Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Provérbios 3:5-6

Provérbios 3:5-6 "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."

Em tantos encontros que DEUS tem concedido nestes dias de luta e de espera, pude reencontrar amigos, parentes e pastores. 

Parceiros de oração, cuidado e sustento. 

E em meio a uma de muitas conversas, além da gratidão que emerge em nossos corações, pude perceber nos testemunhos e na troca de experiências a boa mão do SENHOR

Às vezes pensamos que DEUS anda distante e esquecido de nós, por tantas tormentas e tempestades que se montam. 

Mas com o profeta Naum pude aprender que “SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade” (Naum 1:3-4), que sob a voz de JESUS os "ventos e tempestades são acalmados", pois tudo responde às suas ordens. 

Confesso não estar sendo fácil esta sala de espera, nem tampouco ter que reinventar toda a vida. 

Ao mesmo tempo vejo que o verso "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Salmo 37:25) como autenticação de quem, pela experiência, começa a colher os frutos de uma vida, de tantos conselhos, de tantas cargas que levei de pessoas, de um pastorado relevante, de uma vida aos pés da cruz. 

De repente, em meio a isto, vendo que o SENHOR é quem vai adiante, abrindo os caminhos e aplanando as veredas, usando pessoas como usou a vara para abrir o mar, como o maná que vinha em tempo correto

Reconheço-o, portanto, em todos os meus caminhos, mesmo nos desertos que vivi, com toda confiança, ainda que por tempos, tenha passado por medos, mas tendo a esperança renovada como a flor e a folha que vi numa árvore totalmente seca, criando a imagem de que tudo tem propósito enquanto houver vida

Creio e confio, e minha esperança é que todos os que leem este texto possam compartilhar da mesma fé e amor deste DEUS amoroso. 

Este encontro com meu irmão, pastor e missionário, que não via há quase 34 anos (mais ou menos), mostra que o tudo que DEUS constrói, jamais se apaga (encontro de inverno de 1987).

Vale a pena cada dia que temos vivido, ainda que nossa alma possa desejar e almejar o terno REINO de nosso PAI, onde de fato é nosso LAR.

Lucas 22:43 // Mateus 4:11

Lucas 22:43 *Então, lhe apareceu um anjo do céu que o fortalecia* (enischuo)

Mateus 4:11 *...e, eis que chegaram os anjos, e o serviam* (diakoneo)

No dia em que a angústia de nosso *SENHOR* chegou ao seu ápice, tendo ainda chamado seus amigos para estarem com *ELE* em *ORAÇÃO* (fortalecer ao FILHO), perceberemos a clareza de Lucas e Mateus autenticando o _socorro angelical_

Podemos saber desta verdade pela boca de *JESUS*, quando afirma ter os anjos para seu suporte e que sob suas ordens, legiões o serviriam no _monte da traição_

A expressão usada em grego é _fortalecer_, amparar com fortalecimento. 

Ora, por qual razão o _anjo_ seria útil, considerando ser o *FILHO DE DEUS* quem seria ajudado? 

Solidão, abandono, futura dor, a dor da hora, os amigos dormindo. 

_“O anjo do SENHOR está ao redor dos que o temem e o buscam”_. 

A frase que precede esta hora é: *“passa de mim este cálice”* (42), *“estando em agonia, orava mais intensamente”* (44). 

O ensino que recebemos é que mesmo que pessoas nos traiam, nos abandonem, nos deixem sozinhos, temos recursos que o *PAI* envia aos seus. 

E sabendo disso, vamos perceber em Mateus, sobre os mesmos _agentes_ (anjos), que ali aparecem para _servir_, para serem os diáconos junto a *JESUS*. após o diabo sair de cena, 

De seres que _fortalecem_ a seres que _servem_, eis o nosso divino _socorro e cuidado divinos_

*DEUS* cuida de nós.

E se necessário, usará seus anjos, dará ordens a eles para que ajam em nosso favor.