Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

1 Coríntios 11:18-19

1 Coríntios 11:18-19 "Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio, pois até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio"

 

Após inúmeros conselhos e entrando num assunto mais delicado, sobre a CEIA DO SENHOR, abre o assunto pelas divisões que h[a entre eles, no meio da igreja.

Afirma que tais partidos vêm mostrar quem é quem no CORPO DE CRISTO, e mostrar os aprovados, como que trazendo discernimento sobre o “joio e o trigo”.

E pensando nisso, vemos que ele não está separando um do outro, mas alertando que haverá destaque para os que estão nas trevas, aos que se consomem em divisões e ações impuras.

A trajetória paulina de seu discurso traz algo sobre a idolatria, amplia para as relações matrimoniais, destaca a importância de homem e mulher na família e sempre, sem falhar, mostrando algo sobre UNIDADE.

UNIDADE sem SABEDORIA é vazia, pois a base de toda exposição de Paulo passa pelos ensinos de DEUS no Antigo Testamento e no cumprimento das figuras antigas em CRISTO, o AUTOR e CONSUMADOR da FÉ, e que se torna a destinação da LEI.

O descuido com o outro é alvo de Paulo o tempo todo, seja na provisão do pão, como na forma que se come e se vive para não causar escândalos aos mais débeis na fé.

Por isso entendemos que o CORPO, como IGREJA DO SENHOR, não deve possuir divisões marotas, pueris, pois em tudo, qualquer forma de divisão ou disputa trará dano a QUEM se entregou por ela.

E é por isso que o SANGUE, representado na CEIA, vem trazer à memória seu ato sacrificial, em prol do AMOR DE DEUS pelo seu povo, ainda somando que seja pelo cálice ou pelo pão, o RENOVAR da ALIANÇA vem como reforço, posto que tudo aponta para JESUS, sendo agora algo já consumado.

Aprovados devem ter comportamento diferente: a maturidade traz isto em sua bagagem.

Porém, em meio a tantos ensinos, precisamos mergulhar de cabeça no cuidado com a igreja do SENHOR, a fim de termos nela a NOIVA bem perfumada e ataviada para o NOIVO.

A igreja é para nós, mas ela é a NOIVA!

Portanto, não a destrua com suas manias e escândalos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário