS neste contexto de fazer o bem ao outro é bem simples: ELE veio em carne para satisfazer nossas necessidades e deixar o exemplo de servir ao outro. E olha que ELE nem precisava disso. Nós precisávamos.

Veja o que te vem aos olhos.

Aja.

carlospuck@hotmail.com

Salmo 1

 

Salmo 1:1 "BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores"

 

Conselho - `etsah {ay-tsaw'} - proposta, ter como conselheiro

Caminho - derek {deh'-rek} - modo, hábito, jornada

Roda - moshab {mo-shawb'} - companhia, assembleia, assentar-se

 

Não anda - halak {haw-lak'} - ter o modo de vida, andar junto, estar andando ao lado

Não se detém - `amad {aw-mad'} - se posicionar junto às opiniões, suportar ou permanecer

Não se assenta - bv;y" (yashab) (442a) - permanecer, senta-se, define-se como um

 

Ímpios - rasha` {raw-shaw'} - 1) perverso, criminoso 1a) culpado, um culpado de crime (subst) 1b) perverso (hostil a Deus) 1c) perverso, culpado de pecado (contra Deus ou o homem)

Pecadores - chatta' {khat-taw'} - 1) pecadores adj 2) pecadores 3) expostos à condenação, considerados como ofensores

Escarnecedores - luwts {loots} - 1) zombar, zombar, falar arrogantemente 1a) (Qal) 1a1) se gabar 1a2) zombar 1b) (Hiphil) 1b1) zombar, ridicularizar 1b2) interpretar (linguagem) 1b2a) intérprete (particípio) 1b2b) embaixador (fig.) 1c) (Hithpalpel) ser inflado, zombar, agir como um zombador, mostrar-se um zombador

--------------------------------

-------------------------------- 

Na contramão dos falsos profetas que não falavam da parte de DEUS, mas queriam afagar ouvidos e não serem postos como oposição.

Tal como os Evangelhos que apontam para bem-aventuranças, caminhos diante da Palavra e de DEUS.

Tal qual a Lei do Antigo Testamento que apontava para ações e pensamentos adequados ao que DEUS propunha ao seu povo.

Há a separação, como pensamento sobre ELEIÇÃO, a casta dos eleitos para o REINO e a VIDA e os que não se deram ao propósito da SALVAÇÃO, os perdidos.

DEUS, em sua SOBERANIA, elege os montes da bênção e da maldição, bem como propõe a existência de Céu e Inferno.

A felicidade, portanto, está ligada à proposta de DEUS relacionada à forma com que andamos, pensamos e agimos e com quem nos relacionamos.

O príncipe deste mundo está julgado. Rejeitaram a LUZ e preferiram as trevas. O mundo jaz no maligno. Não somos amigos do mundo.

Conclui-se que para o servo ou filho de DEUS, estar no mundo é portar a referência do que é a proposta divina para o ser humano, e como referência e instrumento de anunciação, tornar aos olhos de todos o conhecimento da VONTADE DIVINA, de seus ETERNOS PROPÓSITOS e da sua SANTIDADE.

Em tudo, somos chamados a TESTEMUNHAR de quem é DEUS e da obra de seu FILHO JESUS, e sermos capacitados pelo ESPÍRITO SANTO para darmos ao povo tudo o que é necessário à SALVAÇÃO e à condenação.

Tudo provém de um DEUS que escolhe, predestina, chama, justifica e glorifica.

Orienta e disciplina até que depurados sejam os eleitos, e prontos a herdar a VIDA ETERNA.

--------------------------------

 

Bem-aventurados - "condição recebida" por alguém que evita determinadas pessoas, situações e ideias.

2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.  3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

 

Ímpios, pecadores e escarnecedores - "condição de caráter"

4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.  5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.  6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.