Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

1 Coríntios 11:18-19

1 Coríntios 11:18-19 "Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio, pois até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio"

 

Após inúmeros conselhos e entrando num assunto mais delicado, sobre a CEIA DO SENHOR, abre o assunto pelas divisões que h[a entre eles, no meio da igreja.

Afirma que tais partidos vêm mostrar quem é quem no CORPO DE CRISTO, e mostrar os aprovados, como que trazendo discernimento sobre o “joio e o trigo”.

E pensando nisso, vemos que ele não está separando um do outro, mas alertando que haverá destaque para os que estão nas trevas, aos que se consomem em divisões e ações impuras.

A trajetória paulina de seu discurso traz algo sobre a idolatria, amplia para as relações matrimoniais, destaca a importância de homem e mulher na família e sempre, sem falhar, mostrando algo sobre UNIDADE.

UNIDADE sem SABEDORIA é vazia, pois a base de toda exposição de Paulo passa pelos ensinos de DEUS no Antigo Testamento e no cumprimento das figuras antigas em CRISTO, o AUTOR e CONSUMADOR da FÉ, e que se torna a destinação da LEI.

O descuido com o outro é alvo de Paulo o tempo todo, seja na provisão do pão, como na forma que se come e se vive para não causar escândalos aos mais débeis na fé.

Por isso entendemos que o CORPO, como IGREJA DO SENHOR, não deve possuir divisões marotas, pueris, pois em tudo, qualquer forma de divisão ou disputa trará dano a QUEM se entregou por ela.

E é por isso que o SANGUE, representado na CEIA, vem trazer à memória seu ato sacrificial, em prol do AMOR DE DEUS pelo seu povo, ainda somando que seja pelo cálice ou pelo pão, o RENOVAR da ALIANÇA vem como reforço, posto que tudo aponta para JESUS, sendo agora algo já consumado.

Aprovados devem ter comportamento diferente: a maturidade traz isto em sua bagagem.

Porém, em meio a tantos ensinos, precisamos mergulhar de cabeça no cuidado com a igreja do SENHOR, a fim de termos nela a NOIVA bem perfumada e ataviada para o NOIVO.

A igreja é para nós, mas ela é a NOIVA!

Portanto, não a destrua com suas manias e escândalos.


1 Corinthians 10:12

1 Corinthians 10:12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia"

 

Uma forma de honrarmos ao SENHOR é permanecermos firmes NELE, e seus MANDAMENTOS, pois neles encontramos socorro para dias complicados, até mesmo para discernirmos acerca das coisas que nos vêm como propostas.

O ensino de Paulo nos deixará conscientes da possibilidade de cairmos, seja pela soberba, seja pela tentação que nos invade os sentidos por nos agradarem.

Acresce ao ensino desta VERDADE as questões que envolveram os israelitas, em suas teimosias, murmurações, e consideremos o que o apóstolo diz, que as “ocorrências vieram para nos alertar, servir de exemplo, para não sermos alvos dos castigos que sobrevieram a eles.

Paulo diz que ninguém que é tentado diga que foi assim “por culpa de DEUS”!

O deserto se alimentou de muitos deles, posto que ficaram “prostrados ali” (10:5), e assim vieram a desaparecer do relato de bom testemunho, pois “DEUS não se agradou deles” (10:5).

Quando pensamos em idolatria logo viajamos no “bezerro”, mas a grande idolatria era produto de desobediência e falta de confiança NAQUELE que os livrou das garras de Faraó.

E assim percorremos o nosso deserto, como quem está “vivendo os últimos dias” (10:11) e nestes precisamos resistir de modo digno, a fim de não ficarmos prostrados como aqueles do passado.

Por isso pensar em “estar em pé” é falacioso quando não temos em nosso coração a motivação de viver pela VERDADE e em tudo obedecer.

A beleza de todos os ESCRITOS BÍBLICOS é que DEUS não nos abandona, sem mostrar sua presença conosco: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (10:13).

Firme seus pensamentos e vontades em CRISTO, como que olhando para aquela “serpente levantada no deserto” (10:9), sendo uma figura de CRISTO, que veio para a cura das nações e em especial, do seu povo.

Para isso sem soberba e sabendo que nossa carne é fraca, e que muito do que consideramos lícito (10:23), não nos convém: “ queremos, porventura, provocar a zelos o Senhor? Acaso, somos mais fortes do que ELE? (10:22).

Cuide, se está se achando poderoso; cuide, se está achando que não cai; cuide, se pensa ser forte o suficiente para ser tentado e resistir; cuide, pois os “demônios” estão à espreita (10:18-21) – a isto Paulo chamará de IDOLATRIA.


INDO, SEMPRE INDO!


 

Efésios 1:3

Efésios 1:3 "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo"

O caráter de DEUS na criação seria o suficiente para que diante DELE todo ser se dobrasse, e levantasse altos louvores ao SEU NOME.

Mas os planos sempre avançam para além da nossa pequena mente, pois na beleza deste texto, e nos seguintes versos, além desta doxologia, imersa em gratidão, vai nos levar neste mergulho mais profundo nos dando o conhecimento de SUA ELEIÇÃO ETERNA, "nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo" (1:4) e "em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (1:4,5).

Para "louvor de SUA GLÓRIA" e abrindo os nossos olhos de forma a "desvendar-nos o mistério da sua vontade" (1:9), e levando em conta que de fato a classe dos ELEITOS DE DEUS é que terá tamanha expressão de AMOR derramada em seu coração, somos conduzidos à única forma de sermos felizes: nos sujeitarmos ÀQUELE que de forma real nos salvou e nos deu a VIDA ETERNA.

Podemos viver soltos, com a ilusão da liberdade oferecida, mas somente em DEUS teremos segurança para dias que se apresentam complexos à frente.

Em breve teremos uma peneira lançada sobre as nações, a fim de atestar a verdade deste capítulo tão especial aos efésios - uma comunidade eleita que será confrontada pelo inferno, numa tentativa de fazer-nos negar a razão de nossa fé.

Esta será a grande missão das bestas, "enganar se possível os próprios eleitos", o que precisará de nossas certezas e doxologias bem fundamentadas na VERDADE.

O campo está aberto.

Releia: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" - abençoado onde? - pois é nesta mesma carta que Paulo dirá sobre o que ocorre nas regiões celestiais: "revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça" (Efésios 6:11-14).

A oposição hodierna de muitos ao SENHOR, numa queima de BÍBLIAS, de igrejas, de pessoas, seja de forma carnavalesca e debochada, ou na dura realidade de muitas nações, eis o tempo em que deveríamos mergulhar de cabeça em tudo que envolve o REINO, "firmando nossos pés sobre a ROCHA", na "PEDRA ANGULAR" que rejeitaram e que repetidamente rejeitam.

É chegada a hora de mostrarmos ao mundo que não nos "envergonhamos do EVANGELHO", e assim ensinamos nossos herdeiros de que são peregrinos aqui e que tudo o que temos pode ser "consumido pelo fogo, pela ferrugem e pela traça".

Onde está nosso coração quando sequer temos alegria em irmos à CASA DE DEUS?

Na tua presença há plenitude de alegria; à tua direita há delícias perpetuamente” (Salmos 16:11).

Tragamos a memória e à prática JESUS de Nazaré, pois este JUSTO deu sua vida por nós, injustos.


1 Pedro 3:18

1 Pedro 3:18 "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito...”

 

Há dias o SENHOR tem me conduzido a reflexões que envolvem a obra de CRISTO por mim e percebendo o descaso de pessoas com as questões do REINO, me vem à mente a razão pela qual não temos feito, por exemplo, a celebração da Santa Ceia em memória DELE.

Uma mistura de sentimentos me invade a alma, deixando-me perplexo pela frieza, como se este evento fosse apenas para cumprir agenda.

Mas não é...

JESUS, nosso JUSTO levou sobre si toda a nossa carga de pecados, a fim de que pela JUSTIÇA DE DEUS, fôssemos por ELE justificado mediante o FILHO que nos foi oferecido como CORDEIRO DE DEUS.

Está presente no mundo, e desde há muito, o espírito do anticristo que vem a negar sujeição ao que se chama DEUS, e esta ideia está contaminando pessoas universalmente, trazendo sobre os fiéis o peso de testemunharam, porém com a contaminação das mentes, confundindo-as como fez Na mente de Adão e Eva.

Acostumando-se com os padrões deste mundo, sem a "renovação da mente", se esquecem de manejar bem a PALAVRA da VERDADE e tendo muito do que se envergonhar.

Veja a palavra do apóstolo: "santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (3:15).

"EM MEMÓRIA DE MIM" é usado muito nas celebrações eucarísticas, mas deveria ser a causa de nosso deleite pela obra consumada de JESUS em nosso favor, eliminando a culpa, a sujeira, o afastamento de DEUS, e mais, a ida para o inferno.